Conhecer Jesus X Ser Discípulo

Qual a diferença entre conhecer Jesus ou ser discípulo dele?

12
fevereiro, 2021

Por Helder Petry – Estudante da FATEV

Atualmente no brasil 30% da população se denomina evangélica, e outros 50% se denominam católicos*. Dessa maneira, sendo ambas proveniente do cristianismo, é possível entender que 80% das pessoas no Brasil conhecem a Jesus. Porém, algo não está certo! Por que vivemos em um dos países mais corruptos e violentos do mundo, sendo que 8 em cada 10 pessoas tem como referência a pessoa de Jesus para a sua vida? Não deveria o cristão impactar a realidade em que ele vive? A dúvida que surge é: será que esses 80% são cristãos verdadeiros? Será que são discípulos de Jesus? ou apenas conhecem a Jesus, mas não tem Ele como seu Senhor e Salvador.

Não estou afirmando que quem é cristão de verdade não comete pecados e que faz tudo certo! Nem que uma sociedade só de cristãos é perfeita. O cristão é pecador! E pela fé em Jesus ele é justificado. Recebe a salvação pela fé, por crer em Jesus, não por mérito e esforço próprio. Pela fé recebe a afirmação de Deus que é justo e salvo. Isso não significa que o cristão pode fazer tudo o que quiser, que ele possa pecar à vontade, e depois se consolar no perdão oferecido por Deus.
Aqui talvez esteja a raiz do problema: abusamos do perdão de Deus, usamos Jesus como muleta para viver como todo mundo vive, seguindo os desejos do coração. Como se o sacrifício de jesus não tivesse custado nada para Deus.

Bonhoeffer, em seu livro “Discipulado”, chama esse problema de graça barata. Quando outorgamos o perdão de Deus sem arrependimento. Partindo disso, o que é então ser discípulo de Jesus? O que é ser cristão? O que seria esse perdão com arrependimento?

Arrependimento é mudança de atitude. É reconhecer perante Deus que você é falho e pecador. É ajoelhar-se para depositar o pecado no chão da cruz e ser levantado por Jesus sem ele. Desta forma, ser discípulo verdadeiro é ser discípulo de Jesus, em Jesus e com Jesus. É afogar o velho adão todos os dias. É ser chamado ao arrependimento diário e viver na dependência de Deus. Ser discípulo é viver um relacionamento pessoal com Deus. Ser discípulo é viver em comunhão com os outros e viver a igreja com os irmãos. Ser discípulo é olhar para os outros com os mesmos olhos que Deus olha para você, pois como é possível não perdoarmos nosso irmão, se já fomos perdoados de uma dívida muito maior?
Desta forma, podemos deduzir que grande parte dos cristãos no Brasil conhecem a Jesus. Mas não tem ele como seu Senhor. Vivem uma graça barata. Ao invés de Jesus ser o Senhor, quem realmente reina em seus corações, ainda são elas mesmas.

O Brasil pode até ter sido evangelizado, mas não foi discipulado.

Olhando para essa realidade é que a FATEV se propõe a oferecer um curso de bacharel em Teologia. A Fatev quer capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo. Ser discípulo e fazer discípulos de Jesus. A FATEV quer ser um instrumento de Deus para despertar e formar pessoas para exercerem a sua vocação no mundo. Então corre lá e faça sua inscrição para o Vestibular Agendado 2021.

#vemprafatev

 

 

* https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/01/13/50percent-dos-brasileiros-sao-catolicos-31percent-evangelicos-e-10percent-nao-tem-religiao-diz-datafolha.ghtml

** BONHOEFFER, Dietrich. Discipulado. São Paulo: Mundo Cristão, 2016.

Mais do ME
Fórum de Missionalidade Urbana – confira as atrações

Fórum de Missionalidade Urbana – confira as atrações

O Fórum Internacional de Missionalidade Urbana promovido pela FATEV e Missão Zero em Curitiba já está com as presenças confirmadas, bem como as temáticas que serão trabalhadas em modelo de workshop. O evento vai acontecer nos dias 15 e 16 de outubro na busca de refletir sobre os desafios do…

ler mais

FATEV promove capacitação para o ENADE

Nos dias 22 e 23 de agosto, a FATEV promoveu dois encontros de capacitação referente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O ENADE avalia o rendimento dos estudantes que estão em processo de conclusão do curso de graduação. O exame leva em conta os conteúdos programáticos previstos…

