Jesus no BBB
Será que o próprio Deus encontraria espaço no programa de maior audiência do Brasil?
2
março, 2021

Por Gabriel Hertz – Estudante da FATEV

Em 2021 o Big Brother Brasil segue sendo disparadamente o programa de TV de maior audiência no país. A cada ano surge uma nova edição onde várias pessoas são colocadas em uma casa e são obrigados a conviver monitorados por muitas câmeras 24 horas por dia durante meses.

A edição de 2021 está acontecendo agora e tem levantado uma pauta que está sendo comentada nacionalmente: o cancelamento. Nas duas últimas eliminações do programa o índice de reprovação da pessoa escolhida beirou os 100%, algo pouco antes visto na história do programa. Não teve divisões de opiniões sobre quem deveria sair. O país inteiro (ao menos quem acompanha o programa), em poucas semanas, elegeu seus vilões, que saem do programa tendo que lidar com uma rejeição extrema, inclusive, conforme relatado por um deles, com ameaças de morte.

A pergunta que podemos nos fazer é: e se Jesus estivesse no BBB? Será que Deus pode estar lá também?

Para os mais moralistas soa como um tremendo escândalo. Logo diriam que o próprio Deus jamais estaria com esse tipo de gente, afinal isso não convém. Lendo os evangelhos percebemos claramente que Jesus andou como todo tipo de gente, pois sabia que todos se enquadravam num só grupo: pecadores. Por causa disso, foi alvo de muita perseguição por parte dos “religiosos” da época, afinal eles não se consideravam tão pecadores assim. Resumo da história: Jesus é morto, ressuscita, redime os pecadores que o confessam e envia seus discípulos para pregarem seu evangelho para todo o mundo.

É claro que Jesus esteve entre os mais marginalizados da sociedade justamente com o propósito de dar-lhes a verdadeira vida, de mudar completamente sua realidade. E é exatamente o mesmo que ele nos enviou para fazer, através do seu Espírito Santo.

Isso nos leva a uma segunda pergunta: onde Deus quer me usar para que ele mesmo esteja lá através de mim?

Se Jesus não está no BBB é porque não há cristãos lá. Mas vamos ampliar isso pra todas as esferas da sociedade.
Se Jesus não está na Universidade é porque não há cristãos lá.
Se Jesus não está no supermercado é porque não há cristãos lá.
Se Jesus não está no meu trabalho é porque não há cristãos lá.
Se Jesus não está na minha casa é porque não há cristãos lá.

Podemos não estar numa casa vigiada por centenas de câmeras como o BBB, mas certamente somos diariamente vistos por todas as pessoas com quem convivemos. É justamente ali que Jesus precisa estar, através das nossas vidas. Não deixaremos de ser pecadores, mas o próprio Deus nos capacita pra sermos luz e, apesar de nossas falhas, apontarmos na direção de Jesus e mostrarmos que sim, há salvação pra esse mundo.

Que possamos lembrar todos os dias que somos chamados a fazer a diferença nesse mundo. Que nossa compaixão para com quem não conhece a Deus nos motive a nunca nos afastarmos de um mundo perdido, mas a nos inserirmos em qualquer realidade com o propósito de mostrar que em Jesus encontramos vida.

Mais do ME
Estudantes participam de Seminário da IECLB

Estudantes participam de Seminário da IECLB

Nos dias 30.04 e 01.05 os alunos da FATEV e da FLT participaram do Seminário com estudantes de Teologia da IECLB, conduzido pela Secretaria de Formação referente ao Programa de Acompanhamento a Estudantes da IECLB. O seminário aconteceu na Pousada Betânia em Curitiba e foi um tempo precioso…

ler mais

FATEV lança podcast Viva a Missão

Na noite de ontem, 09.05, a FATEV lançou oficialmente seu novo Podcast intitulado VIVA A MISSÃO. O lançamento ocorreu nos próprios corredores da que dão acesso às salas de aula da faculdade. Christian de Britto e Gabriel Hertz falaram um pouco sobre as gravações e os sonhos para o futuro também…

