O verdadeiro amor gera movimento e exige responsabilidade

Esse projeto “Dois Pães e Um Pingado” é prova concreta do cuidado Dele para com cada criatura sua e mais uma oportunidade ao despertamento às questões essenciais da vida.

16
março, 2020

Por Priscila Starosky – Acadêmica de Teologia da FATEV

Na manhã do dia 14 de Março de 2020, estudantes da FATEV (Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba) e universitários residentes na CELU (Casa do Estudante Luterano Universitário) reuniram-se para levar mais dignidade, significado de vida e esperança às pessoas em situação de rua. Como isso é possível? Através do pão, através de alimento. A fome que sentem precisa ser suprida em todos os sentidos, a começar pelo que é básico: a necessidade física. O pacotinho com pão, banana e bolacha preparado antes mesmo de sairmos às ruas ajuda a quebrar o gelo, oportuniza o contato, abre espaço para além do “oi”,  estabelece o início de uma comunicação guiada pelo Espírito Santo de Deus. Para transmitir a mensagem do Reino, interessar-se pelas reais condições e emoções do próximo é imprescindível, estar com o coração aberto é fundamental e dispor os ouvidos para que estejam atentos ao que será apresentado a nós, revela se os passos anteriores são reais. 

A cada história encontrada demonstra-se o clamor por liberdade. Em cada diálogo desvenda-se um coração sedento por recomeço, por uma vida nova! Sou uma aprendiz impactada e reflexiva em relação a esse projeto, pois não lidamos apenas com questões teológicas, mas sim, estamos diante de almas desesperadas pelo resgate da razão e sentido de ser quem são chamados para ser: filhos amados por Deus. A todo instante observando os semblantes e as reações ao meu redor, deparo-me com a instabilidade e fragilidade de meus esforços e a impotência de minha humanidade refletindo o meu pecado, na tentativa de comunicar o que um dia recebi: as boas novas da Graça de Deus. Apesar dessa constatação dolorida, ainda posso afirmar: que presente é estar com pessoas e poder falar de Cristo! Esse dom oferecido foi conquistado na cruz para que haja transformação constante. Sem dúvida, Deus tem formas muito especiais de nos surpreender. Esse projeto “Dois Pães e Um Pingado” é prova concreta do cuidado Dele para com cada criatura sua e mais uma oportunidade ao despertamento às questões essencias da vida. Diante da clareza de nossa insegurança e pequenez, existe a entrega a Deus, o clamor por discernimento e sabedoria e, especialmente, a ação contínua do que tanto pregamos: o amor incondicional cuja fonte é Ele. Levar o pão é o movimento e a manifestação visível do que Deus deseja de nós e coloca em nosso coração a partir do ministério da reconciliação. 

Não se esqueça, participando de projetos assim ou não e independente de onde você está: ame a Deus amando também as pessoas! É o mínimo que devemos fazer. 

“Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.

João 13:35 NVI

Mais do ME

O verdadeiro amor gera movimento e exige responsabilidade

O projeto “Dois Pães e Um Pingado” é prova concreta do cuidado Dele para com cada criatura sua e mais uma oportunidade ao despertamento às questões essenciais da vida.

Programa Multiplique: desenvolvimento pessoal e vocacional

O Programa inclui testes de personalidade e acompanhamento psicológico, participação no Desperta ONLINE e palestras sobre diversos temas nas áreas pessoal e ministerial.

Uma espiritualidade saudável que dá sentido à vida

Em uma sociedade hedonista e uma igreja muitas vezes triunfalistas onde a dor e o sofrimento são facilmente identificados com a ausência de espiritualidade urge a necessidade de se falar sobre o suicídio para que essa compreensão seja mudada e que mais pessoas se tornem sensíveis à dor e ao sofrimento ao seu redor.

Segundo Seminário anual da FATEV concluído com sucesso!

Redigir um artigo ou monografia de graduação não é tarefa fácil. Boas aulas e técnicas de escrita acadêmica auxiliam nesse processo de aprendizagem e deixam tudo mais leve na hora de produzir. 

Relato de um estudante de teologia em estágio no Nordeste

“O que eu mais aprendi com as pessoas do Nordeste, foi entregar tudo a Cristo, o que por muitas vezes é complicado na prática espiritual e diária. Aprendi também a orar, com todo o coração, uma oração de entrega e de louvor a Deus” – Tiago Krueger.

Seminário: Vida e obra de Dietrich Bonhoeffer

Durante esta semana, os acadêmicos do 1º ao 3º ano do Bacharel em Teologia da FATEV estiveram participando do 1º seminário sobre a vida e obra de Dietrich Bonhoeffer.

Aulas em maio para a turma de Pós-Graduação em Espiritualidade

Um dos cursos de pós-graduação oferecidos pela FATEV é o de Espiritualidade Cristã. A segunda turma deste curso terá aulas em Curitiba/PR dos dias 6 a 9 de maio com os professores Paulo Butzke e Roseli M. Kühnrich de Oliveira.

Servo de Deus, até onde você está disposto a ir?

A missão não tem aposentadoria, não há um tempo final para o trabalho antes da volta de Jesus.

Páscoa, a festa da ressurreição

O poder que vence tudo o que ameaça a vida. Essa é a mensagem principal da Páscoa. Deus toma a iniciativa de resgatar Jesus da morte através da ressurreição.

Recesso de Páscoa

Em virtude do feriado de Páscoa, os acadêmicos da FATEV estarão de recesso dos dias 15 a 19 de abril. Confira na matéria os horários de atendimento da Secretaria Acadêmica.

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.