O Cristão e as Olimpíadas

“Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio”.

1 Coríntios 9:24-25

5
agosto, 2021

Christian de Britto – professor da FATEV

Sem dúvida assistiremos a um dos maiores eventos esportivos do nosso tempo, as Olimpíadas realizadas em Tokyo, no Japão. Ali estarão presentes os melhores atletas do mundo contemporâneo, homens e mulheres que dedicam toda a sua vida ao esporte, e apenas os melhores, estarão ali. Ao assistir à cerimônia de abertura dos Jogos, podemos imaginar que algo semelhante acontecerá nos céus, no dia em que uma incontável multidão – com pessoas de todas as nações, tribos, povos e línguas estarão de pé diante do trono do Senhor. Naquele dia, muitos estarão de pé para honra e outros, infelizmente, para desonra. Será que ali seremos encontrados como servos bons e fiéis? Será que desfilaremos na delegação dos que combateram o bom combate, completaram a carreira e guardaram a fé?

Há quase 2.000 anos atrás, os jogos Ístmicos eram periodicamente realizados na cidade grega de Corinto; estes tão importantes quanto os das cidades de Olímpia, Delfos, Argólida e muitas outras. Naquele tempo, ao escrever várias cartas para os cristãos, Paulo, o apóstolo, comparou várias vezes os cristãos com os atletas do seu tempo. Em sua passagem pelas cidades gregas, ele observou o árduo processo de preparação a que os atletas gregos eram submetidos, a dieta alimentar, a severidade com que disciplinavam o corpo e a obediência às regras necessárias para se atingir o padrão requerido para os jogos. Os atletas de hoje não são diferentes, mas e quanto a nós, cristãos?

Como atletas devemos – através da dependência do Espírito Santo, da disciplina, prática e perseverança, chegar ao estado em que a mente controla nosso corpo, e não sofrer as consequências de ser governado por ela cedendo às paixões, desejos e inclinações que nos levam para longe de Deus. Para isso, é preciso aprender a pensar como Jesus. Quando não o fazemos, nossas atitudes e reações diante da vida são diferentes das d’Ele, e é também por isso que muitos conquistam pouca credibilidade como cristãos perante a geração atual. Nossas atitudes não coincidem com o que muitas vezes pregamos! Precisamos constantemente parar e avaliar a nossa forma de pensar; como o próprio Paulo disse, “levar todos os nossos pensamentos cativos a Cristo Jesus”. Tendo isso em mente, precisamos nos alimentar com “A Verdade”. Diante disso, qual tem sido a nossa dieta alimentar? O que temos usado para nutrir nossas mentes e corações? É bem simples fazermos uma avaliação, basta analisarmos nossas atitudes, pois elas representam aquilo que cremos ser, de fato, verdade. Então a questão é: elas expressam o caráter de Deus ou não?

Um bom atleta também precisa se exercitar sistematicamente. Precisamos praticar a fé, o domínio próprio, a justiça e a piedade. Se um corredor treinar apenas esporadicamente, certamente ele não suportará a pressão de uma grande maratona!

Além disso, é necessário ter metas. Cada atleta Olímpico tem a sua – a medalha de ouro. Precisamos conhecer o nosso chamado, nossa vocação! É incrível o número de pessoas, jovens, adultos e idosos, que ainda não sabem por que estão nesse mundo, quais são suas áreas de atuação e quais os dons e talentos que elas receberam de Deus. Há pessoas que passam toda uma vida sem examinarem a si mesmas! Segundo H. F. Amiel, “para aquele que não sabe para que porto viaja, não há vento que lhe seja favorável”. Um atleta profissional sempre trabalha com metas específicas e treina arduamente para alcançá-las. A perseverança é uma marca imprescindível dos vencedores, para isso precisamos tomar a nossa cruz de cada dia. Ainda assim, em nossa caminhada nem sempre sentiremos a presença de Deus; nem sempre conseguiremos compreender os obstáculos à nossa frente; nem sempre a nossa “matemática” funcionará, mas é preciso ter perseverança, sempre!

Um atleta precisa conhecer bem os critérios dos juízes e obedecer a todas as regras. Devemos estudar seriamente a palavra de Deus e viver de acordo com os seus critérios. “A Bíblia precisa ser estudada com a mesma atitude e seriedade com que um atleta profissional se prepara para uma importante prova. Muitos erros doutrinários têm surgido da falta de perspectiva espiritual, ou de um ponto de vista limitado da verdade bíblica. A maioria das grandes verdades não está na superfície e, por isso, só podem ser trazidas à luz mediante trabalho paciente”, disse F. C. Thompson. Então, assim como no atletismo, concentração e disciplina são indispensáveis. Mas, por não entender este princípio, por não conhecerem a palavra da verdade, muitos perecem fora e dentro da igreja.

O uso de bons acessórios e equipamentos também é muito importante; ler bons livros, participar de boas conversas, ouvir boa música (a qual, diga-se de passagem, tem sido cada vez mais difícil de se encontrar) – além de, claro, ter um bom treinador assim como Eliseu andou com Elias, como os discípulos andaram com Jesus, além de tantos outros exemplos. Precisamos de alguém com quem possamos prestar contas, alguém que possa caminhar conosco, que possamos admirar e seguir de perto o exemplo. Infelizmente, não são muitos os bons treinadores; sem falar de muitos que acabam treinando sozinhos, sem serem mentoreados e submetidos à prestação de contas. Assim, é importante não nos esquecermos de que um bom treino é uma marca de quem vence.

