Conhecer Jesus X Ser Discípulo

Qual a diferença entre conhecer Jesus ou ser discípulo dele?

12
fevereiro, 2021

Por Helder Petry – Estudante da FATEV

Atualmente no brasil 30% da população se denomina evangélica, e outros 50% se denominam católicos*. Dessa maneira, sendo ambas proveniente do cristianismo, é possível entender que 80% das pessoas no Brasil conhecem a Jesus. Porém, algo não está certo! Por que vivemos em um dos países mais corruptos e violentos do mundo, sendo que 8 em cada 10 pessoas tem como referência a pessoa de Jesus para a sua vida? Não deveria o cristão impactar a realidade em que ele vive? A dúvida que surge é: será que esses 80% são cristãos verdadeiros? Será que são discípulos de Jesus? ou apenas conhecem a Jesus, mas não tem Ele como seu Senhor e Salvador.

Não estou afirmando que quem é cristão de verdade não comete pecados e que faz tudo certo! Nem que uma sociedade só de cristãos é perfeita. O cristão é pecador! E pela fé em Jesus ele é justificado. Recebe a salvação pela fé, por crer em Jesus, não por mérito e esforço próprio. Pela fé recebe a afirmação de Deus que é justo e salvo. Isso não significa que o cristão pode fazer tudo o que quiser, que ele possa pecar à vontade, e depois se consolar no perdão oferecido por Deus.
Aqui talvez esteja a raiz do problema: abusamos do perdão de Deus, usamos Jesus como muleta para viver como todo mundo vive, seguindo os desejos do coração. Como se o sacrifício de jesus não tivesse custado nada para Deus.

Bonhoeffer, em seu livro “Discipulado”, chama esse problema de graça barata. Quando outorgamos o perdão de Deus sem arrependimento. Partindo disso, o que é então ser discípulo de Jesus? O que é ser cristão? O que seria esse perdão com arrependimento?

Arrependimento é mudança de atitude. É reconhecer perante Deus que você é falho e pecador. É ajoelhar-se para depositar o pecado no chão da cruz e ser levantado por Jesus sem ele. Desta forma, ser discípulo verdadeiro é ser discípulo de Jesus, em Jesus e com Jesus. É afogar o velho adão todos os dias. É ser chamado ao arrependimento diário e viver na dependência de Deus. Ser discípulo é viver um relacionamento pessoal com Deus. Ser discípulo é viver em comunhão com os outros e viver a igreja com os irmãos. Ser discípulo é olhar para os outros com os mesmos olhos que Deus olha para você, pois como é possível não perdoarmos nosso irmão, se já fomos perdoados de uma dívida muito maior?
Desta forma, podemos deduzir que grande parte dos cristãos no Brasil conhecem a Jesus. Mas não tem ele como seu Senhor. Vivem uma graça barata. Ao invés de Jesus ser o Senhor, quem realmente reina em seus corações, ainda são elas mesmas.

O Brasil pode até ter sido evangelizado, mas não foi discipulado.

Olhando para essa realidade é que a FATEV se propõe a oferecer um curso de bacharel em Teologia. A Fatev quer capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo. Ser discípulo e fazer discípulos de Jesus. A FATEV quer ser um instrumento de Deus para despertar e formar pessoas para exercerem a sua vocação no mundo. Então corre lá e faça sua inscrição para o Vestibular Agendado 2021.

#vemprafatev

 

 

* https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/01/13/50percent-dos-brasileiros-sao-catolicos-31percent-evangelicos-e-10percent-nao-tem-religiao-diz-datafolha.ghtml

** BONHOEFFER, Dietrich. Discipulado. São Paulo: Mundo Cristão, 2016.

Mais do ME
A Bíblia precisa ser atualizada?

A Bíblia precisa ser atualizada?

A Bíblia é o livro mais conhecido no mundo. Sua importância histórica é incomparável, o que faz com que seja objeto de estudo, análise, pesquisa e debate desde a sua formação, além de ser o registro textual norteador da religião cristã.

ler mais

Jesus no BBB

Em 2021 o Big Brother Brasil segue sendo disparadamente o programa de TV de maior audiência no país. A cada ano surge uma nova edição onde várias pessoas são colocadas em uma casa e são obrigados a conviver monitorados por muitas câmeras…

Conhecer Jesus X Ser Discípulo

Atualmente no brasil 30% da população se denomina evangélica, e outros 50% se denominam católicos. Dessa maneira, sendo ambas proveniente do cristianismo, é possível entender que 80% das pessoas no Brasil conhecem a Jesus.

A Bíblia precisa ser atualizada?

A Bíblia é o livro mais conhecido no mundo. Sua importância histórica é incomparável, o que faz com que seja objeto de estudo, análise, pesquisa e debate desde a sua formação, além de ser o registro textual norteador da religião cristã.

VESTIBULAR FATEV 2021

Foi dada a largada para o VESTIBULAR FATEV 2021. A prova de admissão para o curso de Bacharelado em Teologia acontecerá dia 28 de Novembro de 2020, podendo ser realizada na comunidade local de qualquer cidade do Brasil.

TCC em época de pandemia

Hoje ocorreram as primeiras apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso de 2020 do bacharelado em Teologia. A grande novidade é que o cumprimento deste protocolo ocorreu de forma totalmente virtual.

O que o Islã pode nos ensinar

Neste mês de Junho, as turmas dos 2º e 3º anos de Teologia tiveram uma conversa com Abdul Kader, representante da ordem islã sufista de Curitiba, no módulo de Religiões ministrado pela professora Marceli Winkel.

Espiritualidade sadia em meio ao caos

Estão abertas as matrículas para a nova turma da Pós-Graduação em Espiritualidade promovida pela FATEV com apoio do Instituto SARA. O curso traz uma temática inovadora e muito relevante para os dias atuais, buscando o resgate de uma espiritualidade sadia e profunda.

TRABALHAR PRA QUÊ?

Hoje comemoramos o dia do trabalhador. Por mais irônico que seja, podemos entender que o feriado nessa data é como uma recompensa pelo esforço contínuo de todos que trabalham arduamente. Se formos parar pra pensar, o trabalho consome uma boa parte do nosso dia, consequentemente, da nossa vida também.

TEMPO DE RECLUSÃO

Seja através de gravações expositivas de conteúdo ou de videoconferências entre professores e alunos, a FATEV tem criado espaços alternativos de ensino e aprendizado com uma interação semelhante à da sala de aula.

O verdadeiro amor gera movimento e exige responsabilidade

O projeto “Dois Pães e Um Pingado” é prova concreta do cuidado Dele para com cada criatura sua e mais uma oportunidade ao despertamento às questões essenciais da vida.

Programa Multiplique: desenvolvimento pessoal e vocacional

O Programa inclui testes de personalidade e acompanhamento psicológico, participação no Desperta ONLINE e palestras sobre diversos temas nas áreas pessoal e ministerial.

VESTIBULAR FATEV 2021

VESTIBULAR FATEV 2021

Foi dada a largada para o VESTIBULAR FATEV 2021. A prova de admissão para o curso de Bacharelado em Teologia acontecerá dia 28 de Novembro de 2020, podendo ser realizada na comunidade local de qualquer cidade do Brasil.

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.