O problema do raciocínio em esferas

Neste tipo de pensamento não há meio termo, ou algo é sagrado ou secular, as categorias são auto excludentes, é como se lutassem entre si pela supremacia.

25
maio, 2021

Christian de Britto – professor da FATEV

Segundo o teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer (1906-1945), a ideia grega de que a realidade é separada entre uma esfera espiritual e outra terrena influenciou o cristianismo de tal maneira que gerou o que ele chamou de ‘raciocínio em duas esferas’. Para ele, esta forma de pensar basicamente divide as coisas em duas categorias, uma sagrada, considerada superior, e outra profana.

Neste tipo de pensamento não há meio termo, ou algo é sagrado ou secular, as categorias são auto excludentes, é como se lutassem entre si pela supremacia. Por exemplo, durante toda a Idade Média observa-se uma tentativa de domínio das chamadas coisas espirituais sobre as mundanas, do reino da graça sobre o da natureza. Já na era moderna, ocorre o movimento contrário, com uma crescente valorização do mundano em detrimento do espiritual, explica Bonhoeffer.

Como consequência, este raciocínio em esferas constantemente induz os cristãos a um pensamento dicotômico, onde termos são considerados sempre em sua oposição, como: sagrado-profano, sobrenatural-natural, fé-razão, ciência-religião, oração-ação, teoria-prática, corpo-espírito. Esta divisão fictícia da realidade ficou conhecida na Idade Média como relação Graça-Natureza. Benjamim van Der Walt, um filósofo cristão sul africano, explica que toda a história do cristianismo pode ser compreendida por meio da forma em que a relação entre estas duas esferas se estabeleceu. Neste sentido temos as seguintes possibilidades: a) a Graça se opõe a Natureza; b) a Graça se iguala a Natureza; c) a Graça aperfeiçoa a Natureza; d) a Graça se coloca lado a lado com a Natureza; e) a Graça restaura a Natureza.

A ideia de que a Graça aperfeiçoa a Natureza foi amplamente difundida na Idade Média através do pensamento de Tomás de Aquino, mesmo havendo uma intenção de enfatizar a superioridade da Graça esta perspectiva manteve uma separação com a Natureza. De acordo com as Escrituras, a perspectiva correta é aquela em que a Graça restaura a natureza porque este é o verdadeiro significado da redenção, o sangue de Cristo foi derramado na cruz para que “por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus” (Cl 1:20). Ainda assim, novos convertidos, após descobrirem a verdadeira dimensão espiritual da realidade, podem facilmente cair na tentação de acreditar que coisas espirituais constituem uma dimensão diferente, que pode ser considerada superior, paralela, semelhante ou oposta à realidade terrena que já conhecem. Quando isso ocorre, eles desconsideram a necessidade de reinterpretar a realidade como um todo harmônico através da renovação do entendimento (Rm 12.1-2) e facilmente conformam-se com a crença de que a realidade é dividida entre dimensões espiritual e secular, adotando assim um padrão de raciocínio em duas esferas.

Mais do ME
Nova gestão da CPA é escolhida

Nova gestão da CPA é escolhida

A Comissão Própria de Avaliação é um dos grupos de grande importância para a instituição. Em reunião realizada dia 07/10/20201, às 9h30, no formato online, a Comissão Própria de Avaliação deliberou os seguintes temas: 1) Eleição para os cargos da nova gestão da CPA. 2) Elaboração de…

ler mais

Colação de Grau em Gabinete

COMUNICADO DIR Nº 14/2021
Assunto: Datas para Colação de Grau em Gabinete 2º semestre/2021
Curso: Graduação em Teologia

Nova gestão da CPA é escolhida

A Comissão Própria de Avaliação é um dos grupos de grande importância para a instituição. Em reunião realizada dia 07/10/20201, às 9h30, no formato online, a Comissão Própria de Avaliação deliberou os seguintes temas: 1) Eleição para os cargos da nova gestão da CPA. 2) Elaboração de…

Vestibular Teologia 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular da FATEV do curso de teologia presencial para o ano de 2022. É um bacharelado em teologia com ênfase em missão urbana e reconhecido pelo MEC. O curso foi estruturado de tal modo que pode ser concluído num período entre quatro a quatro anos e meio….

Como os cristãos devem interpretar o Antigo Testamento

Conforme Lutero, houve duas pregações públicas de Deus, a primeira encontra-se no Livro do Êxodo, no capítulo 20; a segunda está no relato de Atos 2, na proclamação dos discípulos. A primeira é a lei de Deus, que está voltada para a nossa atuação, ela consiste em exigir…

FATEV participa de reunião em preparação para o EaD

A Direção da FATEV e a Coordenação do projeto EaD da instituição participaram de reunião com os consultores do Grupo Conquer na manhã do dia 13 de agosto de 2021. Na pauta de diálogo, detectaram-se e alinharam-se processos de decisão necessários para as próximas…

O Cristão e as Olimpíadas

Sem dúvida assistiremos a um dos maiores eventos esportivos do nosso tempo, as Olimpíadas realizadas em Tokyo, no Japão. Ali estarão presentes os melhores atletas do mundo contemporâneo, homens e mulheres que dedicam toda a sua vida ao esporte. Ao assistir à cerimônia de abertura dos Jogos…

FATEV firma parceria para o EaD

As mais de três décadas de contribuição teológica da FATEV querem chegar ao universo da educação a distância, renovando e expandindo a vocação da escola.

Eu sou o melhor!

Cristiano Ronaldo é um dos grandes craques do futebol mundial. Vencedor de 5 bolas de ouro e 5 Champions League, o jogador de 36 anos ainda desperta o interesse dos principais clubes de futebol do planeta. O português ainda é um fenômeno nas redes sociais, sendo…

O bom samaritano e a sociedade

De acordo com a Palavra de Deus devemos amar nosso próximo e isto implica em acolhê-lo em suas necessidades. Isto foi claramente exemplificado por Jesus em uma de suas parábolas, a do bom samaritano (Lc 10:25-37). Nela Jesus explica que um homem descia…

De onde você tira o tempo?

15s de Stories, 1 min no Reels, um Clickbait, três linhas de uma manchete sensacionalista… Vivendo a vida em pedaços editados de uma realidade mentirosa! Um mundo que prega liberdade, mas te obriga a esconder quem você realmente é…

As grandes áreas da sociedade

Em 1975, Loren Cunningham, fundador da organização cristã Jovens Com Uma Missão (JOCUM), estava orando a Deus sobre o que deveria ser feito para que as nações pudessem conhecer a Deus. Na ocasião, ele recebeu uma lista com os seguintes nomes…

Até quando, Senhor?

Provavelmente, você já parou para se perguntar: “essa pandemia vai durar quanto tempo, Senhor?”, “o que ainda precisa e vai acontecer?”, “o que mais eu posso fazer para diminuir os impactos de tudo isto?”. São indagações recorrentes…

Vestibular Teologia 2022

Vestibular Teologia 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular da FATEV do curso de teologia presencial para o ano de 2022. É um bacharelado em teologia com ênfase em missão urbana e reconhecido pelo MEC. O curso foi estruturado de tal modo que pode ser concluído num período entre quatro a quatro anos e meio….

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.