Fórum de Missionalidade Urbana – confira as atrações

O Fórum Internacional de Missionalidade Urbana promovido pela FATEV e Missão Zero em Curitiba já está com as presenças confirmadas, bem como as temáticas que serão trabalhadas em modelo de workshop. O evento vai acontecer nos dias 15 e 16 de outubro na busca de refletir sobre os desafios do…

Diretor Renato participa de Assembleia Sinodal em SC

No dia 06.08 aconteceu a Assembleia Sinodal do Sínodo Centro-Sul Catarinense de 2022. O encontro ocorreu em Rancho Queimado/SC e reuniu pessoas representando diversas frentes existentes dentro da IECLB. O diretor da FATEV, Renato Raasch, participou ainda na parte da manhã e fez uma breve e…

Goheen é uma das atrações do Fórum de Missionalidade Urbana

O Fórum Internacional de Missionalidade Urbana promovido pela FATEV e Missão Zero em Curitiba já está com as primeiras presenças confirmadas. O evento que vai acontecer nos dias 15 e 16 de outubro na busca de refletir sobre os desafios do contexto urbano para a missão da Igreja. Michael Goheen…

FATEV lança podcast Viva a Missão

Na noite de ontem, 09.05, a FATEV lançou oficialmente seu novo Podcast intitulado VIVA A MISSÃO. O lançamento ocorreu nos próprios corredores da que dão acesso às salas de aula da faculdade. Christian de Britto e Gabriel Hertz falaram um pouco sobre as gravações e os sonhos para o futuro também…

Estudantes participam de Seminário da IECLB

Nos dias 30.04 e 01.05 os alunos da FATEV e da FLT participaram do Seminário com estudantes de Teologia da IECLB, conduzido pela Secretaria de Formação referente ao Programa de Acompanhamento a Estudantes da IECLB. O seminário aconteceu na Pousada Betânia em Curitiba e foi um tempo precioso…

Adriano Cunha é o novo presidente do CMA

Na última sexta-feira, dia 1º de abril, foi realizada a eleição da nova diretoria do Centro de Mobilização Acadêmica, o CMA, junto ao culto da FATEV. Os nomes eleitos são os seguintes: Adriano Medeiros da Cunha – presidente, Maria Eduarda Kiekow – vice-presidenta, Josua Toloza – tesoureiro, Mara…

EaD FATEV é apresentado na Assembleia do ME

No sábado, dia 26.03, aconteceu a explanação sobre os encaminhamentos referente ao EaD da FATEV durante a Assembleia do Movimento Encontrão. O coordenador Edson Munck Jr. explicou acerca do que vem sendo feito ainda referente às documentações exigidas pelo…

Trabalhos aprovados da graduação

Nas últimas semanas a FATEV realizou cinco bancas de apresentação de TCC referente ao segundo semestre de 2021 do curso de graduação em teologia. As bancas aconteceram de modo online, o que permitiu a participação de alunos, professores e amigos dos mais diversos locais. Confira a lista…

O batismo luterano garante a salvação?

John Aamot é um estimado pastor e evangelista americano que veio fazer missão no Brasil no século XX, tendo grande envolvimento com o meio luterano. Os frutos do seu ministério são visíveis até os dias de hoje, sendo um deles a sua atuação de discipulado e pequenos grupos no sul do país, que deu origem àquilo…

Funcionamento da Biblioteca

A Biblioteca da FATEV possui um vasto número de materiais que são um grande suporte aos estudantes no processo de aprendizado dos cursos de teologia e de pós-graduação. Atualmente são contabilizados mais de 18.000 títulos das mais variadas áreas de conhecimento…

Vestibular Agendado – Últimas Semanas

Ainda é possível fazer o Vestibular Agendado para ingressar na nova turma de Teologia de 2022 da FATEV. Entretanto, vale ressaltar que estamos chegando nos últimos dias! As aulas iniciam dia 14 de fevereiro, com a Semana Acadêmica conduzida pelo diretor Renato Raasch. É claro que até o momento…

Diretor Renato participa de Assembleia Sinodal em SC

Diretor Renato participa de Assembleia Sinodal em SC

No dia 06.08 aconteceu a Assembleia Sinodal do Sínodo Centro-Sul Catarinense de 2022. O encontro ocorreu em Rancho Queimado/SC e reuniu pessoas representando diversas frentes existentes dentro da IECLB. O diretor da FATEV, Renato Raasch, participou ainda na parte da manhã e fez uma breve e…

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.