O problema do raciocínio em esferas

Neste tipo de pensamento não há meio termo, ou algo é sagrado ou secular, as categorias são auto excludentes, é como se lutassem entre si pela supremacia.

25
maio, 2021

Christian de Britto – professor da FATEV

Segundo o teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer (1906-1945), a ideia grega de que a realidade é separada entre uma esfera espiritual e outra terrena influenciou o cristianismo de tal maneira que gerou o que ele chamou de ‘raciocínio em duas esferas’. Para ele, esta forma de pensar basicamente divide as coisas em duas categorias, uma sagrada, considerada superior, e outra profana.

Neste tipo de pensamento não há meio termo, ou algo é sagrado ou secular, as categorias são auto excludentes, é como se lutassem entre si pela supremacia. Por exemplo, durante toda a Idade Média observa-se uma tentativa de domínio das chamadas coisas espirituais sobre as mundanas, do reino da graça sobre o da natureza. Já na era moderna, ocorre o movimento contrário, com uma crescente valorização do mundano em detrimento do espiritual, explica Bonhoeffer.

Como consequência, este raciocínio em esferas constantemente induz os cristãos a um pensamento dicotômico, onde termos são considerados sempre em sua oposição, como: sagrado-profano, sobrenatural-natural, fé-razão, ciência-religião, oração-ação, teoria-prática, corpo-espírito. Esta divisão fictícia da realidade ficou conhecida na Idade Média como relação Graça-Natureza. Benjamim van Der Walt, um filósofo cristão sul africano, explica que toda a história do cristianismo pode ser compreendida por meio da forma em que a relação entre estas duas esferas se estabeleceu. Neste sentido temos as seguintes possibilidades: a) a Graça se opõe a Natureza; b) a Graça se iguala a Natureza; c) a Graça aperfeiçoa a Natureza; d) a Graça se coloca lado a lado com a Natureza; e) a Graça restaura a Natureza.

A ideia de que a Graça aperfeiçoa a Natureza foi amplamente difundida na Idade Média através do pensamento de Tomás de Aquino, mesmo havendo uma intenção de enfatizar a superioridade da Graça esta perspectiva manteve uma separação com a Natureza. De acordo com as Escrituras, a perspectiva correta é aquela em que a Graça restaura a natureza porque este é o verdadeiro significado da redenção, o sangue de Cristo foi derramado na cruz para que “por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus” (Cl 1:20). Ainda assim, novos convertidos, após descobrirem a verdadeira dimensão espiritual da realidade, podem facilmente cair na tentação de acreditar que coisas espirituais constituem uma dimensão diferente, que pode ser considerada superior, paralela, semelhante ou oposta à realidade terrena que já conhecem. Quando isso ocorre, eles desconsideram a necessidade de reinterpretar a realidade como um todo harmônico através da renovação do entendimento (Rm 12.1-2) e facilmente conformam-se com a crença de que a realidade é dividida entre dimensões espiritual e secular, adotando assim um padrão de raciocínio em duas esferas.

Mais do ME
Crianças são crianças

Crianças são crianças

Crianças são crianças. E quando estão juntas, mais crianças se tornam em sua vivacidade e criatividade. Não foi diferente o que eu vi ao chegar ao “comedor” da Igreja Adventista na comunidade de Santa Cruz, na Venezuela, como já aludi anteriormente…

ler mais

Programa de Bolsas FATEV 2025

Programa de Bolsas FATEV 2025 visa atender pessoas que atuam em algum ministério na igreja ou que exercem alguma função religiosa. Acesse o conteúdo e saiba mais. Realize seu sonho de fazer Bacharel em Teologia.

Crianças são crianças

Crianças são crianças. E quando estão juntas, mais crianças se tornam em sua vivacidade e criatividade. Não foi diferente o que eu vi ao chegar ao “comedor” da Igreja Adventista na comunidade de Santa Cruz, na Venezuela, como já aludi anteriormente…

De Pôncio a Pilatos…

O dito acima pode referir-se a pessoas que vão de um ‘extremo ao outro’, no que diz respeito às suas convicções e atitudes. A história recente da igreja e da teologia contém alguns personagens com este tipo de trajetória. Menciono aqui apenas…

Inteligência Artificial e o perdão dos pecados

O que caracteriza uma pessoa é que ela é levada a agir por meio de motivações não completamente decifráveis. Não é possível compreendê-la por inteiro aplicando-se o método de aproximação de causa e efeito. Diferentes pessoas…

Trabalhos de conclusão são apresentados

Na semana passada ocorreu a última banca de TCC do semestre do curso de Teologia da FATEV. É com grande alegria que compartilhamos que todos os trabalhos de conclusão de curso foram aprovados. Confira os estudantes e os temas que…

Departamentos realizam treinamento brigadista

Nos dias 05 e 06 de junho, os departamentos do Movimento Encontrão presentes em Curitiba realizaram um treinamento junto aos bombeiros. Alguns estudantes e funcionários da secretaria e biblioteca estiveram…

FATEV sedia FaithTech Curitiba

Na última segunda-feira aconteceu a primeira edição do FaithTech promovido em parceria com a FATEV. O evento reuniu mais de 70 pessoas e foi transmitido ao vivo pelo canal da FATEV e do Pão Diário Universitários no Youtube…

IECLB disponibiliza conteúdos sobre povos indígenas

No portal Luteranos, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, encontramos diversos materiais relacionados à fé, teologia e confissões, bem como as notícias de tudo o que é promovido pela instituição. No mês de Abril…

Novo CMA é eleito pelos estudantes

Os estudantes da FATEV estão com uma nova representatividade. No dia 03 de março de 2023, foi realizada a eleição da nova diretoria do Centro de Mobilização Acadêmica, o CMA, junto ao culto da FATEV. Os nomes eleitos são os seguintes…

O protagonismo feminino na Bíblia

Por vezes, a Bíblia e a fé cristã são duramente criticadas e acusadas de machismo e de colocar o papel feminino como algo secundário, de menor valor em relação ao homem. Entretanto, um olhar atento e com profundidade verá…

Christian Britto é o novo diretor da FATEV

É com muita gratidão e alegria que anunciamos uma importante transição que está acontecendo na direção da FATEV. Depois de 4 anos à frente da Instituição, Renato Raasch está se desligando da função e passa o bastão para Christian de Britto.

Avivamento e reescrita da Bíblia são temas da Semana Acadêmica

Passado o recesso de Carnaval, a FATEV promove mais uma Semana Acadêmica para os estudantes da graduação em teologia. Neste ano, os professores da casa estarão abordando as diferentes áreas da teologia, conforme a temática principal escolhida TRILHOS TEOLÓGICOS…

De Pôncio a Pilatos…

De Pôncio a Pilatos…

O dito acima pode referir-se a pessoas que vão de um ‘extremo ao outro’, no que diz respeito às suas convicções e atitudes. A história recente da igreja e da teologia contém alguns personagens com este tipo de trajetória. Menciono aqui apenas…

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.