Os museus nos processos teológico-pedagógicos exercem papel fundamental, pois possibilitam aos estudantes, a pesquisa a partir da história e da conservação de objetos, documentos e obras, bem como a interatividade nos casos onde isso é possível.
O resultado desse processo de ensino-aprendizagem que ocorre nesses espaços é visto na criatividade e acesso à cultura por parte dos estudantes, bem como na valorização do conhecimento e reconhecimento da arte.
O Museu de Arqueologia Bíblica, tem por missão proporcionar experiências significativas por meio da arte e do experienciar e, cumpre com todos esses processos teológico-pedagógicos de maneira ainda mais profunda, por ser organizado de modo cronológico.
Percebemos os museus nos processos de ensino-aprendizagem como grandes oportunidades de aprofundamento que os discentes tem em sua formação. O MAB é voltado para as mais diferentes áreas da teologia, das quais podemos destacar: geografia, arqueologia, história, ciências naturais, ciência e tecnologia, educação, antropologia, etc. Cada área traz conhecimentos, informações e cultura que levam os estudantes a um senso crítico, valorizando a si mesmo e a sociedade na qual estão inseridos.
O processo teológico-pedagógico de ensino-aprendizagem que acontece no MAB, despertará através das experiências vivenciadas, dos recursos interativos utilizados neste encontro dos estudantes com a arqueologia e com a cultura, o interesse e a vontade na busca do conhecimento de forma natural. O MAB é um espaço de aprendizagem onde diversas formas de expressão e informação estão à disposição dos seus visitantes. Para que o aproveitamento e o aprendizado eficaz ocorram, é necessária uma mediação e contextualização. Muito do que se ensina na sala de aula pode e deve ser lembrado durante uma visita, onde o estudante faz contato com novas experiências e desperta a vontade de conhecer mais a respeito.