O protagonismo feminino na Bíblia

Deus escolheu e levantou mulheres para assumir o protagonismo da história redentora da humanidade.

8
março, 2023

Gabriel Hertz

Hoje, dia 08 de março, é comemorado o dia internacional da mulher. Nessa data tão especial, queremos lembrar de uma pintura por Grace Remington, uma freira nascida nos Estados Unidos, sobre Eva e Maria.

“Mary and Eve” de Grace Remington

 

A pintura retrata Maria, mãe de Jesus, consolando Eva, que está com o fruto proibido na mão e com a serpente enrolada em sua perna. Dito isso, não cabe aqui uma explicação de todos os símbolos e significados dessa obra magnífica de Grace. Queremos mesmo é ressaltar o PROTAGONISMO que as mulheres tiveram em momentos essenciais da narrativa bíblica.

“Maria teve um papel único na realização do plano de Deus para a salvação da humanidade. Os fatos da encarnação e do nascimento virginal nos quais Maria desempenhou um papel vital são de tremendo significado para a Cristologia.”

Mary Evans

Por vezes, a Bíblia e a fé cristã são duramente criticadas e acusadas de machismo e de colocar o papel feminino como algo secundário, de menor valor em relação ao homem. Entretanto, um olhar atento e com profundidade verá facilmente que, mesmo em épocas de total desigualdade e opressão, Deus escolheu e levantou mulheres para assumir o protagonismo da história redentora da humanidade.

“A atitude corajosa e altruísta de Ester é um exemplo para todos nós! Amar a Deus e ao seu povo mais do que a própria vida […] Mais cedo ou mais tarde, todos terão que passar pelo mesmo teste de Ester: “Estou pronto para o sacrifício; se Ele quiser, também estou pronto a morrer por Ele. Ele pode dispor de mim.”

Alcides Jucksch

Nosso desejo é que Jesus continue levantando mulheres com o caráter firmado nele, nas mais diversas áreas da sociedade, para que sejam luz e reflitam Cristo. Que seu protagonismo seja retomado, para a glória de Deus.

Mais do ME
Crianças são crianças

Crianças são crianças

Crianças são crianças. E quando estão juntas, mais crianças se tornam em sua vivacidade e criatividade. Não foi diferente o que eu vi ao chegar ao “comedor” da Igreja Adventista na comunidade de Santa Cruz, na Venezuela, como já aludi anteriormente…

ler mais

Qual é o futuro da FATEV?

Em Assembleia Extraordinária, realizada em 18 de janeiro de 2024, a Mantenedora da FATEV, o Movimento Encontrão (ME), deliberou pela não abertura de nova turma para o curso presencial do Bacharelado em Teologia no ano letivo de 2024 e, paralelamente, pelo encaminhamento dos procedimentos de descontinuidade do Bacharelado presencial da instituição.

Crianças são crianças

Crianças são crianças. E quando estão juntas, mais crianças se tornam em sua vivacidade e criatividade. Não foi diferente o que eu vi ao chegar ao “comedor” da Igreja Adventista na comunidade de Santa Cruz, na Venezuela, como já aludi anteriormente…

De Pôncio a Pilatos…

O dito acima pode referir-se a pessoas que vão de um ‘extremo ao outro’, no que diz respeito às suas convicções e atitudes. A história recente da igreja e da teologia contém alguns personagens com este tipo de trajetória. Menciono aqui apenas…

Inteligência Artificial e o perdão dos pecados

O que caracteriza uma pessoa é que ela é levada a agir por meio de motivações não completamente decifráveis. Não é possível compreendê-la por inteiro aplicando-se o método de aproximação de causa e efeito. Diferentes pessoas…

Trabalhos de conclusão são apresentados

Na semana passada ocorreu a última banca de TCC do semestre do curso de Teologia da FATEV. É com grande alegria que compartilhamos que todos os trabalhos de conclusão de curso foram aprovados. Confira os estudantes e os temas que…

Departamentos realizam treinamento brigadista

Nos dias 05 e 06 de junho, os departamentos do Movimento Encontrão presentes em Curitiba realizaram um treinamento junto aos bombeiros. Alguns estudantes e funcionários da secretaria e biblioteca estiveram…

FATEV sedia FaithTech Curitiba

Na última segunda-feira aconteceu a primeira edição do FaithTech promovido em parceria com a FATEV. O evento reuniu mais de 70 pessoas e foi transmitido ao vivo pelo canal da FATEV e do Pão Diário Universitários no Youtube…

IECLB disponibiliza conteúdos sobre povos indígenas

No portal Luteranos, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, encontramos diversos materiais relacionados à fé, teologia e confissões, bem como as notícias de tudo o que é promovido pela instituição. No mês de Abril…

Novo CMA é eleito pelos estudantes

Os estudantes da FATEV estão com uma nova representatividade. No dia 03 de março de 2023, foi realizada a eleição da nova diretoria do Centro de Mobilização Acadêmica, o CMA, junto ao culto da FATEV. Os nomes eleitos são os seguintes…

Christian Britto é o novo diretor da FATEV

É com muita gratidão e alegria que anunciamos uma importante transição que está acontecendo na direção da FATEV. Depois de 4 anos à frente da Instituição, Renato Raasch está se desligando da função e passa o bastão para Christian de Britto.

Avivamento e reescrita da Bíblia são temas da Semana Acadêmica

Passado o recesso de Carnaval, a FATEV promove mais uma Semana Acadêmica para os estudantes da graduação em teologia. Neste ano, os professores da casa estarão abordando as diferentes áreas da teologia, conforme a temática principal escolhida TRILHOS TEOLÓGICOS…

Início das aulas da Graduação

As turmas do segundo e do terceiro ano começaram com o módulo de “Pressupostos Exegéticos” com o lendário professor Martin Weingaertner. Já a turma do quarto ano possui o sistema de disciplinas, sendo cada dia da semana uma matéria diferente até o final do semestre. Confira as aulas desse semestre:

De Pôncio a Pilatos…

De Pôncio a Pilatos…

O dito acima pode referir-se a pessoas que vão de um ‘extremo ao outro’, no que diz respeito às suas convicções e atitudes. A história recente da igreja e da teologia contém alguns personagens com este tipo de trajetória. Menciono aqui apenas…

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.