TRABALHAR PRA QUÊ?

Se formos parar pra pensar, o trabalho consome uma boa parte do nosso dia e, consequentemente, da nossa vida também.

1
maio, 2020

Por Gabriel Hertz – Acadêmico de Teologia da FATEV

Hoje comemoramos o dia do trabalhador. Por mais irônico que seja, podemos entender que o feriado nessa data é como uma recompensa pelo esforço contínuo de todos que trabalham arduamente. Se formos parar pra pensar, o trabalho consome uma boa parte do nosso dia e, consequentemente, da nossa vida também.

A Fatev possui aulas no período da noite justamente para possibilitar que conciliemos estudo e trabalho. Além de buscar o sustento financeiro que advém do trabalho, está no DNA da instituição o desejo que de estejamos inseridos na esfera trabalhista a fim de que possamos entender os reais anseios que movem as pessoas hoje, além de ensinar e aprender com quem não necessariamente pensa igual a nós. Nada mais acertado.

Atualmente, estou no terceiro ano da graduação em teologia e, por incrível que pareça, percebo que grande parte do aprendizado ocorre fora da sala de aula. O trabalho nos dá responsabilidades, nos exige empenho e dedicação. Mas, acima de tudo, nos permite o precioso convívio com pessoas dos mais variados contextos e com as mais diversas mentalidades.

Num mundo onde as pessoas estão cada vez mais cercadas daquelas que pensam igual a elas, o trabalho é esse espaço em que podemos estar rompendo essas barreiras. Temos a oportunidade de conviver diariamente, por horas e horas, quem sabe, com um chefe ateu, um supervisor espírita ou uma colega com grandes preconceitos religiosos. Oportunidade preciosíssima para nos colocarmos como instrumentos de Deus e sermos o cristão que essas pessoas ainda não conhecem.

Deus nos chama para sermos um com ele em qualquer contexto ou situação da vida para que, por sua graça, possamos refletir o amor de Jesus, algo do qual o mundo todo clama mesmo sem ter o exato conhecimento disso. O ambiente de trabalho torna-se, então, um imenso e desafiador campo missionário bem perto da gente.

Mais do ME
Crianças são crianças

Crianças são crianças

Crianças são crianças. E quando estão juntas, mais crianças se tornam em sua vivacidade e criatividade. Não foi diferente o que eu vi ao chegar ao “comedor” da Igreja Adventista na comunidade de Santa Cruz, na Venezuela, como já aludi anteriormente…

ler mais

Qual é o futuro da FATEV?

Em Assembleia Extraordinária, realizada em 18 de janeiro de 2024, a Mantenedora da FATEV, o Movimento Encontrão (ME), deliberou pela não abertura de nova turma para o curso presencial do Bacharelado em Teologia no ano letivo de 2024 e, paralelamente, pelo encaminhamento dos procedimentos de descontinuidade do Bacharelado presencial da instituição.

Crianças são crianças

Crianças são crianças. E quando estão juntas, mais crianças se tornam em sua vivacidade e criatividade. Não foi diferente o que eu vi ao chegar ao “comedor” da Igreja Adventista na comunidade de Santa Cruz, na Venezuela, como já aludi anteriormente…

De Pôncio a Pilatos…

O dito acima pode referir-se a pessoas que vão de um ‘extremo ao outro’, no que diz respeito às suas convicções e atitudes. A história recente da igreja e da teologia contém alguns personagens com este tipo de trajetória. Menciono aqui apenas…

Inteligência Artificial e o perdão dos pecados

O que caracteriza uma pessoa é que ela é levada a agir por meio de motivações não completamente decifráveis. Não é possível compreendê-la por inteiro aplicando-se o método de aproximação de causa e efeito. Diferentes pessoas…

Trabalhos de conclusão são apresentados

Na semana passada ocorreu a última banca de TCC do semestre do curso de Teologia da FATEV. É com grande alegria que compartilhamos que todos os trabalhos de conclusão de curso foram aprovados. Confira os estudantes e os temas que…

Departamentos realizam treinamento brigadista

Nos dias 05 e 06 de junho, os departamentos do Movimento Encontrão presentes em Curitiba realizaram um treinamento junto aos bombeiros. Alguns estudantes e funcionários da secretaria e biblioteca estiveram…

FATEV sedia FaithTech Curitiba

Na última segunda-feira aconteceu a primeira edição do FaithTech promovido em parceria com a FATEV. O evento reuniu mais de 70 pessoas e foi transmitido ao vivo pelo canal da FATEV e do Pão Diário Universitários no Youtube…

IECLB disponibiliza conteúdos sobre povos indígenas

No portal Luteranos, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, encontramos diversos materiais relacionados à fé, teologia e confissões, bem como as notícias de tudo o que é promovido pela instituição. No mês de Abril…

Novo CMA é eleito pelos estudantes

Os estudantes da FATEV estão com uma nova representatividade. No dia 03 de março de 2023, foi realizada a eleição da nova diretoria do Centro de Mobilização Acadêmica, o CMA, junto ao culto da FATEV. Os nomes eleitos são os seguintes…

O protagonismo feminino na Bíblia

Por vezes, a Bíblia e a fé cristã são duramente criticadas e acusadas de machismo e de colocar o papel feminino como algo secundário, de menor valor em relação ao homem. Entretanto, um olhar atento e com profundidade verá…

Christian Britto é o novo diretor da FATEV

É com muita gratidão e alegria que anunciamos uma importante transição que está acontecendo na direção da FATEV. Depois de 4 anos à frente da Instituição, Renato Raasch está se desligando da função e passa o bastão para Christian de Britto.

Avivamento e reescrita da Bíblia são temas da Semana Acadêmica

Passado o recesso de Carnaval, a FATEV promove mais uma Semana Acadêmica para os estudantes da graduação em teologia. Neste ano, os professores da casa estarão abordando as diferentes áreas da teologia, conforme a temática principal escolhida TRILHOS TEOLÓGICOS…

De Pôncio a Pilatos…

De Pôncio a Pilatos…

O dito acima pode referir-se a pessoas que vão de um ‘extremo ao outro’, no que diz respeito às suas convicções e atitudes. A história recente da igreja e da teologia contém alguns personagens com este tipo de trajetória. Menciono aqui apenas…

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.