MINHA HISTÓRIA

A semente da qual eu nasci foi lançada em abril de 1989. Naquela ocasião, um grupo de trabalho do Movimento Encontrão produziu um documento intitulado “Formação Teológica na IECLB…Rumo ao Século XXI”, uma declaração de formação teológica. Circulando entre várias comunidades da IECLB, o mesmo recebeu o apoio de mais de 5 mil assinaturas.

Este documento continha uma negação e uma afirmação. A negação do processo de formação teológica como uma possibilidade meramente acadêmica, distante do testemunho da fé e das comunidades cristãs. A afirmação de que a formação teológica só pode nascer do compromisso de fé pessoal em Cristo e precisa, necessariamente, saber-se no serviço da missão da igreja no mundo. “Formação Teológica na IECLB… Rumo ao Século XXI”, sinalizava, ainda, o encontro de modo mais sistemático, do Movimento Encontrão com a preocupação pela formação teológica da e na IECLB.

O Movimento Encontrão nasceu ao entardecer dos anos 60 e caracterizou-se por seu envolvimento com a educação cristã de lideranças leigas e pastorais. No contexto da própria IECLB, o ME tornou-se conhecido por sua contribuição na evangelização, no discipulado e na edificação de comunidades engajadas no testemunho e serviço da fé.

É a partir dessa perspectiva que nasce o CPM – Centro de Pastoral e Missão, um espaço para formação teologia com ênfase em missão, vinculado a identidade confessional da IECLB e comprometido com o ME em seus propósitos. O CPM quer ser uma espécie de laboratório que possibilita o experimento e deslanche de um movimento de testemunho e serviço que, continuamente, atue no revigoramento da igreja, em sua tarefa de cumprir o mandato missionário conferido pelo próprio Cristo.

Ao longo dos 10 primeiros anos do CPM, seguiu-se uma trajetória pelos órgãos oficiais da IECLB que culminou na aprovação do 4º ministério ordenado da Igreja: o Ministério Missionário. No dia 20/02/02 em Morro Redondo-RS ocorreu a ordenação da primeira missionária da IECLB.

O meu nome oficial foi criado em 2002, a partir da assembleia geral do ME: Faculdade de Teologia do CPM: Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba – FATEV. O passo seguinte foi buscar o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para o meu curso de bacharelado em Teologia. O curso foi, então, reconhecido pela Portaria do MEC Nº 268, de 19 de julho de 2011, e publicada no DOU em 20 de julho de 2011.

 

FALE

COMIGO

Segunda a sexta-feira

08h às 12h - 14h às 18h

Curta

@somosfatev

Email

fatev@fatev.edu.br

Chave PIX

diretoria@me.org.br