As grandes áreas da sociedade

Nós, porém, não nos gloriamos além do limite adequado, mas limitaremos nosso orgulho à esfera de ação que Deus nos confiou.

(2 Coríntios 10:13)

20
abril, 2021

Christian de Britto – Estudante da FATEV

Em 1975, Loren Cunningham, fundador da organização cristã Jovens Com Uma Missão (JOCUM), estava orando a Deus sobre o que deveria ser feito para que as nações pudessem conhecer a Deus. Na ocasião, ele recebeu uma lista com os seguintes nomes:

1) lar, ou famílias;

2) igreja (comunidades fiduciais);

3) educação;

4) governo e política;

5) mídia;

6) arte, entretenimento e esportes;

7) comércio, ciência e tecnologia.

 

Ao explicar a experiência [Para Conhecer Mais: CUNNINGHAM, Loren. Making Jesus Lord: the dynamics power of laying down your rights. Seattle: YWAM Publishing. 1988.], ele disse que nunca havia pensado anteriormente naquelas coisas, mas que a partir daquele momento havia compreendido que se tratavam de grandes áreas que exercem influência sobre a sociedade, eram como se fossem salas de aula. Mais tarde ele as chamou de formadoras de opinião, de padrões de pensamento, ou, simplesmente, de esferas, por causa do termo utilizado por Paulo em 2 Coríntios 10:13. Nessa passagem, a palavra grega traduzida por esfera é κανων, que de maneira transliterada é kanon. Esta palavra significa literalmente vara de medir, podendo ser utilizada como metáfora para qualquer regra ou padrão, um princípio ou lei de investigação, juízo, vida, ação. A ideia aplicada aqui é que cada esfera da sociedade circunscreve seus princípios e leis que moldam de algum modo e em alguma medida a sociedade.

Em seguida, Cunningham relata que se encontrou com Bill Bright, então líder do ministério Cruzada Estudantil, e se surpreendeu ao saber que ele queria justamente compartilhar uma lista com áreas da sociedade que deveriam ser influenciadas para que o Reino de Deus pudesse se expandir. Na mesma época, a esposa de Cunningham também testemunha que assistiu a um programa de TV apresentado pelo Dr. Francis Scheffer, outro importante líder cristão, que falava praticamente das mesmas áreas de influência. Os nomes obtidos nas três listas não eram exatamente os mesmos, mas apontam para áreas semelhantes, que em suma representam grandes áreas de influência que moldam a sociedade e definem seus padrões de pensamento.

Permanece, portanto, a ideia de que a sociedade é formada e mantida por padrões que refletem a influência de grandes áreas. Segundo Cunningham, estas áreas não são únicas e exclusivas, na verdade elas funcionam como categorias que englobam inúmeros grupos e subgrupos. Segundo ele, quando Jesus ordena a seus discípulos que alcancem todas as nações da terra, ele os envia para estas áreas de influência, presentes em regiões distantes ou locais. Assim, todos os discípulos de Jesus são chamados para ensinar e demonstrar os princípios do Reino nas áreas de influência que Deus os colocou. Estas áreas representam suas esferas de autoridade. Qual é a sua?

Mais do ME
Vestibular Teologia 2022

Vestibular Teologia 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular da FATEV do curso de teologia presencial para o ano de 2022. É um bacharelado em teologia com ênfase em missão urbana e reconhecido pelo MEC. O curso foi estruturado de tal modo que pode ser concluído num período entre quatro a quatro anos e meio….

ler mais

Nova gestão da CPA é escolhida

A Comissão Própria de Avaliação é um dos grupos de grande importância para a instituição. Em reunião realizada dia 07/10/20201, às 9h30, no formato online, a Comissão Própria de Avaliação deliberou os seguintes temas: 1) Eleição para os cargos da nova gestão da CPA. 2) Elaboração de…

Vestibular Teologia 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular da FATEV do curso de teologia presencial para o ano de 2022. É um bacharelado em teologia com ênfase em missão urbana e reconhecido pelo MEC. O curso foi estruturado de tal modo que pode ser concluído num período entre quatro a quatro anos e meio….

Como os cristãos devem interpretar o Antigo Testamento

Conforme Lutero, houve duas pregações públicas de Deus, a primeira encontra-se no Livro do Êxodo, no capítulo 20; a segunda está no relato de Atos 2, na proclamação dos discípulos. A primeira é a lei de Deus, que está voltada para a nossa atuação, ela consiste em exigir…

FATEV participa de reunião em preparação para o EaD

A Direção da FATEV e a Coordenação do projeto EaD da instituição participaram de reunião com os consultores do Grupo Conquer na manhã do dia 13 de agosto de 2021. Na pauta de diálogo, detectaram-se e alinharam-se processos de decisão necessários para as próximas…

O Cristão e as Olimpíadas

Sem dúvida assistiremos a um dos maiores eventos esportivos do nosso tempo, as Olimpíadas realizadas em Tokyo, no Japão. Ali estarão presentes os melhores atletas do mundo contemporâneo, homens e mulheres que dedicam toda a sua vida ao esporte. Ao assistir à cerimônia de abertura dos Jogos…

O problema do raciocínio em esferas

Segundo o teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer (1906-1945), a ideia grega de que a realidade é separada entre uma esfera espiritual e outra terrena influenciou o cristianismo de tal maneira que gerou o que ele chamou de ‘raciocínio em duas esferas’. Para ele, esta forma de pensar…

FATEV firma parceria para o EaD

As mais de três décadas de contribuição teológica da FATEV querem chegar ao universo da educação a distância, renovando e expandindo a vocação da escola.

Eu sou o melhor!

Cristiano Ronaldo é um dos grandes craques do futebol mundial. Vencedor de 5 bolas de ouro e 5 Champions League, o jogador de 36 anos ainda desperta o interesse dos principais clubes de futebol do planeta. O português ainda é um fenômeno nas redes sociais, sendo…

O bom samaritano e a sociedade

De acordo com a Palavra de Deus devemos amar nosso próximo e isto implica em acolhê-lo em suas necessidades. Isto foi claramente exemplificado por Jesus em uma de suas parábolas, a do bom samaritano (Lc 10:25-37). Nela Jesus explica que um homem descia…

De onde você tira o tempo?

15s de Stories, 1 min no Reels, um Clickbait, três linhas de uma manchete sensacionalista… Vivendo a vida em pedaços editados de uma realidade mentirosa! Um mundo que prega liberdade, mas te obriga a esconder quem você realmente é…

Até quando, Senhor?

Provavelmente, você já parou para se perguntar: “essa pandemia vai durar quanto tempo, Senhor?”, “o que ainda precisa e vai acontecer?”, “o que mais eu posso fazer para diminuir os impactos de tudo isto?”. São indagações recorrentes…

Laicidade e espiritualidade

“Mas, o Estado é Laico!”. Os que utilizam esta frase, quase sempre, pretendem desconsiderar qualquer tipo de argumentação considerada inoportuna ou ameaçadora à sua concepção de mundo secularizada. Estariam eles corretos?

Como os cristãos devem interpretar o Antigo Testamento

Como os cristãos devem interpretar o Antigo Testamento

Conforme Lutero, houve duas pregações públicas de Deus, a primeira encontra-se no Livro do Êxodo, no capítulo 20; a segunda está no relato de Atos 2, na proclamação dos discípulos. A primeira é a lei de Deus, que está voltada para a nossa atuação, ela consiste em exigir…

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.