As grandes áreas da sociedade

Nós, porém, não nos gloriamos além do limite adequado, mas limitaremos nosso orgulho à esfera de ação que Deus nos confiou.

(2 Coríntios 10:13)

20
abril, 2021

Christian de Britto – Estudante da FATEV

Em 1975, Loren Cunningham, fundador da organização cristã Jovens Com Uma Missão (JOCUM), estava orando a Deus sobre o que deveria ser feito para que as nações pudessem conhecer a Deus. Na ocasião, ele recebeu uma lista com os seguintes nomes:

1) lar, ou famílias;

2) igreja (comunidades fiduciais);

3) educação;

4) governo e política;

5) mídia;

6) arte, entretenimento e esportes;

7) comércio, ciência e tecnologia.

 

Ao explicar a experiência [Para Conhecer Mais: CUNNINGHAM, Loren. Making Jesus Lord: the dynamics power of laying down your rights. Seattle: YWAM Publishing. 1988.], ele disse que nunca havia pensado anteriormente naquelas coisas, mas que a partir daquele momento havia compreendido que se tratavam de grandes áreas que exercem influência sobre a sociedade, eram como se fossem salas de aula. Mais tarde ele as chamou de formadoras de opinião, de padrões de pensamento, ou, simplesmente, de esferas, por causa do termo utilizado por Paulo em 2 Coríntios 10:13. Nessa passagem, a palavra grega traduzida por esfera é κανων, que de maneira transliterada é kanon. Esta palavra significa literalmente vara de medir, podendo ser utilizada como metáfora para qualquer regra ou padrão, um princípio ou lei de investigação, juízo, vida, ação. A ideia aplicada aqui é que cada esfera da sociedade circunscreve seus princípios e leis que moldam de algum modo e em alguma medida a sociedade.

Em seguida, Cunningham relata que se encontrou com Bill Bright, então líder do ministério Cruzada Estudantil, e se surpreendeu ao saber que ele queria justamente compartilhar uma lista com áreas da sociedade que deveriam ser influenciadas para que o Reino de Deus pudesse se expandir. Na mesma época, a esposa de Cunningham também testemunha que assistiu a um programa de TV apresentado pelo Dr. Francis Scheffer, outro importante líder cristão, que falava praticamente das mesmas áreas de influência. Os nomes obtidos nas três listas não eram exatamente os mesmos, mas apontam para áreas semelhantes, que em suma representam grandes áreas de influência que moldam a sociedade e definem seus padrões de pensamento.

Permanece, portanto, a ideia de que a sociedade é formada e mantida por padrões que refletem a influência de grandes áreas. Segundo Cunningham, estas áreas não são únicas e exclusivas, na verdade elas funcionam como categorias que englobam inúmeros grupos e subgrupos. Segundo ele, quando Jesus ordena a seus discípulos que alcancem todas as nações da terra, ele os envia para estas áreas de influência, presentes em regiões distantes ou locais. Assim, todos os discípulos de Jesus são chamados para ensinar e demonstrar os princípios do Reino nas áreas de influência que Deus os colocou. Estas áreas representam suas esferas de autoridade. Qual é a sua?

Mais do ME
FATEV promove capacitação para o ENADE

FATEV promove capacitação para o ENADE

Nos dias 22 e 23 de agosto, a FATEV promoveu dois encontros de capacitação referente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O ENADE avalia o rendimento dos estudantes que estão em processo de conclusão do curso de graduação. O exame leva em conta os conteúdos programáticos previstos…

ler mais

Vestibular Teologia 2023 – Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Teologia FATEV 2023. Os estudantes interessados em ingressar na nova turma de teologia da FATEV que inicia em 2023 podem fazer o Vestibular de forma online no dia 03 de dezembro. O curso de graduação foi estruturado de tal modo que pode ser concluído num período entre quatro…

FATEV promove capacitação para o ENADE

Nos dias 22 e 23 de agosto, a FATEV promoveu dois encontros de capacitação referente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O ENADE avalia o rendimento dos estudantes que estão em processo de conclusão do curso de graduação. O exame leva em conta os conteúdos programáticos previstos…

