O problema do raciocínio em esferas

Neste tipo de pensamento não há meio termo, ou algo é sagrado ou secular, as categorias são auto excludentes, é como se lutassem entre si pela supremacia.

25
maio, 2021

Christian de Britto – professor da FATEV

Segundo o teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer (1906-1945), a ideia grega de que a realidade é separada entre uma esfera espiritual e outra terrena influenciou o cristianismo de tal maneira que gerou o que ele chamou de ‘raciocínio em duas esferas’. Para ele, esta forma de pensar basicamente divide as coisas em duas categorias, uma sagrada, considerada superior, e outra profana.

Neste tipo de pensamento não há meio termo, ou algo é sagrado ou secular, as categorias são auto excludentes, é como se lutassem entre si pela supremacia. Por exemplo, durante toda a Idade Média observa-se uma tentativa de domínio das chamadas coisas espirituais sobre as mundanas, do reino da graça sobre o da natureza. Já na era moderna, ocorre o movimento contrário, com uma crescente valorização do mundano em detrimento do espiritual, explica Bonhoeffer.

Como consequência, este raciocínio em esferas constantemente induz os cristãos a um pensamento dicotômico, onde termos são considerados sempre em sua oposição, como: sagrado-profano, sobrenatural-natural, fé-razão, ciência-religião, oração-ação, teoria-prática, corpo-espírito. Esta divisão fictícia da realidade ficou conhecida na Idade Média como relação Graça-Natureza. Benjamim van Der Walt, um filósofo cristão sul africano, explica que toda a história do cristianismo pode ser compreendida por meio da forma em que a relação entre estas duas esferas se estabeleceu. Neste sentido temos as seguintes possibilidades: a) a Graça se opõe a Natureza; b) a Graça se iguala a Natureza; c) a Graça aperfeiçoa a Natureza; d) a Graça se coloca lado a lado com a Natureza; e) a Graça restaura a Natureza.

A ideia de que a Graça aperfeiçoa a Natureza foi amplamente difundida na Idade Média através do pensamento de Tomás de Aquino, mesmo havendo uma intenção de enfatizar a superioridade da Graça esta perspectiva manteve uma separação com a Natureza. De acordo com as Escrituras, a perspectiva correta é aquela em que a Graça restaura a natureza porque este é o verdadeiro significado da redenção, o sangue de Cristo foi derramado na cruz para que “por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus” (Cl 1:20). Ainda assim, novos convertidos, após descobrirem a verdadeira dimensão espiritual da realidade, podem facilmente cair na tentação de acreditar que coisas espirituais constituem uma dimensão diferente, que pode ser considerada superior, paralela, semelhante ou oposta à realidade terrena que já conhecem. Quando isso ocorre, eles desconsideram a necessidade de reinterpretar a realidade como um todo harmônico através da renovação do entendimento (Rm 12.1-2) e facilmente conformam-se com a crença de que a realidade é dividida entre dimensões espiritual e secular, adotando assim um padrão de raciocínio em duas esferas.

Mais do ME
Estudantes participam de Seminário da IECLB

Estudantes participam de Seminário da IECLB

Nos dias 30.04 e 01.05 os alunos da FATEV e da FLT participaram do Seminário com estudantes de Teologia da IECLB, conduzido pela Secretaria de Formação referente ao Programa de Acompanhamento a Estudantes da IECLB. O seminário aconteceu na Pousada Betânia em Curitiba e foi um tempo precioso…

ler mais

FATEV lança podcast Viva a Missão

Na noite de ontem, 09.05, a FATEV lançou oficialmente seu novo Podcast intitulado VIVA A MISSÃO. O lançamento ocorreu nos próprios corredores da que dão acesso às salas de aula da faculdade. Christian de Britto e Gabriel Hertz falaram um pouco sobre as gravações e os sonhos para o futuro também…

