Relato de um estudante de teologia em estágio no Nordeste

“O que eu mais aprendi com as pessoas do Nordeste, foi entregar tudo a Cristo, o que por muitas vezes é complicado na prática espiritual e diária. Aprendi também a orar, com todo o coração, uma oração de entrega e de louvor a Deus”.

15

por Tiago Krueger
Estudante FATEV

 

Tiago é estudante do curso de Introdução à Teologia Básica da FATEV. Ele foi selecionado para participar de um  estágio supervisionado da Missão Zero no Nordeste do Brasil, mais especificamente no Ceará e na cidade de José de Freitas/Piauí. Essa experiência de estágio durou o período de 10 dias e o próprio Tiago conta pra ti como foi.

A partir do momento em que eu fui selecionado para esse estágio (entre tantos colegas que gostariam de ter ido para lá), eu tentei criar o mínimo de expectativas para que essa experiência pudesse me surpreender… E foi exatamente isso que aconteceu! Eu me surpreendi! Nunca fui tão bem acolhido como lá e eu levei isso como uma lição para minha própria vida: para representar o Reino de Deus, preciso aprender a tratar as pessoas melhor.

Nos primeiros dias eu fui para o Ceará, na comunidade do Crato para participar do projeto RENOVO, que trabalha auxiliando as lideranças locais das comunidades, capacitando-as para pastorear e exercer suas funções de líderes da melhor forma para o Reino de Deus. Durante o retiro, tive a honra de reencontrar um dos pastores da minha comunidade de Jaraguá do Sul/SC e acabei me aproximando bastante dele durante o período que estivemos juntos. Além de encontrá-lo, tive a oportunidade de conhecer pessoas de vários lugares do Nordeste e absorver um conteúdo fantástico aplicado pelo projeto RENOVO para capacitação de pessoas.

Conhecendo outra cidade do Ceará, próxima ao Crato, pude perceber ainda mais que o Nordeste é um outro mundo dentro do Brasil. Comparado aos lugares que conheço, mais ao sul do país, as pessoas do Nordeste tem uma cultura, um jeito de ser, agir e falar muito diferentes dos costumes daqui.

Em José de Freitas/PI eu percebi que há uma mudança de comportamento nas pessoas comparado ao Ceará. Eles não usavam tantas gírias, eram mais reservadas. O que as fazem ser parecidas com o Ceará é o fato de serem acolhedoras, pude fazer visitas nas casas dos membros da comunidade de José de Freitas.

O maior desafio que eu tive que superar nessa viagem foi preparar um culto antes de voltar para a casa. Participei também de um “talk jovem”, uma parceria entre a comunidade evangélica de José de Freitas, uma igreja da Assembléia de Deus e outra Batista. Fiz parte do louvor do programa e do culto.

O que eu mais aprendi com as pessoas que eu convivi no Nordeste, foi entregar tudo a Cristo, o que por muitas vezes é complicado na prática espiritual e diária. Aprendi também a orar, com todo o coração, uma oração de entrega e de louvor a Deus. Voltei para casa e para minha rotina com o desafio de ser mais entregue e de orar mais.

Mais do ME

Relato de um estudante de teologia em estágio no Nordeste

“O que eu mais aprendi com as pessoas do Nordeste, foi entregar tudo a Cristo, o que por muitas vezes é complicado na prática espiritual e diária. Aprendi também a orar, com todo o coração, uma oração de entrega e de louvor a Deus” – Tiago Krueger.

Seminário: Vida e obra de Dietrich Bonhoeffer

Durante esta semana, os acadêmicos do 1º ao 3º ano do Bacharel em Teologia da FATEV estiveram participando do 1º seminário sobre a vida e obra de Dietrich Bonhoeffer.

Aulas em maio para a turma de Pós-Graduação em Espiritualidade

Um dos cursos de pós-graduação oferecidos pela FATEV é o de Espiritualidade Cristã. A segunda turma deste curso terá aulas em Curitiba/PR dos dias 6 a 9 de maio com os professores Paulo Butzke e Roseli M. Kühnrich de Oliveira.

Servo de Deus, até onde você está disposto a ir?

A missão não tem aposentadoria, não há um tempo final para o trabalho antes da volta de Jesus.

Páscoa, a festa da ressurreição

O poder que vence tudo o que ameaça a vida. Essa é a mensagem principal da Páscoa. Deus toma a iniciativa de resgatar Jesus da morte através da ressurreição.

Recesso de Páscoa

Em virtude do feriado de Páscoa, os acadêmicos da FATEV estarão de recesso dos dias 15 a 19 de abril. Confira na matéria os horários de atendimento da Secretaria Acadêmica.

FATEV tem nova turma de Pós-Graduação

No mês de maio inicia-se mais uma turma de Pós-Graduação em Plantação e Revitalização de Igrejas na cidade de Campinas/SP. Este curso é realizado através de uma parceria entre a FATEV e o CTPI.

Culto de investidura dá posse à nova direção da FATEV

A posse foi realizada no dia 30 de março, após a Assembleia Geral Ordinária do ME.

Aulas de instrumentos e canto coral agora na FATEV

Você é de Curitiba, faz parte de um ministério de louvor na sua comunidade e quer se aperfeiçoar na área? Ou nunca cantou nem tocou um instrumento e deseja aprender? Então continue lendo porque esse texto é para você.

Início da Semana Acadêmica Fatev 2019

“A Bíblia é uma grande história de amor, sobre Deus correndo desesperadamente atrás de nós, e nós correndo e justificando as nossas teimosias para fugir dele”.

Semana Acadêmica Fatev 2019

Na semana acadêmica 2019 da FATEV, o professor Casso Mendonça Vieira vai trabalhar o tema “FORMAÇÃO ESPIRITUAL: MATURIDADE CRISTÃ E INTIMIDADE COM DEUS”.

Culto Início do Ano Letivo 2019

Um novo ano letivo que começa é uma oportunidade maravilhosa dada por Deus para fazer grandes coisas!

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.