O bom samaritano e a sociedade

Ao contar essa parábola, Jesus revela duas características que marcam não apenas aquele período histórico, mas o tempo em que vivemos. Havia falta de segurança e desobediência aos mandamentos de Deus.

4
maio, 2021

Christian de Britto – Professor da FATEV

De acordo com a Palavra de Deus devemos amar nosso próximo e isto implica em acolhê-lo em suas necessidades. Isto foi claramente exemplificado por Jesus em uma de suas parábolas, a do bom samaritano (Lc 10:25-37). Nela Jesus explica que um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando foi assaltado e deixado ferido à beira da estrada. Passaram por ele um sacerdote e um levita, que nada fizeram para socorrê-lo, até que foi encontrado por um samaritano, que o ajudou com seus próprios esforços e recursos. Ele prestou-lhe os primeiros socorros e, em seguida, entregou o ferido para ser cuidado em uma hospedaria, pagando as despesas e assumindo o compromisso de retornar para acompanhar o processo de recuperação e quitar as despesas restantes.

Ao contar essa parábola, Jesus revela duas características que marcam não apenas aquele período histórico, mas o tempo em que vivemos. Havia falta de segurança e desobediência aos mandamentos de Deus. Ao ignorarem o homem ferido, sacerdotes e levitas testemunharam contra sua própria crença em um Deus vivo, Criador dos seres humanos à Sua imagem e semelhança. Idiossincrasias, divisões culturais, religiosas e políticas finalmente levaram aquelas pessoas a perder totalmente a noção de quem era seu próximo. O próprio Jesus foi crucificado por eles!

Hoje sabemos que a ajuda ao próximo é parte de nosso dever como cristãos. Há, inclusive, organizações que realizam projetos de curto e longo prazo com o objetivo único de levar apoio e socorro aos mais necessitados, essas iniciativas são muito importantes. Mas, façamos agora uma conjectura, imagine que todos os dias aquele samaritano tivesse que percorrer o mesmo trajeto entre Jerusalém e Jericó e que inúmeras vezes se depare com a mesma situação, podendo até ele mesmo vir a ser vítima dos assaltantes. Ficaria claro, neste caso, que a insegurança e o descaso dos religiosos não era uma fatalidade, mas um problema recorrente, estrutural *1.

Aquela sociedade estava com sérios problemas! Portanto, se o bom samaritano almejasse realmente enfrentar o problema precisaria não apenas oferecer auxílio aos necessitados, mas necessariamente enfrentar os problemas estruturais daquela sociedade. Não bastaria tratar o mal individual, teria que lutar pela mudança social. Deveria enfrentar tanto as consequências, como fez ao ajudar o ferido na estrada, como as causas recorrentes e estruturais do problema da sociedade na qual vivia. Assim, o pleno entendimento e a aplicação dessa parábola nos convidam ao mesmo nível de comprometimento e responsabilidade para com a sociedade na qual vivemos hoje.

 

————————-
1 Devo a inspiração para esta compreensão a uma reflexão do professor de ciência política da Universidade Livre de Amsterdam Govert Buijs, durante uma conferência da Association For Reformational Philosophy em 2011, Amsterdam, Holanda.

Mais do ME
Crianças são crianças

Crianças são crianças

Crianças são crianças. E quando estão juntas, mais crianças se tornam em sua vivacidade e criatividade. Não foi diferente o que eu vi ao chegar ao “comedor” da Igreja Adventista na comunidade de Santa Cruz, na Venezuela, como já aludi anteriormente…

ler mais

Qual é o futuro da FATEV?

Em Assembleia Extraordinária, realizada em 18 de janeiro de 2024, a Mantenedora da FATEV, o Movimento Encontrão (ME), deliberou pela não abertura de nova turma para o curso presencial do Bacharelado em Teologia no ano letivo de 2024 e, paralelamente, pelo encaminhamento dos procedimentos de descontinuidade do Bacharelado presencial da instituição.

Crianças são crianças

Crianças são crianças. E quando estão juntas, mais crianças se tornam em sua vivacidade e criatividade. Não foi diferente o que eu vi ao chegar ao “comedor” da Igreja Adventista na comunidade de Santa Cruz, na Venezuela, como já aludi anteriormente…

De Pôncio a Pilatos…

O dito acima pode referir-se a pessoas que vão de um ‘extremo ao outro’, no que diz respeito às suas convicções e atitudes. A história recente da igreja e da teologia contém alguns personagens com este tipo de trajetória. Menciono aqui apenas…

Inteligência Artificial e o perdão dos pecados

O que caracteriza uma pessoa é que ela é levada a agir por meio de motivações não completamente decifráveis. Não é possível compreendê-la por inteiro aplicando-se o método de aproximação de causa e efeito. Diferentes pessoas…

Trabalhos de conclusão são apresentados

Na semana passada ocorreu a última banca de TCC do semestre do curso de Teologia da FATEV. É com grande alegria que compartilhamos que todos os trabalhos de conclusão de curso foram aprovados. Confira os estudantes e os temas que…

Departamentos realizam treinamento brigadista

Nos dias 05 e 06 de junho, os departamentos do Movimento Encontrão presentes em Curitiba realizaram um treinamento junto aos bombeiros. Alguns estudantes e funcionários da secretaria e biblioteca estiveram…

FATEV sedia FaithTech Curitiba

Na última segunda-feira aconteceu a primeira edição do FaithTech promovido em parceria com a FATEV. O evento reuniu mais de 70 pessoas e foi transmitido ao vivo pelo canal da FATEV e do Pão Diário Universitários no Youtube…

IECLB disponibiliza conteúdos sobre povos indígenas

No portal Luteranos, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, encontramos diversos materiais relacionados à fé, teologia e confissões, bem como as notícias de tudo o que é promovido pela instituição. No mês de Abril…

Novo CMA é eleito pelos estudantes

Os estudantes da FATEV estão com uma nova representatividade. No dia 03 de março de 2023, foi realizada a eleição da nova diretoria do Centro de Mobilização Acadêmica, o CMA, junto ao culto da FATEV. Os nomes eleitos são os seguintes…

O protagonismo feminino na Bíblia

Por vezes, a Bíblia e a fé cristã são duramente criticadas e acusadas de machismo e de colocar o papel feminino como algo secundário, de menor valor em relação ao homem. Entretanto, um olhar atento e com profundidade verá…

Christian Britto é o novo diretor da FATEV

É com muita gratidão e alegria que anunciamos uma importante transição que está acontecendo na direção da FATEV. Depois de 4 anos à frente da Instituição, Renato Raasch está se desligando da função e passa o bastão para Christian de Britto.

Avivamento e reescrita da Bíblia são temas da Semana Acadêmica

Passado o recesso de Carnaval, a FATEV promove mais uma Semana Acadêmica para os estudantes da graduação em teologia. Neste ano, os professores da casa estarão abordando as diferentes áreas da teologia, conforme a temática principal escolhida TRILHOS TEOLÓGICOS…

De Pôncio a Pilatos…

De Pôncio a Pilatos…

O dito acima pode referir-se a pessoas que vão de um ‘extremo ao outro’, no que diz respeito às suas convicções e atitudes. A história recente da igreja e da teologia contém alguns personagens com este tipo de trajetória. Menciono aqui apenas…

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.