Inteligência Artificial e o perdão dos pecados

Nenhum instrumento feito por mãos humanas será capaz de reproduzir o que nos caracteriza enquanto pessoas; não passará de um produto da cultura.

9
outubro, 2023

Prof. Dr. Gerson Joni Fischer

O que caracteriza uma pessoa é que ela é levada a agir por meio de motivações não completamente decifráveis. Não é possível compreendê-la por inteiro aplicando-se o método de aproximação de causa e efeito. Diferentes pessoas tomam direções opostas em situações que se apresentam idênticas. A mesma e única pessoa pode reagir a uma ofensa com um rompante raivoso ou com consideração e tolerância, sem que a isto se possa oferecer uma explicação razoável.

É falsa a promessa que hoje se espalha por todos os lugares, de que seja possível oferecer um instrumento de inteligência artificialmente programado para interagir com os humanos em um mesmo nível. Toda programação computacional, por mais informações que armazene e por mais opções de acesso e que disponibilize, jamais poderá reproduzir este fenômeno da inteligência humana, que se fundamenta em decisões e ações de caráter estritamente pessoal. Inteligência Artificial (IA) é um pleonasmo, aceitável somente até que se encontrem palavras mais apropriadas para nomear toda esta tecnologia de processamento de dados que nos vem sendo oferecida, com o fim de facilitar nossas tomadas de decisões e atividades.

O fato é que nenhum instrumento feito por mãos humanas será capaz de reproduzir o que nos caracteriza enquanto pessoas; não passará de um produto da cultura. Encontramo-nos fascinados e mesmo perplexos diante das ferramentas de alta performance que nos são apresentadas. Em um primeiro momento até é possível imaginar que do outro lado de um produtor e corretor de textos, por exemplo, esteja uma pessoa como eu. Mas não nos deixemos enganar, pois não passam de engenharias, ainda que altamente desenvolvidas. Não podem propor soluções inequívocas para cada situação que demanda uma resposta. As IA não funcionam com base em motivos pessoais.

Somente nós humanos podemos buscar explicações para o porque ora decidimos e agimos de um modo, ora de outro. Afinal, como é possível que a um mesmo tempo sejamos capazes de odiar as pessoas que mais amamos? Ou ainda, por que não fazemos o bem que desejamos, mas o mal que não queremos? O tema das IA e sua aproximação com o assunto do perdão dos pecados é aqui muito sugestivo e oportuno. Nenhuma programação poderá nos oferecer a paz de espírito que anelamos; nada artificial poderá tomar, em tempo algum, o lugar da experiência do perdão. Ele é o maior de todos os motivos que nos movem como pessoas, é o que mais nos aproxima do divino. O que leva uma pessoa a perdoar, quando a lógica seria retribuir uma ofensa ou exigir uma compensação? Aqui qualquer norma que se orienta pela lei de causa e efeito cai por terra.

Sim, pessoas e seus motivos, por mais corrompidas que estejam, afetadas por pecados que a todos nós aprisionam, são as que testemunham de Deus e de seu amor. Somos nós mesmos que nos apresentamos como aqueles que carecemos do perdão diário, ao passo que de nós se exige a oferecê-lo a outros. Está em nossa natureza demandar amor e amar. E é o evangelho do amor de Deus em Cristo, pasmemos, quer queiramos ou não, o que abriu as portas para uma vida onde o ser pessoa com seus diferentes motivos pode vir a ser experimentada de modo reconciliado. Nada mais necessário do que isto para esses tempos de tamanhas artificialidades, de tecnologias que podem facilitar nossa rotinas, mas que não são um remédio para todos os males.

Mais do ME
Crianças são crianças

Crianças são crianças

Crianças são crianças. E quando estão juntas, mais crianças se tornam em sua vivacidade e criatividade. Não foi diferente o que eu vi ao chegar ao “comedor” da Igreja Adventista na comunidade de Santa Cruz, na Venezuela, como já aludi anteriormente…

ler mais

Qual é o futuro da FATEV?

