Intercâmbios

O Movimento Encontrão conta com uma parceria de mais de 13 anos com a Sociedade Missionária Norueguesa (NMS), o que tem nos proporcionado enviar e receber jovens para uma experiência transcultural. Esta experiência tem servido para muitos como um grande enriquecimento para a capacitação no trabalho missionário e contribuindo para o crescimento do Reino de Deus em suas comunidades locais, além do lugar onde estudam e trabalham.
Atualmente contamos com dois programas o Connect e o U-Crew, nos quais enviamos jovens para Noruega (Connect) e Inglaterra (U-Crew) e recebemos jovens da Noruega (Connect).
Se você tem interesse em participar de um de nossos programas de intercâmbio, mas tem dúvidas de como funciona veja as informações sobre cada programa ou entre em contato para que possamos te ajudar a entender melhor e participar.

Connect

Histórico
O Programa de Intercâmbio Connect (chamado anteriormente de Team Nettverk) teve início no ano 2000 com o acordo entre o Movimento Encontrão (ME) e a Sociedade Missionária Norueguesa (NMS) para o envio de estudantes brasileiros para a Noruega por um período de 10 meses. Também recebemos participantes noruegueses, que por seis meses participam de uma de nossas comunidades, aprendendo português, compartilhando seus dons e também levando de volta à Noruega um pouco da vivência da fé do Brasil.

Objetivos
O Movimento Encontrão, através do Programa Connect, tem por objetivo a participação dos jovens de comunidades do ME e que estes tenham a oportunidade de conhecer outra cultura, incrementar suas competências em relação à comunicação intercultural, entendimento humano e tolerância cultural e religiosa, além da formação de lideranças jovens em nossa sociedade.
O ME acredita que os jovens, ao retornarem de tal programa, possam trazer às suas comunidades locais aspectos apreendidos e ensinados em outra realidade, seja ela de ordem espiritual, econômica, cultural ou social. Também se pretende que estes jovens possam despertar para a atividade missionária e crescer na fé cristã, bem como para abrir suas perspectivas e responsabilidades em relação ao seu próprio futuro assim como no da Igreja.

Participantes

O Programa Connect objetiva recrutar jovens cristãos com os seguintes pré-requisitos:

– Idade entre 19 e 25 anos (imprescindível);

– Bom conhecimento do idioma inglês (imprescindível);

– Experiência de trabalho com crianças ou jovens (desejável);

– Habilidades práticas em cozinha, construção, informática, etc. (desejável);

– Habilidades artísticas como canto, teatro, instrumento musical, etc. (desejável);

– Habilidade de falar em público (desejável);

– Flexibilidade para trabalhar em equipe;

– Conhecimento Bíblico e capacidade para realizar pequenas pregações e estudos bíblicos;

– Envolvimento em ministério de sua comunidade local;

– Envolvimento com atividades, programas ou eventos organizados pelo ME;

– Ser independente e responsável;

– Ser capaz de suportar a ausência da família por um período de 10 meses.

Observação: qualquer situação que estiver fora das descrições acima deve ser consultada com a coordenação do Movimento Encontrão.

Processo de Seleção – Calendário

As entrevistas serão realizadas nas dependências do Movimento Encontrão em Curitiba (os custos de deslocamento são por conta do candidato). Qualquer situação diferente ou específica deve ser consultada com a coordenação do Movimento Encontrão.

Duração do Projeto

O projeto tem a duração de 10 meses, mas os participantes, ao se inscrever, aceitam realizarem algumas atividades no Brasil após o retorno, como ajudar em futuras seleções, divulgar o programa, trabalhar em algum encontro de capacitação do ME, etc. Os participantes embarcarão para a Noruega em Agosto e retornarão em Junho do ano seguinte.

Estrutura do programa

Este intercâmbio é organizado na Noruega por uma escola chamada Hald Internasjonale Senter, que além da Sociedade Missionária Norueguesa possui mais outras duas instituições como as coordenadoras dos diferentes programas. Connect é um programa de responsabilidade da NMS e do ME.

Ao chegar à Noruega os intercambistas ficam oito semanas na escola, tendo aulas diversas (principalmente de estudos interculturais e também aulas de norueguês) com colegas de mais de 10 países diferentes. Neste período a moradia será na escola com os alunos dividindo quartos. Esta é uma grande oportunidade de se estabelecerem novas amizades e de se aprender com pessoas de culturas diversas.

Após esta etapa começa o período de “estágio” (por volta do início de outubro). Então, no período prático, os alunos internacionais ficam na Noruega trabalhando com as instituições a quais são responsáveis pelo seu programa de intercâmbio ou comunidades. Assim, junto com a Sociedade Missionária Norueguesa, os intercambistas brasileiros auxiliam em retiros e outros eventos ligados à missão, além de trabalharem em período integral em alguma comunidade da Igreja Luterana da Noruega.

