Qual a diferença entre conhecer Jesus ou ser discípulo dele?
Por Helder Petry – Estudante da FATEV
Atualmente no brasil 30% da população se denomina evangélica, e outros 50% se denominam católicos*. Dessa maneira, sendo ambas proveniente do cristianismo, é possível entender que 80% das pessoas no Brasil conhecem a Jesus. Porém, algo não está certo! Por que vivemos em um dos países mais corruptos e violentos do mundo, sendo que 8 em cada 10 pessoas tem como referência a pessoa de Jesus para a sua vida? Não deveria o cristão impactar a realidade em que ele vive? A dúvida que surge é: será que esses 80% são cristãos verdadeiros? Será que são discípulos de Jesus? ou apenas conhecem a Jesus, mas não tem Ele como seu Senhor e Salvador.
Não estou afirmando que quem é cristão de verdade não comete pecados e que faz tudo certo! Nem que uma sociedade só de cristãos é perfeita. O cristão é pecador! E pela fé em Jesus ele é justificado. Recebe a salvação pela fé, por crer em Jesus, não por mérito e esforço próprio. Pela fé recebe a afirmação de Deus que é justo e salvo. Isso não significa que o cristão pode fazer tudo o que quiser, que ele possa pecar à vontade, e depois se consolar no perdão oferecido por Deus.
Aqui talvez esteja a raiz do problema: abusamos do perdão de Deus, usamos Jesus como muleta para viver como todo mundo vive, seguindo os desejos do coração. Como se o sacrifício de jesus não tivesse custado nada para Deus.
Bonhoeffer, em seu livro “Discipulado”, chama esse problema de graça barata. Quando outorgamos o perdão de Deus sem arrependimento. Partindo disso, o que é então ser discípulo de Jesus? O que é ser cristão? O que seria esse perdão com arrependimento?
Arrependimento é mudança de atitude. É reconhecer perante Deus que você é falho e pecador. É ajoelhar-se para depositar o pecado no chão da cruz e ser levantado por Jesus sem ele. Desta forma, ser discípulo verdadeiro é ser discípulo de Jesus, em Jesus e com Jesus. É afogar o velho adão todos os dias. É ser chamado ao arrependimento diário e viver na dependência de Deus. Ser discípulo é viver um relacionamento pessoal com Deus. Ser discípulo é viver em comunhão com os outros e viver a igreja com os irmãos. Ser discípulo é olhar para os outros com os mesmos olhos que Deus olha para você, pois como é possível não perdoarmos nosso irmão, se já fomos perdoados de uma dívida muito maior?
Desta forma, podemos deduzir que grande parte dos cristãos no Brasil conhecem a Jesus. Mas não tem ele como seu Senhor. Vivem uma graça barata. Ao invés de Jesus ser o Senhor, quem realmente reina em seus corações, ainda são elas mesmas.
O Brasil pode até ter sido evangelizado, mas não foi discipulado.
Olhando para essa realidade é que a FATEV se propõe a oferecer um curso de bacharel em Teologia. A Fatev quer capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo. Ser discípulo e fazer discípulos de Jesus. A FATEV quer ser um instrumento de Deus para despertar e formar pessoas para exercerem a sua vocação no mundo. Então corre lá e faça sua inscrição para o Vestibular Agendado 2021.
#vemprafatev
* https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/01/13/50percent-dos-brasileiros-sao-catolicos-31percent-evangelicos-e-10percent-nao-tem-religiao-diz-datafolha.ghtml
** BONHOEFFER, Dietrich. Discipulado. São Paulo: Mundo Cristão, 2016.
Crianças são crianças
Crianças são crianças. E quando estão juntas, mais crianças se tornam em sua vivacidade e criatividade. Não foi diferente o que eu vi ao chegar ao “comedor” da Igreja Adventista na comunidade de Santa Cruz, na Venezuela, como já aludi anteriormente…
De Pôncio a Pilatos…
O dito acima pode referir-se a pessoas que vão de um ‘extremo ao outro’, no que diz respeito às suas convicções e atitudes. A história recente da igreja e da teologia contém alguns personagens com este tipo de trajetória. Menciono aqui apenas…
#VEMserFATEV
A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.