Segundo Seminário anual da FATEV concluído com sucesso!

Redigir um artigo ou monografia de graduação não é tarefa fácil. Boas aulas e técnicas de escrita acadêmica auxiliam nesse processo de aprendizagem e deixam tudo mais leve na hora de produzir. 

28
junho, 2019

Por Comunicação ME

Escrever um artigo científico, uma resenha ou síntese acadêmica é considerada uma tarefa difícil por muitos estudantes do Ensino Superior, principalmente aqueles que iniciaram recentemente a graduação. Os alunos da FATEV não ficam de fora desse patamar. Mas para ajudá-los e incentivá-los a redigir produções científicas, realizamos nesta semana o segundo seminário da Faculdade de Teologia, sobre o tema “Leitura, interpretação e escrita acadêmicas”.

cincotrês professora que acompanhou os estudantes no processo de aprofundamento da escrita acadêmica é a Mestre Noemia Hepp Panke, graduada em Letras – Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977). Possui especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa – UNICAMP (1987), Mestrado em Letras – Linguística de Língua Portuguesa – Universidade Federal do Paraná (1993). É aposentada pela Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). Atualmente é professora assistente da Faculdade Dom Bosco, responsável pela revisão e organização de revistas científicas, como a “Vitrine de Produção Acadêmica: produção de alunos da Faculdade Dom Bosco”. Sua área de atuação abrange principalmente: linguística,produção textual, língua portuguesa, metodologia da pesquisa, orientação e revisão de trabalhos acadêmicos e semiótica.

Durante quatro dias os estudantes do 1º, 2º e 3º anos tiveram contato com técnicas de leitura de trabalhos acadêmicos. Noemia trouxe três principais métodos de leitura, baseada nos escritos de Adler e Van Doren (2000), os quais afirmam que a partir da leitura de um texto/livro, o leitor exigente faz perguntas e as responde através da leitura averiguativa, analítica e sintópica. A leitura analítica e as anotações conceituais propiciam a elaboração de sínteses de textos/livros e a redação de diversos gêneros textuais como resumos e resenhas. A leitura sintópica e as anotações comparativas auxiliam na elaboração de diferentes gêneros textuais como artigos, monografias e trabalhos científicos em geral.

Para facilitar a produção da síntese, existe a técnica da paragrafação na qual faz-se resumos enumerados sobre cada parágrafo do texto/livro em uma frase; posteriormente une-se essas frases usando termos coesivos e verbos transformando-as em uma síntese de, no máximo, cinco parágrafos.

Os demais gêneros textuais como a dissertação, resenha e artigo dependem de um empenho maior do pesquisador em obter mais referências de diversos livros e autores sobre o mesmo tema em questão e até em discrepância com o assunto. Escrever sobre as ideias divergentes entre autores é essencial para fortalecer seus argumentos em defesa da tese e para convencer o leitor sobre a importância do estudo e conteúdo apresentados. 

Depois de concluir o 4º ano e o período de estágio supervisionado, o acadêmico da graduação em Teologia precisa apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso, discorrendo uma tese a respeito de um tema teológico escolhido por ele e o respectivo orientador. As monografias redigidas pelos alunos já formados ficam arquivadas na nossa Biblioteca e podem ser lidas por outros alunos, pesquisadores e leitores em geral.  

Quer conhecer a FATEV e estudar aqui?
Mande um e-mail para fatev@fatev.edu.br e agende uma visita!

#vemprafatev

Mais do ME

Fórum de Missionalidade Urbana – confira as atrações

Fórum de Missionalidade Urbana – confira as atrações

O Fórum Internacional de Missionalidade Urbana promovido pela FATEV e Missão Zero em Curitiba já está com as presenças confirmadas, bem como as temáticas que serão trabalhadas em modelo de workshop. O evento vai acontecer nos dias 15 e 16 de outubro na busca de refletir sobre os desafios do…

ler mais

FATEV promove capacitação para o ENADE

Nos dias 22 e 23 de agosto, a FATEV promoveu dois encontros de capacitação referente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O ENADE avalia o rendimento dos estudantes que estão em processo de conclusão do curso de graduação. O exame leva em conta os conteúdos programáticos previstos…

