Espiritualidade: experiência profunda de conhecimento sobre Deus
Por Heloisa Schmidt
Estudante da FATEV
“A Bíblia é uma grande história de amor, sobre Deus correndo desesperadamente atrás de nós, e nós correndo e justificando as nossas teimosias para fugir dele”.
O início e retorno das aulas para os estudantes da Fatev começou em grande estilo com a semana acadêmica de 11 a 14 de fevereiro 2019. O convidado para palestrar durante as quatro noites de encontros é o pastor da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Campinas/SP, o curitibano, Casso Vieira. Ele é pastor, plantador de igrejas, discipulador e, em suas próprias palavras “alguém que auxilia pessoas a se conectarem ao Jesus revelado”.
Formação espiritual – maturidade cristã e intimidade com Deus. Este foi o tema da primeira noite de palestras da semana acadêmica. Estiveram presentes no auditório do CPM – Centro de Pastoreio e Missão – acadêmicos do primeiro ao quarto ano do curso de Bacharelado em Teologia, alunos de Introdução à Teologia Bíblica, professores e pessoas da comunidade.
A espiritualidade vai muito além de cumprir rituais, ela abrange a experiência das pessoas conectadas com Deus, que conseguem obter uma maior profundidade no relacionamento com o Pai e de forma extraordinária percebem o amor e o cuidado dele de forma particular na própria vida. Em Deuteronômio 6.4-7, podemos ler a respeito de Deus se revelando em uma “linguagem do coração”. Sem conceitos elaborados, sem linguagem acadêmica ou sistêmica, como em um ritual onde “explicações” sobre Deus são dadas de forma separada e depois unificadas para justificar o corpo. Deus revela o seu desejo de ser amado, pedindo para que o povo o ame de forma afetiva.
O desejo de Deus é revelado nos evangelhos quando lemos que Ele quer que os seus filhos estejam unidos a Ele mesmo para a eternidade, ou seja, Deus deseja estar com você. A razão de viver para Jesus está em lembrar que somos amados por este mesmo Deus. Jesus é amado porque ele é filho e não porque ele realiza milagres, ele é amado porque o amor está em Deus e não nas pessoas. Deus é essencialmente amor. Ele nos abençoa porque Ele é bom e, quando redescobrimos esse amor infinito, mudamos a maneira como olhamos uns para os outros e a forma como vivemos a nossa vida.
Mais do ME
De Pôncio a Pilatos…
O dito acima pode referir-se a pessoas que vão de um ‘extremo ao outro’, no que diz respeito às suas convicções e atitudes. A história recente da igreja e da teologia contém alguns personagens com este tipo de trajetória. Menciono aqui apenas…
Inteligência Artificial e o perdão dos pecados
O que caracteriza uma pessoa é que ela é levada a agir por meio de motivações não completamente decifráveis. Não é possível compreendê-la por inteiro aplicando-se o método de aproximação de causa e efeito. Diferentes pessoas…
#VEMserFATEV
A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.