O verdadeiro amor gera movimento e exige responsabilidade

Esse projeto “Dois Pães e Um Pingado” é prova concreta do cuidado Dele para com cada criatura sua e mais uma oportunidade ao despertamento às questões essenciais da vida.

16
março, 2020

Por Priscila Starosky – Acadêmica de Teologia da FATEV

Na manhã do dia 14 de Março de 2020, estudantes da FATEV (Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba) e universitários residentes na CELU (Casa do Estudante Luterano Universitário) reuniram-se para levar mais dignidade, significado de vida e esperança às pessoas em situação de rua. Como isso é possível? Através do pão, através de alimento. A fome que sentem precisa ser suprida em todos os sentidos, a começar pelo que é básico: a necessidade física. O pacotinho com pão, banana e bolacha preparado antes mesmo de sairmos às ruas ajuda a quebrar o gelo, oportuniza o contato, abre espaço para além do “oi”,  estabelece o início de uma comunicação guiada pelo Espírito Santo de Deus. Para transmitir a mensagem do Reino, interessar-se pelas reais condições e emoções do próximo é imprescindível, estar com o coração aberto é fundamental e dispor os ouvidos para que estejam atentos ao que será apresentado a nós, revela se os passos anteriores são reais. 

A cada história encontrada demonstra-se o clamor por liberdade. Em cada diálogo desvenda-se um coração sedento por recomeço, por uma vida nova! Sou uma aprendiz impactada e reflexiva em relação a esse projeto, pois não lidamos apenas com questões teológicas, mas sim, estamos diante de almas desesperadas pelo resgate da razão e sentido de ser quem são chamados para ser: filhos amados por Deus. A todo instante observando os semblantes e as reações ao meu redor, deparo-me com a instabilidade e fragilidade de meus esforços e a impotência de minha humanidade refletindo o meu pecado, na tentativa de comunicar o que um dia recebi: as boas novas da Graça de Deus. Apesar dessa constatação dolorida, ainda posso afirmar: que presente é estar com pessoas e poder falar de Cristo! Esse dom oferecido foi conquistado na cruz para que haja transformação constante. Sem dúvida, Deus tem formas muito especiais de nos surpreender. Esse projeto “Dois Pães e Um Pingado” é prova concreta do cuidado Dele para com cada criatura sua e mais uma oportunidade ao despertamento às questões essencias da vida. Diante da clareza de nossa insegurança e pequenez, existe a entrega a Deus, o clamor por discernimento e sabedoria e, especialmente, a ação contínua do que tanto pregamos: o amor incondicional cuja fonte é Ele. Levar o pão é o movimento e a manifestação visível do que Deus deseja de nós e coloca em nosso coração a partir do ministério da reconciliação. 

Não se esqueça, participando de projetos assim ou não e independente de onde você está: ame a Deus amando também as pessoas! É o mínimo que devemos fazer. 

“Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.

João 13:35 NVI

Mais do ME
FATEV firma parceria para o EaD

FATEV firma parceria para o EaD

As mais de três décadas de contribuição teológica da FATEV querem chegar ao universo da educação a distância, renovando e expandindo a vocação da escola.

ler mais

O problema do raciocínio em esferas

Segundo o teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer (1906-1945), a ideia grega de que a realidade é separada entre uma esfera espiritual e outra terrena influenciou o cristianismo de tal maneira que gerou o que ele chamou de ‘raciocínio em duas esferas’. Para ele, esta forma de pensar…

FATEV firma parceria para o EaD

As mais de três décadas de contribuição teológica da FATEV querem chegar ao universo da educação a distância, renovando e expandindo a vocação da escola.

Eu sou o melhor!

Cristiano Ronaldo é um dos grandes craques do futebol mundial. Vencedor de 5 bolas de ouro e 5 Champions League, o jogador de 36 anos ainda desperta o interesse dos principais clubes de futebol do planeta. O português ainda é um fenômeno nas redes sociais, sendo…

O bom samaritano e a sociedade

De acordo com a Palavra de Deus devemos amar nosso próximo e isto implica em acolhê-lo em suas necessidades. Isto foi claramente exemplificado por Jesus em uma de suas parábolas, a do bom samaritano (Lc 10:25-37). Nela Jesus explica que um homem descia…

De onde você tira o tempo?

15s de Stories, 1 min no Reels, um Clickbait, três linhas de uma manchete sensacionalista… Vivendo a vida em pedaços editados de uma realidade mentirosa! Um mundo que prega liberdade, mas te obriga a esconder quem você realmente é…

As grandes áreas da sociedade

Em 1975, Loren Cunningham, fundador da organização cristã Jovens Com Uma Missão (JOCUM), estava orando a Deus sobre o que deveria ser feito para que as nações pudessem conhecer a Deus. Na ocasião, ele recebeu uma lista com os seguintes nomes…

Até quando, Senhor?

Provavelmente, você já parou para se perguntar: “essa pandemia vai durar quanto tempo, Senhor?”, “o que ainda precisa e vai acontecer?”, “o que mais eu posso fazer para diminuir os impactos de tudo isto?”. São indagações recorrentes…

Laicidade e espiritualidade

“Mas, o Estado é Laico!”. Os que utilizam esta frase, quase sempre, pretendem desconsiderar qualquer tipo de argumentação considerada inoportuna ou ameaçadora à sua concepção de mundo secularizada. Estariam eles corretos?

O rei que tinha um rei

Salomão foi um dos reis mais ricos que a humanidade já teve. Filho de Davi, teve seu reinado marcado por muitas conquistas e por um grande tempo de prosperidade. Havia muita riqueza em seus domínios, a ponto da prata não valia nada…

A bondade de Deus

Hoje em dia é muito fácil se questionar sobre o amor de Deus, sobre a bondade Dele. Vocês mesmos já devem ter pensado nisso. Tantas coisas acontecendo ao nosso redor, perdas, dor, sofrimento, é difícil acreditar que haja um Deus que se importe…

Última semana de inscrição de chapa para o C.M.A

Dia 26/03 se encerra o prazo para inscrições de chapas que tenham interesse em assumir o próximo mandato do Centro de Mobilidade Acadêmica (C.M.A). Conforme o próprio estatuto prevê, o C.M.A tem a função de representar os estudantes…

Agravamento da Pandemia: Permissão de Deus?

Vai “começar o ano” na FATEV. Depois da Semana Acadêmica ocorrida na primeira semana do mês, os alunos das quatro turmas da Graduação em Teologia iniciam oficialmente as aulas com os conteúdos específicos para cada turma.

Eu sou o melhor!

Eu sou o melhor!

Cristiano Ronaldo é um dos grandes craques do futebol mundial. Vencedor de 5 bolas de ouro e 5 Champions League, o jogador de 36 anos ainda desperta o interesse dos principais clubes de futebol do planeta. O português ainda é um fenômeno nas redes sociais, sendo…

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.