maio, 2019

Por Comunicação ME

“Palavra de Deus, acontecimento no início da história, antes da história, além da história e, apesar disso, na história; decisão tomada a respeito do mundo, nós mesmos somos os confrontados, os atingidos, os mencionados, os denominados, os acusados, os julgados, os expulsos; e Deus mesmo é quem abençoa e amaldiçoa; é a nossa proto-história, verdadeiramente nossa; o princípio, o destino, a culpa e o fim de cada um de nós”. – BONHOEFFER, 1989, p. 77.

Durante a última semana, os acadêmicos do 1º ao 3º ano do Bacharel em Teologia da FATEV estiveram participando do 1º seminário sobre a vida e obra de Dietrich Bonhoeffer. O nosso convidado para palestrar durante estes dias é o Doutorando em Teologia pela Faculdades EST, Wilhelm Sell. Ele pesquisa a relação entre antropologia e ética no pensamento de Dietrich Bonhoeffer.

Resumidamente, Dietrich Bonhoeffer nasceu em Breslau, Alemanha, em 4 de fevereiro de 1906. Teólogo e pastor luterano, participou da resistência alemã antinazista e foi membro fundador da Igreja Confessante (ala da igreja evangélica contrária à política nazista), onde atuou como reitor e professor. Após o fechamento do seminário pelos nazistas, Bonhoeffer militou no movimento de resistência a Hitler. Em 1943, foi preso, acusado de envolver-se na trama da Abwehr para assassinar Hitler. Em 1944, foi transferido para a prisão de Berlim, depois para o campo de concentração de Buchenwald e, por fim, para o de Flossenbürg, onde foi enforcado junto com outros conspiradores.

Quer conhecer a FATEV e estudar aqui?
Mande um e-mail para fatev.curitiba@gmail.com e agende uma visita!

#vemprafatev