Redigir um artigo ou monografia de graduação não é tarefa fácil. Boas aulas e técnicas de escrita acadêmica auxiliam nesse processo de aprendizagem e deixam tudo mais leve na hora de produzir.
Por Comunicação ME
Escrever um artigo científico, uma resenha ou síntese acadêmica é considerada uma tarefa difícil por muitos estudantes do Ensino Superior, principalmente aqueles que iniciaram recentemente a graduação. Os alunos da FATEV não ficam de fora desse patamar. Mas para ajudá-los e incentivá-los a redigir produções científicas, realizamos nesta semana o segundo seminário da Faculdade de Teologia, sobre o tema “Leitura, interpretação e escrita acadêmicas”.
cincotrês professora que acompanhou os estudantes no processo de aprofundamento da escrita acadêmica é a Mestre Noemia Hepp Panke, graduada em Letras – Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977). Possui especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa – UNICAMP (1987), Mestrado em Letras – Linguística de Língua Portuguesa – Universidade Federal do Paraná (1993). É aposentada pela Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). Atualmente é professora assistente da Faculdade Dom Bosco, responsável pela revisão e organização de revistas científicas, como a “Vitrine de Produção Acadêmica: produção de alunos da Faculdade Dom Bosco”. Sua área de atuação abrange principalmente: linguística,produção textual, língua portuguesa, metodologia da pesquisa, orientação e revisão de trabalhos acadêmicos e semiótica.
Durante quatro dias os estudantes do 1º, 2º e 3º anos tiveram contato com técnicas de leitura de trabalhos acadêmicos. Noemia trouxe três principais métodos de leitura, baseada nos escritos de Adler e Van Doren (2000), os quais afirmam que a partir da leitura de um texto/livro, o leitor exigente faz perguntas e as responde através da leitura averiguativa, analítica e sintópica. A leitura analítica e as anotações conceituais propiciam a elaboração de sínteses de textos/livros e a redação de diversos gêneros textuais como resumos e resenhas. A leitura sintópica e as anotações comparativas auxiliam na elaboração de diferentes gêneros textuais como artigos, monografias e trabalhos científicos em geral.
Para facilitar a produção da síntese, existe a técnica da paragrafação na qual faz-se resumos enumerados sobre cada parágrafo do texto/livro em uma frase; posteriormente une-se essas frases usando termos coesivos e verbos transformando-as em uma síntese de, no máximo, cinco parágrafos.
Os demais gêneros textuais como a dissertação, resenha e artigo dependem de um empenho maior do pesquisador em obter mais referências de diversos livros e autores sobre o mesmo tema em questão e até em discrepância com o assunto. Escrever sobre as ideias divergentes entre autores é essencial para fortalecer seus argumentos em defesa da tese e para convencer o leitor sobre a importância do estudo e conteúdo apresentados.
Depois de concluir o 4º ano e o período de estágio supervisionado, o acadêmico da graduação em Teologia precisa apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso, discorrendo uma tese a respeito de um tema teológico escolhido por ele e o respectivo orientador. As monografias redigidas pelos alunos já formados ficam arquivadas na nossa Biblioteca e podem ser lidas por outros alunos, pesquisadores e leitores em geral.
Quer conhecer a FATEV e estudar aqui?
Mande um e-mail para fatev@fatev.edu.br e agende uma visita!
Mais do ME

Programa de Bolsas FATEV 2025
Programa de Bolsas FATEV 2025 visa atender pessoas que atuam em algum ministério na igreja ou que exercem alguma função religiosa. Acesse o conteúdo e saiba mais. Realize seu sonho de fazer Bacharel em Teologia.

Crianças são crianças
Crianças são crianças. E quando estão juntas, mais crianças se tornam em sua vivacidade e criatividade. Não foi diferente o que eu vi ao chegar ao “comedor” da Igreja Adventista na comunidade de Santa Cruz, na Venezuela, como já aludi anteriormente…
#VEMserFATEV
A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.