Estudantes participam de Seminário da IECLB

Nos dias 30.04 e 01.05 os alunos da FATEV e da FLT participaram do Seminário com estudantes de Teologia da IECLB, conduzido pela Secretaria de Formação referente ao Programa de Acompanhamento a Estudantes da IECLB. O seminário aconteceu na Pousada Betânia em Curitiba e foi um tempo precioso…

Adriano Cunha é o novo presidente do CMA

Na última sexta-feira, dia 1º de abril, foi realizada a eleição da nova diretoria do Centro de Mobilização Acadêmica, o CMA, junto ao culto da FATEV. Os nomes eleitos são os seguintes: Adriano Medeiros da Cunha – presidente, Maria Eduarda Kiekow – vice-presidenta, Josua Toloza – tesoureiro, Mara…

EaD FATEV é apresentado na Assembleia do ME

No sábado, dia 26.03, aconteceu a explanação sobre os encaminhamentos referente ao EaD da FATEV durante a Assembleia do Movimento Encontrão. O coordenador Edson Munck Jr. explicou acerca do que vem sendo feito ainda referente às documentações exigidas pelo…

Trabalhos aprovados da graduação

Nas últimas semanas a FATEV realizou cinco bancas de apresentação de TCC referente ao segundo semestre de 2021 do curso de graduação em teologia. As bancas aconteceram de modo online, o que permitiu a participação de alunos, professores e amigos dos mais diversos locais. Confira a lista…

O batismo luterano garante a salvação?

John Aamot é um estimado pastor e evangelista americano que veio fazer missão no Brasil no século XX, tendo grande envolvimento com o meio luterano. Os frutos do seu ministério são visíveis até os dias de hoje, sendo um deles a sua atuação de discipulado e pequenos grupos no sul do país, que deu origem àquilo…

Funcionamento da Biblioteca

A Biblioteca da FATEV possui um vasto número de materiais que são um grande suporte aos estudantes no processo de aprendizado dos cursos de teologia e de pós-graduação. Atualmente são contabilizados mais de 18.000 títulos das mais variadas áreas de conhecimento…

Vestibular Agendado – Últimas Semanas

Ainda é possível fazer o Vestibular Agendado para ingressar na nova turma de Teologia de 2022 da FATEV. Entretanto, vale ressaltar que estamos chegando nos últimos dias! As aulas iniciam dia 14 de fevereiro, com a Semana Acadêmica conduzida pelo diretor Renato Raasch. É claro que até o momento…

O que atrapalha sua espiritualidade?

A vida da grande maioria da população brasileira é extremamente corrida. Não temos tempo para nada e estamos sempre correndo. Especialmente os grandes centros urbanos são o reflexo de uma sociedade que vive com pressa e muitas vezes com baixa qualidade de vida. Em meio a tudo isso…

Colação de Grau em Gabinete

COMUNICADO DIR Nº 14/2021
Assunto: Datas para Colação de Grau em Gabinete 2º semestre/2021
Curso: Graduação em Teologia

Nova gestão da CPA é escolhida

A Comissão Própria de Avaliação é um dos grupos de grande importância para a instituição. Em reunião realizada dia 07/10/20201, às 9h30, no formato online, a Comissão Própria de Avaliação deliberou os seguintes temas: 1) Eleição para os cargos da nova gestão da CPA. 2) Elaboração de…

Vestibular Teologia 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular da FATEV do curso de teologia presencial para o ano de 2022. É um bacharelado em teologia com ênfase em missão urbana e reconhecido pelo MEC. O curso foi estruturado de tal modo que pode ser concluído num período entre quatro a quatro anos e meio….

Adriano Cunha é o novo presidente do CMA

Adriano Cunha é o novo presidente do CMA

Na última sexta-feira, dia 1º de abril, foi realizada a eleição da nova diretoria do Centro de Mobilização Acadêmica, o CMA, junto ao culto da FATEV. Os nomes eleitos são os seguintes: Adriano Medeiros da Cunha – presidente, Maria Eduarda Kiekow – vice-presidenta, Josua Toloza – tesoureiro, Mara…

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.