TRABALHAR PRA QUÊ?

Se formos parar pra pensar, o trabalho consome uma boa parte do nosso dia e, consequentemente, da nossa vida também.

1
maio, 2020

Por Gabriel Hertz – Acadêmico de Teologia da FATEV

Hoje comemoramos o dia do trabalhador. Por mais irônico que seja, podemos entender que o feriado nessa data é como uma recompensa pelo esforço contínuo de todos que trabalham arduamente. Se formos parar pra pensar, o trabalho consome uma boa parte do nosso dia e, consequentemente, da nossa vida também.

A Fatev possui aulas no período da noite justamente para possibilitar que conciliemos estudo e trabalho. Além de buscar o sustento financeiro que advém do trabalho, está no DNA da instituição o desejo que de estejamos inseridos na esfera trabalhista a fim de que possamos entender os reais anseios que movem as pessoas hoje, além de ensinar e aprender com quem não necessariamente pensa igual a nós. Nada mais acertado.

Atualmente, estou no terceiro ano da graduação em teologia e, por incrível que pareça, percebo que grande parte do aprendizado ocorre fora da sala de aula. O trabalho nos dá responsabilidades, nos exige empenho e dedicação. Mas, acima de tudo, nos permite o precioso convívio com pessoas dos mais variados contextos e com as mais diversas mentalidades.

Num mundo onde as pessoas estão cada vez mais cercadas daquelas que pensam igual a elas, o trabalho é esse espaço em que podemos estar rompendo essas barreiras. Temos a oportunidade de conviver diariamente, por horas e horas, quem sabe, com um chefe ateu, um supervisor espírita ou uma colega com grandes preconceitos religiosos. Oportunidade preciosíssima para nos colocarmos como instrumentos de Deus e sermos o cristão que essas pessoas ainda não conhecem.

Deus nos chama para sermos um com ele em qualquer contexto ou situação da vida para que, por sua graça, possamos refletir o amor de Jesus, algo do qual o mundo todo clama mesmo sem ter o exato conhecimento disso. O ambiente de trabalho torna-se, então, um imenso e desafiador campo missionário bem perto da gente.

Mais do ME

TRABALHAR PRA QUÊ?

Hoje comemoramos o dia do trabalhador. Por mais irônico que seja, podemos entender que o feriado nessa data é como uma recompensa pelo esforço contínuo de todos que trabalham arduamente. Se formos parar pra pensar, o trabalho consome uma boa parte do nosso dia, consequentemente, da nossa vida também.

TEMPO DE RECLUSÃO

Seja através de gravações expositivas de conteúdo ou de videoconferências entre professores e alunos, a FATEV tem criado espaços alternativos de ensino e aprendizado com uma interação semelhante à da sala de aula.

O verdadeiro amor gera movimento e exige responsabilidade

O projeto “Dois Pães e Um Pingado” é prova concreta do cuidado Dele para com cada criatura sua e mais uma oportunidade ao despertamento às questões essenciais da vida.

Programa Multiplique: desenvolvimento pessoal e vocacional

O Programa inclui testes de personalidade e acompanhamento psicológico, participação no Desperta ONLINE e palestras sobre diversos temas nas áreas pessoal e ministerial.

Uma espiritualidade saudável que dá sentido à vida

Em uma sociedade hedonista e uma igreja muitas vezes triunfalistas onde a dor e o sofrimento são facilmente identificados com a ausência de espiritualidade urge a necessidade de se falar sobre o suicídio para que essa compreensão seja mudada e que mais pessoas se tornem sensíveis à dor e ao sofrimento ao seu redor.

Segundo Seminário anual da FATEV concluído com sucesso!

Redigir um artigo ou monografia de graduação não é tarefa fácil. Boas aulas e técnicas de escrita acadêmica auxiliam nesse processo de aprendizagem e deixam tudo mais leve na hora de produzir. 

Relato de um estudante de teologia em estágio no Nordeste

“O que eu mais aprendi com as pessoas do Nordeste, foi entregar tudo a Cristo, o que por muitas vezes é complicado na prática espiritual e diária. Aprendi também a orar, com todo o coração, uma oração de entrega e de louvor a Deus” – Tiago Krueger.

Seminário: Vida e obra de Dietrich Bonhoeffer

Durante esta semana, os acadêmicos do 1º ao 3º ano do Bacharel em Teologia da FATEV estiveram participando do 1º seminário sobre a vida e obra de Dietrich Bonhoeffer.

Aulas em maio para a turma de Pós-Graduação em Espiritualidade

Um dos cursos de pós-graduação oferecidos pela FATEV é o de Espiritualidade Cristã. A segunda turma deste curso terá aulas em Curitiba/PR dos dias 6 a 9 de maio com os professores Paulo Butzke e Roseli M. Kühnrich de Oliveira.

Servo de Deus, até onde você está disposto a ir?

A missão não tem aposentadoria, não há um tempo final para o trabalho antes da volta de Jesus.

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.