Em Assembleia Extraordinária, realizada em 18 de janeiro de 2024, a Mantenedora da FATEV, o Movimento Encontrão (ME), deliberou pela não abertura de nova turma para o curso presencial do Bacharelado em Teologia no ano letivo de 2024 e, paralelamente, pelo encaminhamento dos procedimentos de descontinuidade do Bacharelado presencial da instituição.

Crianças são crianças

Crianças são crianças. E quando estão juntas, mais crianças se tornam em sua vivacidade e criatividade. Não foi diferente o que eu vi ao chegar ao “comedor” da Igreja Adventista na comunidade de Santa Cruz, na Venezuela, como já aludi anteriormente…

De Pôncio a Pilatos…

O dito acima pode referir-se a pessoas que vão de um ‘extremo ao outro’, no que diz respeito às suas convicções e atitudes. A história recente da igreja e da teologia contém alguns personagens com este tipo de trajetória. Menciono aqui apenas…

Trabalhos de conclusão são apresentados

Na semana passada ocorreu a última banca de TCC do semestre do curso de Teologia da FATEV. É com grande alegria que compartilhamos que todos os trabalhos de conclusão de curso foram aprovados. Confira os estudantes e os temas que…

Departamentos realizam treinamento brigadista

Nos dias 05 e 06 de junho, os departamentos do Movimento Encontrão presentes em Curitiba realizaram um treinamento junto aos bombeiros. Alguns estudantes e funcionários da secretaria e biblioteca estiveram…

FATEV sedia FaithTech Curitiba

Na última segunda-feira aconteceu a primeira edição do FaithTech promovido em parceria com a FATEV. O evento reuniu mais de 70 pessoas e foi transmitido ao vivo pelo canal da FATEV e do Pão Diário Universitários no Youtube…

IECLB disponibiliza conteúdos sobre povos indígenas

No portal Luteranos, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, encontramos diversos materiais relacionados à fé, teologia e confissões, bem como as notícias de tudo o que é promovido pela instituição. No mês de Abril…

Novo CMA é eleito pelos estudantes

Os estudantes da FATEV estão com uma nova representatividade. No dia 03 de março de 2023, foi realizada a eleição da nova diretoria do Centro de Mobilização Acadêmica, o CMA, junto ao culto da FATEV. Os nomes eleitos são os seguintes…

O protagonismo feminino na Bíblia

Por vezes, a Bíblia e a fé cristã são duramente criticadas e acusadas de machismo e de colocar o papel feminino como algo secundário, de menor valor em relação ao homem. Entretanto, um olhar atento e com profundidade verá…

Christian Britto é o novo diretor da FATEV

É com muita gratidão e alegria que anunciamos uma importante transição que está acontecendo na direção da FATEV. Depois de 4 anos à frente da Instituição, Renato Raasch está se desligando da função e passa o bastão para Christian de Britto.

Avivamento e reescrita da Bíblia são temas da Semana Acadêmica

Passado o recesso de Carnaval, a FATEV promove mais uma Semana Acadêmica para os estudantes da graduação em teologia. Neste ano, os professores da casa estarão abordando as diferentes áreas da teologia, conforme a temática principal escolhida TRILHOS TEOLÓGICOS…

Início das aulas da Graduação

As turmas do segundo e do terceiro ano começaram com o módulo de “Pressupostos Exegéticos” com o lendário professor Martin Weingaertner. Já a turma do quarto ano possui o sistema de disciplinas, sendo cada dia da semana uma matéria diferente até o final do semestre. Confira as aulas desse semestre:

De Pôncio a Pilatos…

De Pôncio a Pilatos…

O dito acima pode referir-se a pessoas que vão de um ‘extremo ao outro’, no que diz respeito às suas convicções e atitudes. A história recente da igreja e da teologia contém alguns personagens com este tipo de trajetória. Menciono aqui apenas…

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.