Esse projeto “Dois Pães e Um Pingado” é prova concreta do cuidado Dele para com cada criatura sua e mais uma oportunidade ao despertamento às questões essenciais da vida.
Por Priscila Starosky – Acadêmica de Teologia da FATEV
Na manhã do dia 14 de Março de 2020, estudantes da FATEV (Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba) e universitários residentes na CELU (Casa do Estudante Luterano Universitário) reuniram-se para levar mais dignidade, significado de vida e esperança às pessoas em situação de rua. Como isso é possível? Através do pão, através de alimento. A fome que sentem precisa ser suprida em todos os sentidos, a começar pelo que é básico: a necessidade física. O pacotinho com pão, banana e bolacha preparado antes mesmo de sairmos às ruas ajuda a quebrar o gelo, oportuniza o contato, abre espaço para além do “oi”, estabelece o início de uma comunicação guiada pelo Espírito Santo de Deus. Para transmitir a mensagem do Reino, interessar-se pelas reais condições e emoções do próximo é imprescindível, estar com o coração aberto é fundamental e dispor os ouvidos para que estejam atentos ao que será apresentado a nós, revela se os passos anteriores são reais.
A cada história encontrada demonstra-se o clamor por liberdade. Em cada diálogo desvenda-se um coração sedento por recomeço, por uma vida nova! Sou uma aprendiz impactada e reflexiva em relação a esse projeto, pois não lidamos apenas com questões teológicas, mas sim, estamos diante de almas desesperadas pelo resgate da razão e sentido de ser quem são chamados para ser: filhos amados por Deus. A todo instante observando os semblantes e as reações ao meu redor, deparo-me com a instabilidade e fragilidade de meus esforços e a impotência de minha humanidade refletindo o meu pecado, na tentativa de comunicar o que um dia recebi: as boas novas da Graça de Deus. Apesar dessa constatação dolorida, ainda posso afirmar: que presente é estar com pessoas e poder falar de Cristo! Esse dom oferecido foi conquistado na cruz para que haja transformação constante. Sem dúvida, Deus tem formas muito especiais de nos surpreender. Esse projeto “Dois Pães e Um Pingado” é prova concreta do cuidado Dele para com cada criatura sua e mais uma oportunidade ao despertamento às questões essencias da vida. Diante da clareza de nossa insegurança e pequenez, existe a entrega a Deus, o clamor por discernimento e sabedoria e, especialmente, a ação contínua do que tanto pregamos: o amor incondicional cuja fonte é Ele. Levar o pão é o movimento e a manifestação visível do que Deus deseja de nós e coloca em nosso coração a partir do ministério da reconciliação.
Não se esqueça, participando de projetos assim ou não e independente de onde você está: ame a Deus amando também as pessoas! É o mínimo que devemos fazer.
“Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.
João 13:35 NVI
Crianças são crianças
Crianças são crianças. E quando estão juntas, mais crianças se tornam em sua vivacidade e criatividade. Não foi diferente o que eu vi ao chegar ao “comedor” da Igreja Adventista na comunidade de Santa Cruz, na Venezuela, como já aludi anteriormente…
De Pôncio a Pilatos…
O dito acima pode referir-se a pessoas que vão de um ‘extremo ao outro’, no que diz respeito às suas convicções e atitudes. A história recente da igreja e da teologia contém alguns personagens com este tipo de trajetória. Menciono aqui apenas…
#VEMserFATEV
A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.