Fórum de Missionalidade Urbana – confira as atrações

O Fórum Internacional de Missionalidade Urbana promovido pela FATEV e Missão Zero em Curitiba já está com as presenças confirmadas, bem como as temáticas que serão trabalhadas em modelo de workshop. O evento vai acontecer nos dias 15 e 16 de outubro na busca de refletir sobre os desafios do…

Diretor Renato participa de Assembleia Sinodal em SC

No dia 06.08 aconteceu a Assembleia Sinodal do Sínodo Centro-Sul Catarinense de 2022. O encontro ocorreu em Rancho Queimado/SC e reuniu pessoas representando diversas frentes existentes dentro da IECLB. O diretor da FATEV, Renato Raasch, participou ainda na parte da manhã e fez uma breve e…

Goheen é uma das atrações do Fórum de Missionalidade Urbana

O Fórum Internacional de Missionalidade Urbana promovido pela FATEV e Missão Zero em Curitiba já está com as primeiras presenças confirmadas. O evento que vai acontecer nos dias 15 e 16 de outubro na busca de refletir sobre os desafios do contexto urbano para a missão da Igreja. Michael Goheen…

FATEV lança podcast Viva a Missão

Na noite de ontem, 09.05, a FATEV lançou oficialmente seu novo Podcast intitulado VIVA A MISSÃO. O lançamento ocorreu nos próprios corredores da que dão acesso às salas de aula da faculdade. Christian de Britto e Gabriel Hertz falaram um pouco sobre as gravações e os sonhos para o futuro também…

Estudantes participam de Seminário da IECLB

Nos dias 30.04 e 01.05 os alunos da FATEV e da FLT participaram do Seminário com estudantes de Teologia da IECLB, conduzido pela Secretaria de Formação referente ao Programa de Acompanhamento a Estudantes da IECLB. O seminário aconteceu na Pousada Betânia em Curitiba e foi um tempo precioso…

Adriano Cunha é o novo presidente do CMA

Na última sexta-feira, dia 1º de abril, foi realizada a eleição da nova diretoria do Centro de Mobilização Acadêmica, o CMA, junto ao culto da FATEV. Os nomes eleitos são os seguintes: Adriano Medeiros da Cunha – presidente, Maria Eduarda Kiekow – vice-presidenta, Josua Toloza – tesoureiro, Mara…

EaD FATEV é apresentado na Assembleia do ME

No sábado, dia 26.03, aconteceu a explanação sobre os encaminhamentos referente ao EaD da FATEV durante a Assembleia do Movimento Encontrão. O coordenador Edson Munck Jr. explicou acerca do que vem sendo feito ainda referente às documentações exigidas pelo…

Trabalhos aprovados da graduação

Nas últimas semanas a FATEV realizou cinco bancas de apresentação de TCC referente ao segundo semestre de 2021 do curso de graduação em teologia. As bancas aconteceram de modo online, o que permitiu a participação de alunos, professores e amigos dos mais diversos locais. Confira a lista…

O batismo luterano garante a salvação?

John Aamot é um estimado pastor e evangelista americano que veio fazer missão no Brasil no século XX, tendo grande envolvimento com o meio luterano. Os frutos do seu ministério são visíveis até os dias de hoje, sendo um deles a sua atuação de discipulado e pequenos grupos no sul do país, que deu origem àquilo…

Funcionamento da Biblioteca

A Biblioteca da FATEV possui um vasto número de materiais que são um grande suporte aos estudantes no processo de aprendizado dos cursos de teologia e de pós-graduação. Atualmente são contabilizados mais de 18.000 títulos das mais variadas áreas de conhecimento…

Vestibular Agendado – Últimas Semanas

Ainda é possível fazer o Vestibular Agendado para ingressar na nova turma de Teologia de 2022 da FATEV. Entretanto, vale ressaltar que estamos chegando nos últimos dias! As aulas iniciam dia 14 de fevereiro, com a Semana Acadêmica conduzida pelo diretor Renato Raasch. É claro que até o momento…

Diretor Renato participa de Assembleia Sinodal em SC

Diretor Renato participa de Assembleia Sinodal em SC

No dia 06.08 aconteceu a Assembleia Sinodal do Sínodo Centro-Sul Catarinense de 2022. O encontro ocorreu em Rancho Queimado/SC e reuniu pessoas representando diversas frentes existentes dentro da IECLB. O diretor da FATEV, Renato Raasch, participou ainda na parte da manhã e fez uma breve e…

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.