Depois de seis meses, todos os participantes voltam ao Hald para mais sete semanas de aulas. Vale destacar que como isto é um curso, além das atividades práticas os participantes precisam entregar trabalhos escritos, que fazem parte da avaliação. Estes trabalhos são basicamente resenhas de livros e duas monografias. Além de relatórios mensais para a coordenação no Brasil.

De volta ao Brasil os intercambistas ainda estão responsáveis por um período de “trabalho de divulgação”, onde devem compartilhar experiências com relação ao período vivido na Noruega e de alguma forma relacionar isto a algum incentivo à sua comunidade local e ao ME de maneira geral. Esse trabalho tem duração variável e será combinado com cada participante.

Responsabilidades dos intercambistas

Em primeiro lugar são de responsabilidade dos intercambistas todas as despesas relacionadas ao período de inscrições e participação do processo seletivo, não cabendo devolução de qualquer valor pelo fato de não seleção. O pagamento de taxas administrativas, visto, correios, viagens da coordenação, etc., que totalizam o valor de R$ 2.000,00 em favor do Movimento Encontrão, que deve ser depositado até 15 dias após a divulgação dos aprovados. Também é de responsabilidade do intercambista o deslocamento até a Embaixada da Noruega em Brasília ou o Consulado da Noruega no Rio de Janeiro para a realização da entrevista e entrega dos documentos para o visto. Além dos custos para emissão de passaporte de deslocamento e hospedagem para realização das entrevistas, provas e quaisquer outros custos pessoais.

Com relação aos estudos no Hald, os intercambistas devem encaminhar os relatórios realizados para o coordenador do programa, os quais podem posteriormente ser publicados no site do Movimento Encontrão para possíveis pesquisas de futuros candidatos.

Além disso, é imprescindível que cada intercambista envie um relatório periódico sobre como está a sua situação considerando estudos, trabalho e vida cotidiana, para que mesmo à distância seja possível ter um acompanhamento visando o bem estar do mesmo. A periodicidade é mensal, além de uma conversa via Skype com o coordenador do programa no Brasil aproximadamente a cada 30 dias.

Já de volta ao Brasil, o intercambista é responsável pela apresentação de um relatório das atividades realizadas, tanto em português quanto em inglês, já que uma cópia deve ser encaminhada ao Hald.

U Crew

U-Crew é um intercâmbio, também patrocinado pela Sociedade Missionária Norueguesa (NMS), que visa enviar jovens para trabalhar no serviço missionário em outros países pelo período de 11 meses, onde já exista um trabalho da NMS ou exista uma parceria com alguma igreja local. Começou enviando apenas jovens noruegueses e há poucos anos começou também a recrutar jovens de países onde a NMS cultiva essas parcerias. Em 2007, o Movimento Encontrão enviou seus primeiros representantes, os quais trabalharam em Londres, junto à Igreja Anglicana. Nos anos seguintes enviamos jovens tanto para Londres quanto para Carlisle, no Norte da Inglaterra. E atualmente essa parceria envia jovens para Diocese de Carlisle e eventualmente para outros países como aconteceu recentemente com pessoas sendo enviadas para França.

São pré-requisitos essenciais:

– Capacidade de se comunicar em inglês com desenvoltura (advanced communicative skills), pois os candidatos participarão da vida diária da comunidade desde sua chegada e provavelmente ficarão responsáveis por algum trabalho;

– Ser independente, flexível, capaz de se adaptar e assumir responsabilidades;

– Apto para fazer diferentes tipos de trabalho, incluindo rotinas práticas;

– Experiência e comprometimento com o trabalho da igreja, com ênfase especial para o trabalho com crianças e jovens;

– Habilidades em música, esportes ou outras;

– Flexibilidade para trabalhar em equipe;

– Envolvimento com a comunidade local;

– Envolvimento com alguma atividade, programa ou evento organizado pelo Movimento Encontrão;

– Idade entre 19 e 28 anos.

Observação: qualquer situação que estiver fora das descrições acima deve ser consultada com a coordenação do Movimento Encontrão.

As entrevistas serão realizadas nas dependências do Movimento Encontrão em Curitiba (os custos de deslocamento são por conta do candidato). Qualquer situação diferente ou específica deve ser consultada com a coordenação do Movimento Encontrão.

Duração do projeto:

O projeto tem duração de 11 meses e acontece geralmente na Inglaterra, na região de Carlisle. Os candidatos embarcam para o intercâmbio em agosto e quando chegam são inseridos nos trabalhos das comunidades. Os intercambistas vão para a Noruega participar de um treinamento de aproximadamente 10 dias juntamente com os demais participantes do programa, pois estes seguem obedecendo ao calendário “do norte”. O retorno ao Brasil está previsto para julho do ano seguinte.

