junho, 2019

Por Comunicação ME

Escrever um artigo científico, uma resenha ou síntese acadêmica é considerada uma tarefa difícil por muitos estudantes do Ensino Superior, principalmente aqueles que iniciaram recentemente a graduação. Os alunos da FATEV não ficam de fora desse patamar. Mas para ajudá-los e incentivá-los a redigir produções científicas, realizamos nesta semana o segundo seminário da Faculdade de Teologia, sobre o tema “Leitura, interpretação e escrita acadêmicas”.

cincotrês professora que acompanhou os estudantes no processo de aprofundamento da escrita acadêmica é a Mestre Noemia Hepp Panke, graduada em Letras – Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977). Possui especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa – UNICAMP (1987), Mestrado em Letras – Linguística de Língua Portuguesa – Universidade Federal do Paraná (1993). É aposentada pela Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). Atualmente é professora assistente da Faculdade Dom Bosco, responsável pela revisão e organização de revistas científicas, como a “Vitrine de Produção Acadêmica: produção de alunos da Faculdade Dom Bosco”. Sua área de atuação abrange principalmente: linguística,produção textual, língua portuguesa, metodologia da pesquisa, orientação e revisão de trabalhos acadêmicos e semiótica.

Durante quatro dias os estudantes do 1º, 2º e 3º anos tiveram contato com técnicas de leitura de trabalhos acadêmicos. Noemia trouxe três principais métodos de leitura, baseada nos escritos de Adler e Van Doren (2000), os quais afirmam que a partir da leitura de um texto/livro, o leitor exigente faz perguntas e as responde através da leitura averiguativa, analítica e sintópica. A leitura analítica e as anotações conceituais propiciam a elaboração de sínteses de textos/livros e a redação de diversos gêneros textuais como resumos e resenhas. A leitura sintópica e as anotações comparativas auxiliam na elaboração de diferentes gêneros textuais como artigos, monografias e trabalhos científicos em geral.

Para facilitar a produção da síntese, existe a técnica da paragrafação na qual faz-se resumos enumerados sobre cada parágrafo do texto/livro em uma frase; posteriormente une-se essas frases usando termos coesivos e verbos transformando-as em uma síntese de, no máximo, cinco parágrafos.

Os demais gêneros textuais como a dissertação, resenha e artigo dependem de um empenho maior do pesquisador em obter mais referências de diversos livros e autores sobre o mesmo tema em questão e até em discrepância com o assunto. Escrever sobre as ideias divergentes entre autores é essencial para fortalecer seus argumentos em defesa da tese e para convencer o leitor sobre a importância do estudo e conteúdo apresentados.

Depois de concluir o 4º ano e o período de estágio supervisionado, o acadêmico da graduação em Teologia precisa apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso, discorrendo uma tese a respeito de um tema teológico escolhido por ele e o respectivo orientador. As monografias redigidas pelos alunos já formados ficam arquivadas na nossa Biblioteca e podem ser lidas por outros alunos, pesquisadores e leitores em geral.

Quer conhecer a FATEV e estudar aqui?
Mande um e-mail para fatev@fatev.edu.br e agende uma visita!

#vemprafatev