TRABALHAR PRA QUÊ?

Se formos parar pra pensar, o trabalho consome uma boa parte do nosso dia e, consequentemente, da nossa vida também.

1
maio, 2020

Por Gabriel Hertz – Acadêmico de Teologia da FATEV

Hoje comemoramos o dia do trabalhador. Por mais irônico que seja, podemos entender que o feriado nessa data é como uma recompensa pelo esforço contínuo de todos que trabalham arduamente. Se formos parar pra pensar, o trabalho consome uma boa parte do nosso dia e, consequentemente, da nossa vida também.

A Fatev possui aulas no período da noite justamente para possibilitar que conciliemos estudo e trabalho. Além de buscar o sustento financeiro que advém do trabalho, está no DNA da instituição o desejo que de estejamos inseridos na esfera trabalhista a fim de que possamos entender os reais anseios que movem as pessoas hoje, além de ensinar e aprender com quem não necessariamente pensa igual a nós. Nada mais acertado.

Atualmente, estou no terceiro ano da graduação em teologia e, por incrível que pareça, percebo que grande parte do aprendizado ocorre fora da sala de aula. O trabalho nos dá responsabilidades, nos exige empenho e dedicação. Mas, acima de tudo, nos permite o precioso convívio com pessoas dos mais variados contextos e com as mais diversas mentalidades.

Num mundo onde as pessoas estão cada vez mais cercadas daquelas que pensam igual a elas, o trabalho é esse espaço em que podemos estar rompendo essas barreiras. Temos a oportunidade de conviver diariamente, por horas e horas, quem sabe, com um chefe ateu, um supervisor espírita ou uma colega com grandes preconceitos religiosos. Oportunidade preciosíssima para nos colocarmos como instrumentos de Deus e sermos o cristão que essas pessoas ainda não conhecem.

Deus nos chama para sermos um com ele em qualquer contexto ou situação da vida para que, por sua graça, possamos refletir o amor de Jesus, algo do qual o mundo todo clama mesmo sem ter o exato conhecimento disso. O ambiente de trabalho torna-se, então, um imenso e desafiador campo missionário bem perto da gente.

Mais do ME
IECLB disponibiliza conteúdos sobre povos indígenas

IECLB disponibiliza conteúdos sobre povos indígenas

No portal Luteranos, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, encontramos diversos materiais relacionados à fé, teologia e confissões, bem como as notícias de tudo o que é promovido pela instituição. No mês de Abril…

ler mais

FATEV sedia FaithTech Curitiba

Na última segunda-feira aconteceu a primeira edição do FaithTech promovido em parceria com a FATEV. O evento reuniu mais de 70 pessoas e foi transmitido ao vivo pelo canal da FATEV e do Pão Diário Universitários no Youtube…

IECLB disponibiliza conteúdos sobre povos indígenas

No portal Luteranos, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, encontramos diversos materiais relacionados à fé, teologia e confissões, bem como as notícias de tudo o que é promovido pela instituição. No mês de Abril…

Novo CMA é eleito pelos estudantes

Os estudantes da FATEV estão com uma nova representatividade. No dia 03 de março de 2023, foi realizada a eleição da nova diretoria do Centro de Mobilização Acadêmica, o CMA, junto ao culto da FATEV. Os nomes eleitos são os seguintes…

O protagonismo feminino na Bíblia

Por vezes, a Bíblia e a fé cristã são duramente criticadas e acusadas de machismo e de colocar o papel feminino como algo secundário, de menor valor em relação ao homem. Entretanto, um olhar atento e com profundidade verá…

Christian Britto é o novo diretor da FATEV

É com muita gratidão e alegria que anunciamos uma importante transição que está acontecendo na direção da FATEV. Depois de 4 anos à frente da Instituição, Renato Raasch está se desligando da função e passa o bastão para Christian de Britto.

Avivamento e reescrita da Bíblia são temas da Semana Acadêmica

Passado o recesso de Carnaval, a FATEV promove mais uma Semana Acadêmica para os estudantes da graduação em teologia. Neste ano, os professores da casa estarão abordando as diferentes áreas da teologia, conforme a temática principal escolhida TRILHOS TEOLÓGICOS…

Início das aulas da Graduação

As turmas do segundo e do terceiro ano começaram com o módulo de “Pressupostos Exegéticos” com o lendário professor Martin Weingaertner. Já a turma do quarto ano possui o sistema de disciplinas, sendo cada dia da semana uma matéria diferente até o final do semestre. Confira as aulas desse semestre:

Detlev Schulz conduz seminário sobre missão

De 14 a 18 de novembro a FATEV promoveu um seminário com o americano Detlev Schulz, professor e coordenador do departamento de missão do Seminário Concórdia de Fort Wayne, Indiana. Detlev conduziu as temáticas com tradução simultânea do professor Martin Weingaertner. O Seminário ministrado está intitulado…

Vestibular Teologia 2023 – Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Teologia FATEV 2023. Os estudantes interessados em ingressar na nova turma de teologia da FATEV que inicia em 2023 podem fazer o Vestibular de forma online no dia 03 de dezembro. O curso de graduação foi estruturado de tal modo que pode ser concluído num período entre quatro…

FATEV promove capacitação para o ENADE

Nos dias 22 e 23 de agosto, a FATEV promoveu dois encontros de capacitação referente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O ENADE avalia o rendimento dos estudantes que estão em processo de conclusão do curso de graduação. O exame leva em conta os conteúdos programáticos previstos…

Fórum de Missionalidade Urbana – confira as atrações

O Fórum Internacional de Missionalidade Urbana promovido pela FATEV e Missão Zero em Curitiba já está com as presenças confirmadas, bem como as temáticas que serão trabalhadas em modelo de workshop. O evento vai acontecer nos dias 15 e 16 de outubro na busca de refletir sobre os desafios do…

Diretor Renato participa de Assembleia Sinodal em SC

No dia 06.08 aconteceu a Assembleia Sinodal do Sínodo Centro-Sul Catarinense de 2022. O encontro ocorreu em Rancho Queimado/SC e reuniu pessoas representando diversas frentes existentes dentro da IECLB. O diretor da FATEV, Renato Raasch, participou ainda na parte da manhã e fez uma breve e…

Novo CMA é eleito pelos estudantes

Novo CMA é eleito pelos estudantes

Os estudantes da FATEV estão com uma nova representatividade. No dia 03 de março de 2023, foi realizada a eleição da nova diretoria do Centro de Mobilização Acadêmica, o CMA, junto ao culto da FATEV. Os nomes eleitos são os seguintes…

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.