A Bíblia precisa ser atualizada?

Nas últimas semanas, entrou novamente em evidência no cenário evangélico nacional o debate acerca da inerrância e da autoridade das Escrituras na vida da igreja cristã.

20
novembro, 2020
Por Gabriel Hertz – Secretaria da FATEV

A Bíblia é o livro mais conhecido no mundo. Sua importância histórica é incomparável, o que faz com que seja objeto de estudo, análise, pesquisa e debate desde a sua formação, além de ser o registro textual norteador da religião cristã. A Bíblia é a base para a formação doutrinária de inúmeras denominações cristãs (Evangélicas, Católicas, Ortodoxas, etc) no Brasil e no mundo, fazendo com que seus escritos sejam amplamente difundidos e respeitados por uma parte considerável da população mundial.

Dito isso, a grande questão em torno da Bíblia está na maneira como ela é encarada e interpretada, bem como as intenções que estão por trás de quem o faz. Isso explica o estrondoso número de igrejas cristãs existentes, mas que se diferem completamente umas das outras a ponto de uma não reconhecer a outra como igreja cristã.

Nas últimas semanas, entrou novamente em evidência no cenário evangélico nacional o debate acerca da inerrância e da autoridade das Escrituras na vida da igreja cristã. Isso se deu, em grande medida, em função da pregação do pastor da Igreja Batista Água Branca, Ed René Kivitz acerca da necessidade de atualização da Bíblia. O pastor chegou a afirmar que o grande desafio da igreja contemporânea é olhar para a Bíblia como um livro que é insuficiente em si mesmo.

No Seminário online realizado pela FATEV cujo tema principal era “Facetas da Espiritualidade Cristã”, o professor e diretor Renato Raasch abordou a temática da autoridade bíblica, trazendo uma visão cristocêntrica e esclarecedora a respeito da Palavra de Deus. Renato chamou a atenção para o Deus que se revela através das Escrituras e de como o cristão se coloca sob sua autoridade. Citando A.W. Tozer:

“Enquanto algumas pessoas procuram erros na Bíblia e equívocos nas traduções, uma pessoa sincera com uma Bíblia aberta, sem dúvida, encontrará bem depressa o que há de errado consigo mesmo.”

Renato chamou a atenção para olharmos para a Bíblia, não como escritos históricos, mas como Palavra dita pelo próprio Deus e que revela quem ele é.

“A Biblia não é apenas o testemunho de fé de um povo num Deus específico. Mas a Bíblia registra a autorrevelação de Deus para o ser humano. Não é apenas um livro histórico. Deus se condiciona à história pra conduzir seu povo na direção da sua missão no mundo”, ele diz. 

Em seguida, o professor abordou a relação da Palavra de Deus com a cultura na qual pertencemos como sociedade.

“A cultura onde estamos inseridos não é neutra. Ela tem seus próprios interesses, pautas e é manipulada […] Que autoridade está sendo colocada sobre a Bíblia quando eu digo que a Bíblia precisa ser reescrita ou reinterpretada? Será que não estou colocando meus interesses sobre ela, ou da cultura? Esse é um grande risco.”

Deus se condiciona à história para, a partir disso, conduzir a humanidade na sua missão. A Bíblia, então, narra a história de cada um de nós e mostra como fazemos parte da história do povo de Deus no nosso tempo. Que possamos nos colocar em posição de submissão à Palavra e deixar Cristo falar quem nós somos e o que Ele quer de nossas vidas!

 

Quer saber mais? Ouça o nosso PODCAST com o professor Renato Raasch falando sobre a Autoridade Bíblica.

