A Bíblia precisa ser atualizada?

Nas últimas semanas, entrou novamente em evidência no cenário evangélico nacional o debate acerca da inerrância e da autoridade das Escrituras na vida da igreja cristã.

20
novembro, 2020
Por Gabriel Hertz – Secretaria da FATEV

A Bíblia é o livro mais conhecido no mundo. Sua importância histórica é incomparável, o que faz com que seja objeto de estudo, análise, pesquisa e debate desde a sua formação, além de ser o registro textual norteador da religião cristã. A Bíblia é a base para a formação doutrinária de inúmeras denominações cristãs (Evangélicas, Católicas, Ortodoxas, etc) no Brasil e no mundo, fazendo com que seus escritos sejam amplamente difundidos e respeitados por uma parte considerável da população mundial.

Dito isso, a grande questão em torno da Bíblia está na maneira como ela é encarada e interpretada, bem como as intenções que estão por trás de quem o faz. Isso explica o estrondoso número de igrejas cristãs existentes, mas que se diferem completamente umas das outras a ponto de uma não reconhecer a outra como igreja cristã.

Nas últimas semanas, entrou novamente em evidência no cenário evangélico nacional o debate acerca da inerrância e da autoridade das Escrituras na vida da igreja cristã. Isso se deu, em grande medida, em função da pregação do pastor da Igreja Batista Água Branca, Ed René Kivitz acerca da necessidade de atualização da Bíblia. O pastor chegou a afirmar que o grande desafio da igreja contemporânea é olhar para a Bíblia como um livro que é insuficiente em si mesmo.

No Seminário online realizado pela FATEV cujo tema principal era “Facetas da Espiritualidade Cristã”, o professor e diretor Renato Raasch abordou a temática da autoridade bíblica, trazendo uma visão cristocêntrica e esclarecedora a respeito da Palavra de Deus. Renato chamou a atenção para o Deus que se revela através das Escrituras e de como o cristão se coloca sob sua autoridade. Citando A.W. Tozer:

“Enquanto algumas pessoas procuram erros na Bíblia e equívocos nas traduções, uma pessoa sincera com uma Bíblia aberta, sem dúvida, encontrará bem depressa o que há de errado consigo mesmo.”

Renato chamou a atenção para olharmos para a Bíblia, não como escritos históricos, mas como Palavra dita pelo próprio Deus e que revela quem ele é.

“A Biblia não é apenas o testemunho de fé de um povo num Deus específico. Mas a Bíblia registra a autorrevelação de Deus para o ser humano. Não é apenas um livro histórico. Deus se condiciona à história pra conduzir seu povo na direção da sua missão no mundo”, ele diz. 

Em seguida, o professor abordou a relação da Palavra de Deus com a cultura na qual pertencemos como sociedade.

“A cultura onde estamos inseridos não é neutra. Ela tem seus próprios interesses, pautas e é manipulada […] Que autoridade está sendo colocada sobre a Bíblia quando eu digo que a Bíblia precisa ser reescrita ou reinterpretada? Será que não estou colocando meus interesses sobre ela, ou da cultura? Esse é um grande risco.”

Deus se condiciona à história para, a partir disso, conduzir a humanidade na sua missão. A Bíblia, então, narra a história de cada um de nós e mostra como fazemos parte da história do povo de Deus no nosso tempo. Que possamos nos colocar em posição de submissão à Palavra e deixar Cristo falar quem nós somos e o que Ele quer de nossas vidas!

 

Quer saber mais? Ouça o nosso PODCAST com o professor Renato Raasch falando sobre a Autoridade Bíblica.

Mais do ME
Estudantes participam de Seminário da IECLB

Estudantes participam de Seminário da IECLB

Nos dias 30.04 e 01.05 os alunos da FATEV e da FLT participaram do Seminário com estudantes de Teologia da IECLB, conduzido pela Secretaria de Formação referente ao Programa de Acompanhamento a Estudantes da IECLB. O seminário aconteceu na Pousada Betânia em Curitiba e foi um tempo precioso…

ler mais

FATEV lança podcast Viva a Missão

Na noite de ontem, 09.05, a FATEV lançou oficialmente seu novo Podcast intitulado VIVA A MISSÃO. O lançamento ocorreu nos próprios corredores da que dão acesso às salas de aula da faculdade. Christian de Britto e Gabriel Hertz falaram um pouco sobre as gravações e os sonhos para o futuro também…