No empenho de todo este processo, um atleta precisa de bons patrocinadores. Quanto a nós, nunca podemos nos esquecer de que sozinhos não podemos fazer nada; devemos orar, dar apoio, ajudarmos uns aos outros e, sempre, sempre depender do Espírito Santo de Deus. Ainda assim, no estádio da vida, muitos torcerão contra nós.

Há, porém, uma diferença entre a vida cristã e os jogos olímpicos: nos jogos, apenas quem chega em primeiro lugar recebe a medalha de ouro – mas, na corrida da fé proposta diante de nós, todos somos chamados para treinar, competir e ganhar a vitória que é a vida eterna. O desejo de Deus é que todos que ultrapassem a linha de chegada e compartilhem da honra e da vitória conquistada já conquistada por Aquele que já ganhou a corrida em primeiro lugar e de uma vez por todas: Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo! Portanto, nosso dever é o de treinar severamente e correr para vencer. Você realmente quer cruzar a linha de chegada?

Diante deste grande desafio, que é ser um cristão verdadeiro, tenho para mim que a atitude mais sábia está na aplicação das palavras de Paulo às nossas vidas: “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. Senhor, ajuda-nos, por Tua graça, a cruzarmos a linha de chegada!

Mais do ME
Crianças são crianças

Crianças são crianças

Crianças são crianças. E quando estão juntas, mais crianças se tornam em sua vivacidade e criatividade. Não foi diferente o que eu vi ao chegar ao “comedor” da Igreja Adventista na comunidade de Santa Cruz, na Venezuela, como já aludi anteriormente…

ler mais

Qual é o futuro da FATEV?

Em Assembleia Extraordinária, realizada em 18 de janeiro de 2024, a Mantenedora da FATEV, o Movimento Encontrão (ME), deliberou pela não abertura de nova turma para o curso presencial do Bacharelado em Teologia no ano letivo de 2024 e, paralelamente, pelo encaminhamento dos procedimentos de descontinuidade do Bacharelado presencial da instituição.

Crianças são crianças

Crianças são crianças. E quando estão juntas, mais crianças se tornam em sua vivacidade e criatividade. Não foi diferente o que eu vi ao chegar ao “comedor” da Igreja Adventista na comunidade de Santa Cruz, na Venezuela, como já aludi anteriormente…

De Pôncio a Pilatos…

O dito acima pode referir-se a pessoas que vão de um ‘extremo ao outro’, no que diz respeito às suas convicções e atitudes. A história recente da igreja e da teologia contém alguns personagens com este tipo de trajetória. Menciono aqui apenas…

Inteligência Artificial e o perdão dos pecados

O que caracteriza uma pessoa é que ela é levada a agir por meio de motivações não completamente decifráveis. Não é possível compreendê-la por inteiro aplicando-se o método de aproximação de causa e efeito. Diferentes pessoas…

Trabalhos de conclusão são apresentados

Na semana passada ocorreu a última banca de TCC do semestre do curso de Teologia da FATEV. É com grande alegria que compartilhamos que todos os trabalhos de conclusão de curso foram aprovados. Confira os estudantes e os temas que…

Departamentos realizam treinamento brigadista

Nos dias 05 e 06 de junho, os departamentos do Movimento Encontrão presentes em Curitiba realizaram um treinamento junto aos bombeiros. Alguns estudantes e funcionários da secretaria e biblioteca estiveram…

FATEV sedia FaithTech Curitiba

Na última segunda-feira aconteceu a primeira edição do FaithTech promovido em parceria com a FATEV. O evento reuniu mais de 70 pessoas e foi transmitido ao vivo pelo canal da FATEV e do Pão Diário Universitários no Youtube…

IECLB disponibiliza conteúdos sobre povos indígenas

No portal Luteranos, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, encontramos diversos materiais relacionados à fé, teologia e confissões, bem como as notícias de tudo o que é promovido pela instituição. No mês de Abril…

Novo CMA é eleito pelos estudantes

Os estudantes da FATEV estão com uma nova representatividade. No dia 03 de março de 2023, foi realizada a eleição da nova diretoria do Centro de Mobilização Acadêmica, o CMA, junto ao culto da FATEV. Os nomes eleitos são os seguintes…

O protagonismo feminino na Bíblia

Por vezes, a Bíblia e a fé cristã são duramente criticadas e acusadas de machismo e de colocar o papel feminino como algo secundário, de menor valor em relação ao homem. Entretanto, um olhar atento e com profundidade verá…

Christian Britto é o novo diretor da FATEV

É com muita gratidão e alegria que anunciamos uma importante transição que está acontecendo na direção da FATEV. Depois de 4 anos à frente da Instituição, Renato Raasch está se desligando da função e passa o bastão para Christian de Britto.

Avivamento e reescrita da Bíblia são temas da Semana Acadêmica

Passado o recesso de Carnaval, a FATEV promove mais uma Semana Acadêmica para os estudantes da graduação em teologia. Neste ano, os professores da casa estarão abordando as diferentes áreas da teologia, conforme a temática principal escolhida TRILHOS TEOLÓGICOS…

De Pôncio a Pilatos…

De Pôncio a Pilatos…

O dito acima pode referir-se a pessoas que vão de um ‘extremo ao outro’, no que diz respeito às suas convicções e atitudes. A história recente da igreja e da teologia contém alguns personagens com este tipo de trajetória. Menciono aqui apenas…

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.