Uma espiritualidade saudável que dá sentido à vida

Em uma sociedade  hedonista e uma igreja muitas vezes triunfalistas onde a dor e o sofrimento são facilmente identificados com a ausência de espiritualidade urge a necessidade de se falar sobre o suicídio para que essa compreensão seja mudada e que mais pessoas se tornem sensíveis à dor e ao sofrimento ao seu redor. 

16
outubro, 2019

Por Comunicação ME

Este é um trecho do texto escrito na contracapa do livro “Quando a dor se torna insuportável”, obra escrita por uma equipe de psicólogos, psiquiatras, pastores e conselheiros que aborda a temática do suicídio sob uma perspectiva pastoral e ajuda o leitor a cuidar da dor de pessoas que já sofreram a perda de alguém de forma trágica. 

Organizador e um dos autores da obra, Carlos Catito Grzybowski é psicólogo em Curitiba/PR, terapeuta familiar, mestre em Psicologia da Infância e Adolescência e doutor em Linguística Aplicada. Ele é coordenador do EIRENE do Brasil, diretor do Instituto Phileo de Psicologia e membro pleno do Corpo de Psicólogos Cristãos.

Na noite do lançamento do livro, realizado no auditório da Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba, no dia 15 de outubro, Catito falou sobre a saúde da família e a preservação da vida, enfatizando que o problema do sofrimento humano não pode e não deve ser reduzido a diagnósticos simplificadores, porque acabam tendo uma função mais de “pseudocontrole” da realidade do paciente e especialmente dos técnicos que fazem o diagnóstico.

Na visão do palestrante, a conduta suicida resulta da disfunção de um sistema social e é expressa através de um elemento deste sistema – o indivíduo suicida. Um dos erros dos processos de cura e diagnóstico está em procurar a dor somente no indivíduo e não no conjunto  individuo-sistema no qual ele está inserido. O que há neste sistema que faz com que alguém sinta uma dor tão grande que o leve a não enxergar mais sentido em sua própria existência? Por que ele não oferece apoio para essa dor do indivíduo?

Pessoas que vivem em famílias com padrões abusivos têm pensamentos suicidas mais facilmente. Para essas pessoas, a única forma de acabar com esse padrão abusivo é tirando a sua própria vida. Sendo assim, é preciso identificar onde e em que momento as fronteiras e os limites foram rompidos e ajudá-las a aprender a dizer “não”, impondo, dessa forma, certos limites. Além disso, todos nós precisamos estar atentos a sinais de vitimização no outro e quebrar alguns destes padrões sociais. Dizer para o outro que ele está assumindo uma posição de vítima pode trazer esperança. 

De acordo com o autor, o fator preventivo mais forte para impedir que alguém entre em uma conduta suicida é a espiritualidade saudável, aquela que realmente dá sentido para a existência e que está além de meras práticas religiosas. Afinal, a vida vem ao encontro do ser humano todos os dias de forma natural e todos podem recebê-la com pesar ou com sentimento de gratidão. É importante saber que no mundo haverá aflições, mas, acima de tudo, há alguém alheio a todas essas coisas e que nos quer incondicionalmente: o Senhor da vida. Ele é o único que pode dar sentido à existência humana. 

Para adquirir o livro acesse editorasinodal.com.br

Mais do ME

Vestibular Teologia 2022

Vestibular Teologia 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular da FATEV do curso de teologia presencial para o ano de 2022. É um bacharelado em teologia com ênfase em missão urbana e reconhecido pelo MEC. O curso foi estruturado de tal modo que pode ser concluído num período entre quatro a quatro anos e meio….

ler mais

Nova gestão da CPA é escolhida

A Comissão Própria de Avaliação é um dos grupos de grande importância para a instituição. Em reunião realizada dia 07/10/20201, às 9h30, no formato online, a Comissão Própria de Avaliação deliberou os seguintes temas: 1) Eleição para os cargos da nova gestão da CPA. 2) Elaboração de…

Vestibular Teologia 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular da FATEV do curso de teologia presencial para o ano de 2022. É um bacharelado em teologia com ênfase em missão urbana e reconhecido pelo MEC. O curso foi estruturado de tal modo que pode ser concluído num período entre quatro a quatro anos e meio….

Como os cristãos devem interpretar o Antigo Testamento

Conforme Lutero, houve duas pregações públicas de Deus, a primeira encontra-se no Livro do Êxodo, no capítulo 20; a segunda está no relato de Atos 2, na proclamação dos discípulos. A primeira é a lei de Deus, que está voltada para a nossa atuação, ela consiste em exigir…

FATEV participa de reunião em preparação para o EaD

A Direção da FATEV e a Coordenação do projeto EaD da instituição participaram de reunião com os consultores do Grupo Conquer na manhã do dia 13 de agosto de 2021. Na pauta de diálogo, detectaram-se e alinharam-se processos de decisão necessários para as próximas…

O Cristão e as Olimpíadas

Sem dúvida assistiremos a um dos maiores eventos esportivos do nosso tempo, as Olimpíadas realizadas em Tokyo, no Japão. Ali estarão presentes os melhores atletas do mundo contemporâneo, homens e mulheres que dedicam toda a sua vida ao esporte. Ao assistir à cerimônia de abertura dos Jogos…

O problema do raciocínio em esferas

Segundo o teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer (1906-1945), a ideia grega de que a realidade é separada entre uma esfera espiritual e outra terrena influenciou o cristianismo de tal maneira que gerou o que ele chamou de ‘raciocínio em duas esferas’. Para ele, esta forma de pensar…

FATEV firma parceria para o EaD

As mais de três décadas de contribuição teológica da FATEV querem chegar ao universo da educação a distância, renovando e expandindo a vocação da escola.

Eu sou o melhor!

Cristiano Ronaldo é um dos grandes craques do futebol mundial. Vencedor de 5 bolas de ouro e 5 Champions League, o jogador de 36 anos ainda desperta o interesse dos principais clubes de futebol do planeta. O português ainda é um fenômeno nas redes sociais, sendo…

O bom samaritano e a sociedade

De acordo com a Palavra de Deus devemos amar nosso próximo e isto implica em acolhê-lo em suas necessidades. Isto foi claramente exemplificado por Jesus em uma de suas parábolas, a do bom samaritano (Lc 10:25-37). Nela Jesus explica que um homem descia…

De onde você tira o tempo?

15s de Stories, 1 min no Reels, um Clickbait, três linhas de uma manchete sensacionalista… Vivendo a vida em pedaços editados de uma realidade mentirosa! Um mundo que prega liberdade, mas te obriga a esconder quem você realmente é…

As grandes áreas da sociedade

Em 1975, Loren Cunningham, fundador da organização cristã Jovens Com Uma Missão (JOCUM), estava orando a Deus sobre o que deveria ser feito para que as nações pudessem conhecer a Deus. Na ocasião, ele recebeu uma lista com os seguintes nomes…

Até quando, Senhor?

Provavelmente, você já parou para se perguntar: “essa pandemia vai durar quanto tempo, Senhor?”, “o que ainda precisa e vai acontecer?”, “o que mais eu posso fazer para diminuir os impactos de tudo isto?”. São indagações recorrentes…

Como os cristãos devem interpretar o Antigo Testamento

Como os cristãos devem interpretar o Antigo Testamento

Conforme Lutero, houve duas pregações públicas de Deus, a primeira encontra-se no Livro do Êxodo, no capítulo 20; a segunda está no relato de Atos 2, na proclamação dos discípulos. A primeira é a lei de Deus, que está voltada para a nossa atuação, ela consiste em exigir…

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.