Estrutura do programa

Os candidatos trabalharão em equipes, formadas a princípio por duplas, mas é possível que fiquem sozinhos auxiliando um Youth Pastor. Os intercambistas ficarão hospedados em casas de famílias, em uma casa do programa ou mesmo em um flat, o que é organizado pela própria NMS em parceria com a igreja local.

Todas as despesas, tanto com passagens quanto moradia e alimentação são subsidiadas pela NMS. Os intercambistas ainda recebem um ‘pocket money’ para despesas eventuais regularmente.

Responsabilidades dos intercambista

Em primeiro lugar são de responsabilidade dos intercambistas todas as despesas relacionadas ao período de inscrições e participação do processo seletivo, não cabendo devolução de qualquer valor pelo fato de não seleção. O pagamento de taxas administrativas, visto, correios, viagens da coordenação, etc., que totalizam o valor de R$2.000,00 em favor do Movimento Encontrão, que deve ser depositado até 15 dias após a divulgação dos aprovados. Também é de responsabilidade do intercambista o deslocamento até a Embaixada da Inglaterra em São Paulo para a realização da entrevista e entrega dos documentos para o visto. Os custos de emissão de passaporte, deslocamento, hospedagem para realização das entrevistas e provas e quaisquer outros custos pessoais são de responsabilidade do candidato aprovado. Além dos custos acima, também é de responsabilidade do candidato selecionado a contratação de um seguro viagem internacional com as coberturas mínimas da Europa e o pagamento de um seguro saúde obrigatório da Inglaterra no valor aproximado de 200 libras.

Com relação aos trabalhos e demais atividades, os intercambistas devem encaminhar os relatórios realizados para o coordenador do programa, os quais podem posteriormente ser publicados no site do Movimento Encontrão para possíveis pesquisas de futuros candidatos. Além disso, é imprescindível cada intercambista enviar um relatório periódico sobre como está a sua situação considerando estudos, trabalho e vida cotidiana, para que mesmo a distância seja possível ter um acompanhamento visando o bem estar do mesmo. A periodicidade é mensal, além de uma conversa via Skype com o coordenador do programa no Brasil a cada 30 dias em média.

Já de volta ao Brasil, cada participante tem um compromisso em divulgar o programa e se envolver com sua comunidade local com os dons e habilidades adquiridos no período do intercâmbio, o intercambista é responsável pela apresentação de um relatório das atividades realizadas, tanto em português quanto em inglês, já que uma cópia deve ser encaminhada aos responsáveis na NMS. Qualquer dúvida deve ser encaminhada à coordenação do Movimento Encontrão.

O Movimento Encontrão reserva-se o direito de alterar as informações e datas sem prévio aviso.

INSCRIÇÕES

Inscrições para os Programas de Intercâmbio do ME

1- Primeira Fase

Para inscrever-se no programa de intercâmbio é necessário preencher e encaminhar os seguintes documentos:

  1. Preenchimento da ficha de inscrição; (clique aqui para abrir)
  2. Relatório de leitura do livro “Fábrica de Missionários – nem leigos, nem santos”, de Rubem Martins Amorese (Editora Ultimato) (clique aqui para abrir)
  3. Carta de apresentação, em inglês, falando sobre suas origens, família, vida na comunidade, estudos, trabalho e etc., com no máximo uma página;
  4. Carta de recomendação do obreiro responsável falando sobre o envolvimento do candidato na comunidade e as atividades que este realiza/já realizou; (clique aqui para abrir)
  5. Currículo atualizado incluindo atividades relacionadas ao trabalho cristão e a vida profissional em geral em inglês.

2 – Segunda Fase

Serão agendadas entrevistas e provas nas dependências do Movimento Encontrão em Curitiba com os escolhidos. Serão realizadas as seguintes atividades:

  1. Entrevista com o coordenador do programa no Brasil;
  2. Entrevista com alguém da Fatev, Missão Zero ou representante da NMS;
  3. Prova de inglês, abrangendo as quatro habilidades comunicacionais (reading, writing, listening and speaking).
  4. Os critérios de avaliação serão: idade, experiência profissional, experiência em comunidade, engajamento atual, prova de inglês escrita e prova de inglês oral. As notas serão atribuídas conforme o número de candidatos [5 candidatos = 5 para o melhor, 1 para o pior em cada quesito]. Os classificados são aqueles que tiverem somado mais pontos. Em caso de empate as notas das provas de inglês e a idade desempatam.

3- Resultados

O resultado será divulgado no site do Movimento Encontrão e também por e-mail para todos os candidatos que participaram da segunda fase da seleção.

A equipe de seleção se dá ao direito, por questões de desempate, aplicar uma segunda prova de inglês, com data a ser definida caso haja necessidade.

Vagner Martins
Coordenador no Brasil

Maiores informações:
Fone: (41) 3302-5112
Celular: (41) 9710-5015
Email: intercambios@me.org.br
Skype: vagner.basqueroto

Share This