Mais do ME
Vestibular Teologia 2022

Vestibular Teologia 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular da FATEV do curso de teologia presencial para o ano de 2022. É um bacharelado em teologia com ênfase em missão urbana e reconhecido pelo MEC. O curso foi estruturado de tal modo que pode ser concluído num período entre quatro a quatro anos e meio….

ler mais

Nova gestão da CPA é escolhida

A Comissão Própria de Avaliação é um dos grupos de grande importância para a instituição. Em reunião realizada dia 07/10/20201, às 9h30, no formato online, a Comissão Própria de Avaliação deliberou os seguintes temas: 1) Eleição para os cargos da nova gestão da CPA. 2) Elaboração de…

Vestibular Teologia 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular da FATEV do curso de teologia presencial para o ano de 2022. É um bacharelado em teologia com ênfase em missão urbana e reconhecido pelo MEC. O curso foi estruturado de tal modo que pode ser concluído num período entre quatro a quatro anos e meio….

Como os cristãos devem interpretar o Antigo Testamento

Conforme Lutero, houve duas pregações públicas de Deus, a primeira encontra-se no Livro do Êxodo, no capítulo 20; a segunda está no relato de Atos 2, na proclamação dos discípulos. A primeira é a lei de Deus, que está voltada para a nossa atuação, ela consiste em exigir…

FATEV participa de reunião em preparação para o EaD

A Direção da FATEV e a Coordenação do projeto EaD da instituição participaram de reunião com os consultores do Grupo Conquer na manhã do dia 13 de agosto de 2021. Na pauta de diálogo, detectaram-se e alinharam-se processos de decisão necessários para as próximas…

O Cristão e as Olimpíadas

Sem dúvida assistiremos a um dos maiores eventos esportivos do nosso tempo, as Olimpíadas realizadas em Tokyo, no Japão. Ali estarão presentes os melhores atletas do mundo contemporâneo, homens e mulheres que dedicam toda a sua vida ao esporte. Ao assistir à cerimônia de abertura dos Jogos…

O problema do raciocínio em esferas

Segundo o teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer (1906-1945), a ideia grega de que a realidade é separada entre uma esfera espiritual e outra terrena influenciou o cristianismo de tal maneira que gerou o que ele chamou de ‘raciocínio em duas esferas’. Para ele, esta forma de pensar…

FATEV firma parceria para o EaD

As mais de três décadas de contribuição teológica da FATEV querem chegar ao universo da educação a distância, renovando e expandindo a vocação da escola.

Eu sou o melhor!

Cristiano Ronaldo é um dos grandes craques do futebol mundial. Vencedor de 5 bolas de ouro e 5 Champions League, o jogador de 36 anos ainda desperta o interesse dos principais clubes de futebol do planeta. O português ainda é um fenômeno nas redes sociais, sendo…

O bom samaritano e a sociedade

De acordo com a Palavra de Deus devemos amar nosso próximo e isto implica em acolhê-lo em suas necessidades. Isto foi claramente exemplificado por Jesus em uma de suas parábolas, a do bom samaritano (Lc 10:25-37). Nela Jesus explica que um homem descia…

De onde você tira o tempo?

15s de Stories, 1 min no Reels, um Clickbait, três linhas de uma manchete sensacionalista… Vivendo a vida em pedaços editados de uma realidade mentirosa! Um mundo que prega liberdade, mas te obriga a esconder quem você realmente é…

As grandes áreas da sociedade

Em 1975, Loren Cunningham, fundador da organização cristã Jovens Com Uma Missão (JOCUM), estava orando a Deus sobre o que deveria ser feito para que as nações pudessem conhecer a Deus. Na ocasião, ele recebeu uma lista com os seguintes nomes…

Até quando, Senhor?

Provavelmente, você já parou para se perguntar: “essa pandemia vai durar quanto tempo, Senhor?”, “o que ainda precisa e vai acontecer?”, “o que mais eu posso fazer para diminuir os impactos de tudo isto?”. São indagações recorrentes…

Como os cristãos devem interpretar o Antigo Testamento

Como os cristãos devem interpretar o Antigo Testamento

Conforme Lutero, houve duas pregações públicas de Deus, a primeira encontra-se no Livro do Êxodo, no capítulo 20; a segunda está no relato de Atos 2, na proclamação dos discípulos. A primeira é a lei de Deus, que está voltada para a nossa atuação, ela consiste em exigir…

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.