Fórum de Missionalidade Urbana – confira as atrações

O Fórum Internacional de Missionalidade Urbana promovido pela FATEV e Missão Zero em Curitiba já está com as presenças confirmadas, bem como as temáticas que serão trabalhadas em modelo de workshop. O evento vai acontecer nos dias 15 e 16 de outubro na busca de refletir sobre os desafios do…

Diretor Renato participa de Assembleia Sinodal em SC

No dia 06.08 aconteceu a Assembleia Sinodal do Sínodo Centro-Sul Catarinense de 2022. O encontro ocorreu em Rancho Queimado/SC e reuniu pessoas representando diversas frentes existentes dentro da IECLB. O diretor da FATEV, Renato Raasch, participou ainda na parte da manhã e fez uma breve e…

Goheen é uma das atrações do Fórum de Missionalidade Urbana

O Fórum Internacional de Missionalidade Urbana promovido pela FATEV e Missão Zero em Curitiba já está com as primeiras presenças confirmadas. O evento que vai acontecer nos dias 15 e 16 de outubro na busca de refletir sobre os desafios do contexto urbano para a missão da Igreja. Michael Goheen…

FATEV lança podcast Viva a Missão

Na noite de ontem, 09.05, a FATEV lançou oficialmente seu novo Podcast intitulado VIVA A MISSÃO. O lançamento ocorreu nos próprios corredores da que dão acesso às salas de aula da faculdade. Christian de Britto e Gabriel Hertz falaram um pouco sobre as gravações e os sonhos para o futuro também…

Estudantes participam de Seminário da IECLB

Nos dias 30.04 e 01.05 os alunos da FATEV e da FLT participaram do Seminário com estudantes de Teologia da IECLB, conduzido pela Secretaria de Formação referente ao Programa de Acompanhamento a Estudantes da IECLB. O seminário aconteceu na Pousada Betânia em Curitiba e foi um tempo precioso…

Adriano Cunha é o novo presidente do CMA

Na última sexta-feira, dia 1º de abril, foi realizada a eleição da nova diretoria do Centro de Mobilização Acadêmica, o CMA, junto ao culto da FATEV. Os nomes eleitos são os seguintes: Adriano Medeiros da Cunha – presidente, Maria Eduarda Kiekow – vice-presidenta, Josua Toloza – tesoureiro, Mara…

EaD FATEV é apresentado na Assembleia do ME

No sábado, dia 26.03, aconteceu a explanação sobre os encaminhamentos referente ao EaD da FATEV durante a Assembleia do Movimento Encontrão. O coordenador Edson Munck Jr. explicou acerca do que vem sendo feito ainda referente às documentações exigidas pelo…

Trabalhos aprovados da graduação

Nas últimas semanas a FATEV realizou cinco bancas de apresentação de TCC referente ao segundo semestre de 2021 do curso de graduação em teologia. As bancas aconteceram de modo online, o que permitiu a participação de alunos, professores e amigos dos mais diversos locais. Confira a lista…

O batismo luterano garante a salvação?

John Aamot é um estimado pastor e evangelista americano que veio fazer missão no Brasil no século XX, tendo grande envolvimento com o meio luterano. Os frutos do seu ministério são visíveis até os dias de hoje, sendo um deles a sua atuação de discipulado e pequenos grupos no sul do país, que deu origem àquilo…

Funcionamento da Biblioteca

A Biblioteca da FATEV possui um vasto número de materiais que são um grande suporte aos estudantes no processo de aprendizado dos cursos de teologia e de pós-graduação. Atualmente são contabilizados mais de 18.000 títulos das mais variadas áreas de conhecimento…

Fórum de Missionalidade Urbana – confira as atrações

Fórum de Missionalidade Urbana – confira as atrações

O Fórum Internacional de Missionalidade Urbana promovido pela FATEV e Missão Zero em Curitiba já está com as presenças confirmadas, bem como as temáticas que serão trabalhadas em modelo de workshop. O evento vai acontecer nos dias 15 e 16 de outubro na busca de refletir sobre os desafios do…

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.