Segundo Seminário anual da FATEV concluído com sucesso!

Redigir um artigo ou monografia de graduação não é tarefa fácil. Boas aulas e técnicas de escrita acadêmica auxiliam nesse processo de aprendizagem e deixam tudo mais leve na hora de produzir. 

28
junho, 2019

Por Comunicação ME

Escrever um artigo científico, uma resenha ou síntese acadêmica é considerada uma tarefa difícil por muitos estudantes do Ensino Superior, principalmente aqueles que iniciaram recentemente a graduação. Os alunos da FATEV não ficam de fora desse patamar. Mas para ajudá-los e incentivá-los a redigir produções científicas, realizamos nesta semana o segundo seminário da Faculdade de Teologia, sobre o tema “Leitura, interpretação e escrita acadêmicas”.

cincotrês professora que acompanhou os estudantes no processo de aprofundamento da escrita acadêmica é a Mestre Noemia Hepp Panke, graduada em Letras – Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977). Possui especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa – UNICAMP (1987), Mestrado em Letras – Linguística de Língua Portuguesa – Universidade Federal do Paraná (1993). É aposentada pela Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). Atualmente é professora assistente da Faculdade Dom Bosco, responsável pela revisão e organização de revistas científicas, como a “Vitrine de Produção Acadêmica: produção de alunos da Faculdade Dom Bosco”. Sua área de atuação abrange principalmente: linguística,produção textual, língua portuguesa, metodologia da pesquisa, orientação e revisão de trabalhos acadêmicos e semiótica.

Durante quatro dias os estudantes do 1º, 2º e 3º anos tiveram contato com técnicas de leitura de trabalhos acadêmicos. Noemia trouxe três principais métodos de leitura, baseada nos escritos de Adler e Van Doren (2000), os quais afirmam que a partir da leitura de um texto/livro, o leitor exigente faz perguntas e as responde através da leitura averiguativa, analítica e sintópica. A leitura analítica e as anotações conceituais propiciam a elaboração de sínteses de textos/livros e a redação de diversos gêneros textuais como resumos e resenhas. A leitura sintópica e as anotações comparativas auxiliam na elaboração de diferentes gêneros textuais como artigos, monografias e trabalhos científicos em geral.

Para facilitar a produção da síntese, existe a técnica da paragrafação na qual faz-se resumos enumerados sobre cada parágrafo do texto/livro em uma frase; posteriormente une-se essas frases usando termos coesivos e verbos transformando-as em uma síntese de, no máximo, cinco parágrafos.

Os demais gêneros textuais como a dissertação, resenha e artigo dependem de um empenho maior do pesquisador em obter mais referências de diversos livros e autores sobre o mesmo tema em questão e até em discrepância com o assunto. Escrever sobre as ideias divergentes entre autores é essencial para fortalecer seus argumentos em defesa da tese e para convencer o leitor sobre a importância do estudo e conteúdo apresentados. 

Depois de concluir o 4º ano e o período de estágio supervisionado, o acadêmico da graduação em Teologia precisa apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso, discorrendo uma tese a respeito de um tema teológico escolhido por ele e o respectivo orientador. As monografias redigidas pelos alunos já formados ficam arquivadas na nossa Biblioteca e podem ser lidas por outros alunos, pesquisadores e leitores em geral.  

Quer conhecer a FATEV e estudar aqui?
Mande um e-mail para fatev@fatev.edu.br e agende uma visita!

#vemprafatev

Mais do ME

TEMPO DE RECLUSÃO

TEMPO DE RECLUSÃO

Seja através de gravações expositivas de conteúdo ou de videoconferências entre professores e alunos, a FATEV tem criado espaços alternativos de ensino e aprendizado com uma interação semelhante à da sala de aula.

ler mais

TRABALHAR PRA QUÊ?

Hoje comemoramos o dia do trabalhador. Por mais irônico que seja, podemos entender que o feriado nessa data é como uma recompensa pelo esforço contínuo de todos que trabalham arduamente. Se formos parar pra pensar, o trabalho consome uma boa parte do nosso dia, consequentemente, da nossa vida também.

TEMPO DE RECLUSÃO

Seja através de gravações expositivas de conteúdo ou de videoconferências entre professores e alunos, a FATEV tem criado espaços alternativos de ensino e aprendizado com uma interação semelhante à da sala de aula.

O verdadeiro amor gera movimento e exige responsabilidade

O projeto “Dois Pães e Um Pingado” é prova concreta do cuidado Dele para com cada criatura sua e mais uma oportunidade ao despertamento às questões essenciais da vida.

Programa Multiplique: desenvolvimento pessoal e vocacional

O Programa inclui testes de personalidade e acompanhamento psicológico, participação no Desperta ONLINE e palestras sobre diversos temas nas áreas pessoal e ministerial.

Uma espiritualidade saudável que dá sentido à vida

Em uma sociedade hedonista e uma igreja muitas vezes triunfalistas onde a dor e o sofrimento são facilmente identificados com a ausência de espiritualidade urge a necessidade de se falar sobre o suicídio para que essa compreensão seja mudada e que mais pessoas se tornem sensíveis à dor e ao sofrimento ao seu redor.

Segundo Seminário anual da FATEV concluído com sucesso!

Redigir um artigo ou monografia de graduação não é tarefa fácil. Boas aulas e técnicas de escrita acadêmica auxiliam nesse processo de aprendizagem e deixam tudo mais leve na hora de produzir. 

Relato de um estudante de teologia em estágio no Nordeste

“O que eu mais aprendi com as pessoas do Nordeste, foi entregar tudo a Cristo, o que por muitas vezes é complicado na prática espiritual e diária. Aprendi também a orar, com todo o coração, uma oração de entrega e de louvor a Deus” – Tiago Krueger.

Seminário: Vida e obra de Dietrich Bonhoeffer

Durante esta semana, os acadêmicos do 1º ao 3º ano do Bacharel em Teologia da FATEV estiveram participando do 1º seminário sobre a vida e obra de Dietrich Bonhoeffer.

Aulas em maio para a turma de Pós-Graduação em Espiritualidade

Um dos cursos de pós-graduação oferecidos pela FATEV é o de Espiritualidade Cristã. A segunda turma deste curso terá aulas em Curitiba/PR dos dias 6 a 9 de maio com os professores Paulo Butzke e Roseli M. Kühnrich de Oliveira.

Servo de Deus, até onde você está disposto a ir?

A missão não tem aposentadoria, não há um tempo final para o trabalho antes da volta de Jesus.

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.