O verdadeiro amor gera movimento e exige responsabilidade

Esse projeto “Dois Pães e Um Pingado” é prova concreta do cuidado Dele para com cada criatura sua e mais uma oportunidade ao despertamento às questões essenciais da vida.

16
março, 2020

Por Priscila Starosky – Acadêmica de Teologia da FATEV

Na manhã do dia 14 de Março de 2020, estudantes da FATEV (Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba) e universitários residentes na CELU (Casa do Estudante Luterano Universitário) reuniram-se para levar mais dignidade, significado de vida e esperança às pessoas em situação de rua. Como isso é possível? Através do pão, através de alimento. A fome que sentem precisa ser suprida em todos os sentidos, a começar pelo que é básico: a necessidade física. O pacotinho com pão, banana e bolacha preparado antes mesmo de sairmos às ruas ajuda a quebrar o gelo, oportuniza o contato, abre espaço para além do “oi”,  estabelece o início de uma comunicação guiada pelo Espírito Santo de Deus. Para transmitir a mensagem do Reino, interessar-se pelas reais condições e emoções do próximo é imprescindível, estar com o coração aberto é fundamental e dispor os ouvidos para que estejam atentos ao que será apresentado a nós, revela se os passos anteriores são reais. 

A cada história encontrada demonstra-se o clamor por liberdade. Em cada diálogo desvenda-se um coração sedento por recomeço, por uma vida nova! Sou uma aprendiz impactada e reflexiva em relação a esse projeto, pois não lidamos apenas com questões teológicas, mas sim, estamos diante de almas desesperadas pelo resgate da razão e sentido de ser quem são chamados para ser: filhos amados por Deus. A todo instante observando os semblantes e as reações ao meu redor, deparo-me com a instabilidade e fragilidade de meus esforços e a impotência de minha humanidade refletindo o meu pecado, na tentativa de comunicar o que um dia recebi: as boas novas da Graça de Deus. Apesar dessa constatação dolorida, ainda posso afirmar: que presente é estar com pessoas e poder falar de Cristo! Esse dom oferecido foi conquistado na cruz para que haja transformação constante. Sem dúvida, Deus tem formas muito especiais de nos surpreender. Esse projeto “Dois Pães e Um Pingado” é prova concreta do cuidado Dele para com cada criatura sua e mais uma oportunidade ao despertamento às questões essencias da vida. Diante da clareza de nossa insegurança e pequenez, existe a entrega a Deus, o clamor por discernimento e sabedoria e, especialmente, a ação contínua do que tanto pregamos: o amor incondicional cuja fonte é Ele. Levar o pão é o movimento e a manifestação visível do que Deus deseja de nós e coloca em nosso coração a partir do ministério da reconciliação. 

Não se esqueça, participando de projetos assim ou não e independente de onde você está: ame a Deus amando também as pessoas! É o mínimo que devemos fazer. 

“Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.

João 13:35 NVI

Mais do ME
Vestibular Teologia 2022

Vestibular Teologia 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular da FATEV do curso de teologia presencial para o ano de 2022. É um bacharelado em teologia com ênfase em missão urbana e reconhecido pelo MEC. O curso foi estruturado de tal modo que pode ser concluído num período entre quatro a quatro anos e meio….

ler mais

Nova gestão da CPA é escolhida

A Comissão Própria de Avaliação é um dos grupos de grande importância para a instituição. Em reunião realizada dia 07/10/20201, às 9h30, no formato online, a Comissão Própria de Avaliação deliberou os seguintes temas: 1) Eleição para os cargos da nova gestão da CPA. 2) Elaboração de…

Vestibular Teologia 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular da FATEV do curso de teologia presencial para o ano de 2022. É um bacharelado em teologia com ênfase em missão urbana e reconhecido pelo MEC. O curso foi estruturado de tal modo que pode ser concluído num período entre quatro a quatro anos e meio….

Como os cristãos devem interpretar o Antigo Testamento

Conforme Lutero, houve duas pregações públicas de Deus, a primeira encontra-se no Livro do Êxodo, no capítulo 20; a segunda está no relato de Atos 2, na proclamação dos discípulos. A primeira é a lei de Deus, que está voltada para a nossa atuação, ela consiste em exigir…

FATEV participa de reunião em preparação para o EaD

A Direção da FATEV e a Coordenação do projeto EaD da instituição participaram de reunião com os consultores do Grupo Conquer na manhã do dia 13 de agosto de 2021. Na pauta de diálogo, detectaram-se e alinharam-se processos de decisão necessários para as próximas…

O Cristão e as Olimpíadas

Sem dúvida assistiremos a um dos maiores eventos esportivos do nosso tempo, as Olimpíadas realizadas em Tokyo, no Japão. Ali estarão presentes os melhores atletas do mundo contemporâneo, homens e mulheres que dedicam toda a sua vida ao esporte. Ao assistir à cerimônia de abertura dos Jogos…

O problema do raciocínio em esferas

Segundo o teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer (1906-1945), a ideia grega de que a realidade é separada entre uma esfera espiritual e outra terrena influenciou o cristianismo de tal maneira que gerou o que ele chamou de ‘raciocínio em duas esferas’. Para ele, esta forma de pensar…

FATEV firma parceria para o EaD

As mais de três décadas de contribuição teológica da FATEV querem chegar ao universo da educação a distância, renovando e expandindo a vocação da escola.

Eu sou o melhor!

Cristiano Ronaldo é um dos grandes craques do futebol mundial. Vencedor de 5 bolas de ouro e 5 Champions League, o jogador de 36 anos ainda desperta o interesse dos principais clubes de futebol do planeta. O português ainda é um fenômeno nas redes sociais, sendo…

O bom samaritano e a sociedade

De acordo com a Palavra de Deus devemos amar nosso próximo e isto implica em acolhê-lo em suas necessidades. Isto foi claramente exemplificado por Jesus em uma de suas parábolas, a do bom samaritano (Lc 10:25-37). Nela Jesus explica que um homem descia…

De onde você tira o tempo?

15s de Stories, 1 min no Reels, um Clickbait, três linhas de uma manchete sensacionalista… Vivendo a vida em pedaços editados de uma realidade mentirosa! Um mundo que prega liberdade, mas te obriga a esconder quem você realmente é…

As grandes áreas da sociedade

Em 1975, Loren Cunningham, fundador da organização cristã Jovens Com Uma Missão (JOCUM), estava orando a Deus sobre o que deveria ser feito para que as nações pudessem conhecer a Deus. Na ocasião, ele recebeu uma lista com os seguintes nomes…

Até quando, Senhor?

Provavelmente, você já parou para se perguntar: “essa pandemia vai durar quanto tempo, Senhor?”, “o que ainda precisa e vai acontecer?”, “o que mais eu posso fazer para diminuir os impactos de tudo isto?”. São indagações recorrentes…

Como os cristãos devem interpretar o Antigo Testamento

Como os cristãos devem interpretar o Antigo Testamento

Conforme Lutero, houve duas pregações públicas de Deus, a primeira encontra-se no Livro do Êxodo, no capítulo 20; a segunda está no relato de Atos 2, na proclamação dos discípulos. A primeira é a lei de Deus, que está voltada para a nossa atuação, ela consiste em exigir…

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.