Estudantes participam de Seminário da IECLB

Nos dias 30.04 e 01.05 os alunos da FATEV e da FLT participaram do Seminário com estudantes de Teologia da IECLB, conduzido pela Secretaria de Formação referente ao Programa de Acompanhamento a Estudantes da IECLB. O seminário aconteceu na Pousada Betânia em Curitiba e foi um tempo precioso…

Adriano Cunha é o novo presidente do CMA

Na última sexta-feira, dia 1º de abril, foi realizada a eleição da nova diretoria do Centro de Mobilização Acadêmica, o CMA, junto ao culto da FATEV. Os nomes eleitos são os seguintes: Adriano Medeiros da Cunha – presidente, Maria Eduarda Kiekow – vice-presidenta, Josua Toloza – tesoureiro, Mara…

EaD FATEV é apresentado na Assembleia do ME

No sábado, dia 26.03, aconteceu a explanação sobre os encaminhamentos referente ao EaD da FATEV durante a Assembleia do Movimento Encontrão. O coordenador Edson Munck Jr. explicou acerca do que vem sendo feito ainda referente às documentações exigidas pelo…

Trabalhos aprovados da graduação

Nas últimas semanas a FATEV realizou cinco bancas de apresentação de TCC referente ao segundo semestre de 2021 do curso de graduação em teologia. As bancas aconteceram de modo online, o que permitiu a participação de alunos, professores e amigos dos mais diversos locais. Confira a lista…

O batismo luterano garante a salvação?

John Aamot é um estimado pastor e evangelista americano que veio fazer missão no Brasil no século XX, tendo grande envolvimento com o meio luterano. Os frutos do seu ministério são visíveis até os dias de hoje, sendo um deles a sua atuação de discipulado e pequenos grupos no sul do país, que deu origem àquilo…

Funcionamento da Biblioteca

A Biblioteca da FATEV possui um vasto número de materiais que são um grande suporte aos estudantes no processo de aprendizado dos cursos de teologia e de pós-graduação. Atualmente são contabilizados mais de 18.000 títulos das mais variadas áreas de conhecimento…

Vestibular Agendado – Últimas Semanas

Ainda é possível fazer o Vestibular Agendado para ingressar na nova turma de Teologia de 2022 da FATEV. Entretanto, vale ressaltar que estamos chegando nos últimos dias! As aulas iniciam dia 14 de fevereiro, com a Semana Acadêmica conduzida pelo diretor Renato Raasch. É claro que até o momento…

O que atrapalha sua espiritualidade?

A vida da grande maioria da população brasileira é extremamente corrida. Não temos tempo para nada e estamos sempre correndo. Especialmente os grandes centros urbanos são o reflexo de uma sociedade que vive com pressa e muitas vezes com baixa qualidade de vida. Em meio a tudo isso…

Colação de Grau em Gabinete

COMUNICADO DIR Nº 14/2021
Assunto: Datas para Colação de Grau em Gabinete 2º semestre/2021
Curso: Graduação em Teologia

Nova gestão da CPA é escolhida

A Comissão Própria de Avaliação é um dos grupos de grande importância para a instituição. Em reunião realizada dia 07/10/20201, às 9h30, no formato online, a Comissão Própria de Avaliação deliberou os seguintes temas: 1) Eleição para os cargos da nova gestão da CPA. 2) Elaboração de…

Vestibular Teologia 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular da FATEV do curso de teologia presencial para o ano de 2022. É um bacharelado em teologia com ênfase em missão urbana e reconhecido pelo MEC. O curso foi estruturado de tal modo que pode ser concluído num período entre quatro a quatro anos e meio….

Adriano Cunha é o novo presidente do CMA

Adriano Cunha é o novo presidente do CMA

Na última sexta-feira, dia 1º de abril, foi realizada a eleição da nova diretoria do Centro de Mobilização Acadêmica, o CMA, junto ao culto da FATEV. Os nomes eleitos são os seguintes: Adriano Medeiros da Cunha – presidente, Maria Eduarda Kiekow – vice-presidenta, Josua Toloza – tesoureiro, Mara…

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.