História

A semente da qual nasceu a FATEV foi lançada em abril de 1989. Naquela ocasião, um grupo de trabalho do Movimento Encontrão produziu um documento intitulado “Formação Teológica na IECLB…Rumo ao Século XXI”, constituindo-se em nossa declaração de formação teológica. Circulando entre várias comunidades da IECLB, o mesmo recebeu o apoio de mais de 5 mil assinaturas.

Este documento continha uma negação e uma afirmação. A negação do processo de formação teológica como uma possibilidade meramente acadêmica, distante do testemunho da fé e das comunidades cristãs. A afirmação de que a formação teológica só pode nascer do compromisso de fé pessoal em Cristo e precisa, necessariamente, saber-se no serviço da missão na igreja no mundo.

“Formação Teológica na IECLB… Rumo ao Século XXI”, sinalizava, ainda, o encontro de modo mais sistemático, do Movimento Encontrão com a preocupação pela formação teológica da e na IECLB. Nascido ao entardecer dos anos 60, este Movimento caracterizou-se por seu envolvimento com a educação cristã de lideranças leigas e pastorais. No contexto da própria IECLB, o ME tornou-se conhecido por sua contribuição na evangelização, no discipulado e na edificação de comunidades engajadas no testemunho e serviço da fé.

É, pois, a partir dessa perspectiva que nasce o CPM. Nele se gera um espaço para formação teologia com ênfase em missão, vinculado a identidade confessional da         IECLB e comprometido com o ME em seus propósitos. O CPM quer ser uma espécie de laboratório que possibilite o experimento e deslanche de um movimento de testemunho e serviço que, continuamente, atue no revigoramento da igreja, em sua tarefa de cumprir o mandato missionário conferido pelo próprio Cristo.

Ao longo dos 10 primeiros anos do CPM, seguiu-se uma trajetória pelos órgãos oficiais da IECLB que culminou na aprovação do 4º ministério ordenado da Igreja: o Ministério Missionário. No dia 20/02/02 em Morro Redondo-RS ocorreu a ordenação da primeira missionária da IECLB. Também no ano de 2002, a partir da assembleia geral do ME, foi criado o nome da Faculdade de Teologia do CPM: Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba – FATEV. O passo seguinte consistiu em buscar o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para o bacharelado em Teologia. O curso foi, então, reconhecido pela Portaria do MEC Nº 268, de 19 de julho de 2011, e publicada no DOU em 20 de julho de 2011.

Share This