Estudantes participam de Seminário da IECLB

Nos dias 30.04 e 01.05 os alunos da FATEV e da FLT participaram do Seminário com estudantes de Teologia da IECLB, conduzido pela Secretaria de Formação referente ao Programa de Acompanhamento a Estudantes da IECLB. O seminário aconteceu na Pousada Betânia em Curitiba e foi um tempo precioso…

Adriano Cunha é o novo presidente do CMA

Na última sexta-feira, dia 1º de abril, foi realizada a eleição da nova diretoria do Centro de Mobilização Acadêmica, o CMA, junto ao culto da FATEV. Os nomes eleitos são os seguintes: Adriano Medeiros da Cunha – presidente, Maria Eduarda Kiekow – vice-presidenta, Josua Toloza – tesoureiro, Mara…

EaD FATEV é apresentado na Assembleia do ME

No sábado, dia 26.03, aconteceu a explanação sobre os encaminhamentos referente ao EaD da FATEV durante a Assembleia do Movimento Encontrão. O coordenador Edson Munck Jr. explicou acerca do que vem sendo feito ainda referente às documentações exigidas pelo…

Trabalhos aprovados da graduação

Nas últimas semanas a FATEV realizou cinco bancas de apresentação de TCC referente ao segundo semestre de 2021 do curso de graduação em teologia. As bancas aconteceram de modo online, o que permitiu a participação de alunos, professores e amigos dos mais diversos locais. Confira a lista…

O batismo luterano garante a salvação?

John Aamot é um estimado pastor e evangelista americano que veio fazer missão no Brasil no século XX, tendo grande envolvimento com o meio luterano. Os frutos do seu ministério são visíveis até os dias de hoje, sendo um deles a sua atuação de discipulado e pequenos grupos no sul do país, que deu origem àquilo…

Funcionamento da Biblioteca

A Biblioteca da FATEV possui um vasto número de materiais que são um grande suporte aos estudantes no processo de aprendizado dos cursos de teologia e de pós-graduação. Atualmente são contabilizados mais de 18.000 títulos das mais variadas áreas de conhecimento…

Vestibular Agendado – Últimas Semanas

Ainda é possível fazer o Vestibular Agendado para ingressar na nova turma de Teologia de 2022 da FATEV. Entretanto, vale ressaltar que estamos chegando nos últimos dias! As aulas iniciam dia 14 de fevereiro, com a Semana Acadêmica conduzida pelo diretor Renato Raasch. É claro que até o momento…

O que atrapalha sua espiritualidade?

A vida da grande maioria da população brasileira é extremamente corrida. Não temos tempo para nada e estamos sempre correndo. Especialmente os grandes centros urbanos são o reflexo de uma sociedade que vive com pressa e muitas vezes com baixa qualidade de vida. Em meio a tudo isso…

Colação de Grau em Gabinete

COMUNICADO DIR Nº 14/2021
Assunto: Datas para Colação de Grau em Gabinete 2º semestre/2021
Curso: Graduação em Teologia

Nova gestão da CPA é escolhida

A Comissão Própria de Avaliação é um dos grupos de grande importância para a instituição. Em reunião realizada dia 07/10/20201, às 9h30, no formato online, a Comissão Própria de Avaliação deliberou os seguintes temas: 1) Eleição para os cargos da nova gestão da CPA. 2) Elaboração de…

Vestibular Teologia 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular da FATEV do curso de teologia presencial para o ano de 2022. É um bacharelado em teologia com ênfase em missão urbana e reconhecido pelo MEC. O curso foi estruturado de tal modo que pode ser concluído num período entre quatro a quatro anos e meio….

Adriano Cunha é o novo presidente do CMA

Adriano Cunha é o novo presidente do CMA

Na última sexta-feira, dia 1º de abril, foi realizada a eleição da nova diretoria do Centro de Mobilização Acadêmica, o CMA, junto ao culto da FATEV. Os nomes eleitos são os seguintes: Adriano Medeiros da Cunha – presidente, Maria Eduarda Kiekow – vice-presidenta, Josua Toloza – tesoureiro, Mara…

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.