Uma espiritualidade saudável que dá sentido à vida

Em uma sociedade  hedonista e uma igreja muitas vezes triunfalistas onde a dor e o sofrimento são facilmente identificados com a ausência de espiritualidade urge a necessidade de se falar sobre o suicídio para que essa compreensão seja mudada e que mais pessoas se tornem sensíveis à dor e ao sofrimento ao seu redor. 

16
outubro, 2019

Por Comunicação ME

Este é um trecho do texto escrito na contracapa do livro “Quando a dor se torna insuportável”, obra escrita por uma equipe de psicólogos, psiquiatras, pastores e conselheiros que aborda a temática do suicídio sob uma perspectiva pastoral e ajuda o leitor a cuidar da dor de pessoas que já sofreram a perda de alguém de forma trágica. 

Organizador e um dos autores da obra, Carlos Catito Grzybowski é psicólogo em Curitiba/PR, terapeuta familiar, mestre em Psicologia da Infância e Adolescência e doutor em Linguística Aplicada. Ele é coordenador do EIRENE do Brasil, diretor do Instituto Phileo de Psicologia e membro pleno do Corpo de Psicólogos Cristãos.

Na noite do lançamento do livro, realizado no auditório da Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba, no dia 15 de outubro, Catito falou sobre a saúde da família e a preservação da vida, enfatizando que o problema do sofrimento humano não pode e não deve ser reduzido a diagnósticos simplificadores, porque acabam tendo uma função mais de “pseudocontrole” da realidade do paciente e especialmente dos técnicos que fazem o diagnóstico.

Na visão do palestrante, a conduta suicida resulta da disfunção de um sistema social e é expressa através de um elemento deste sistema – o indivíduo suicida. Um dos erros dos processos de cura e diagnóstico está em procurar a dor somente no indivíduo e não no conjunto  individuo-sistema no qual ele está inserido. O que há neste sistema que faz com que alguém sinta uma dor tão grande que o leve a não enxergar mais sentido em sua própria existência? Por que ele não oferece apoio para essa dor do indivíduo?

Pessoas que vivem em famílias com padrões abusivos têm pensamentos suicidas mais facilmente. Para essas pessoas, a única forma de acabar com esse padrão abusivo é tirando a sua própria vida. Sendo assim, é preciso identificar onde e em que momento as fronteiras e os limites foram rompidos e ajudá-las a aprender a dizer “não”, impondo, dessa forma, certos limites. Além disso, todos nós precisamos estar atentos a sinais de vitimização no outro e quebrar alguns destes padrões sociais. Dizer para o outro que ele está assumindo uma posição de vítima pode trazer esperança. 

De acordo com o autor, o fator preventivo mais forte para impedir que alguém entre em uma conduta suicida é a espiritualidade saudável, aquela que realmente dá sentido para a existência e que está além de meras práticas religiosas. Afinal, a vida vem ao encontro do ser humano todos os dias de forma natural e todos podem recebê-la com pesar ou com sentimento de gratidão. É importante saber que no mundo haverá aflições, mas, acima de tudo, há alguém alheio a todas essas coisas e que nos quer incondicionalmente: o Senhor da vida. Ele é o único que pode dar sentido à existência humana. 

Para adquirir o livro acesse editorasinodal.com.br

Mais do ME

Fórum de Missionalidade Urbana – confira as atrações

Fórum de Missionalidade Urbana – confira as atrações

O Fórum Internacional de Missionalidade Urbana promovido pela FATEV e Missão Zero em Curitiba já está com as presenças confirmadas, bem como as temáticas que serão trabalhadas em modelo de workshop. O evento vai acontecer nos dias 15 e 16 de outubro na busca de refletir sobre os desafios do…

ler mais

FATEV promove capacitação para o ENADE

Nos dias 22 e 23 de agosto, a FATEV promoveu dois encontros de capacitação referente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O ENADE avalia o rendimento dos estudantes que estão em processo de conclusão do curso de graduação. O exame leva em conta os conteúdos programáticos previstos…

Fórum de Missionalidade Urbana – confira as atrações

O Fórum Internacional de Missionalidade Urbana promovido pela FATEV e Missão Zero em Curitiba já está com as presenças confirmadas, bem como as temáticas que serão trabalhadas em modelo de workshop. O evento vai acontecer nos dias 15 e 16 de outubro na busca de refletir sobre os desafios do…

Diretor Renato participa de Assembleia Sinodal em SC

No dia 06.08 aconteceu a Assembleia Sinodal do Sínodo Centro-Sul Catarinense de 2022. O encontro ocorreu em Rancho Queimado/SC e reuniu pessoas representando diversas frentes existentes dentro da IECLB. O diretor da FATEV, Renato Raasch, participou ainda na parte da manhã e fez uma breve e…

Goheen é uma das atrações do Fórum de Missionalidade Urbana

O Fórum Internacional de Missionalidade Urbana promovido pela FATEV e Missão Zero em Curitiba já está com as primeiras presenças confirmadas. O evento que vai acontecer nos dias 15 e 16 de outubro na busca de refletir sobre os desafios do contexto urbano para a missão da Igreja. Michael Goheen…

FATEV lança podcast Viva a Missão

Na noite de ontem, 09.05, a FATEV lançou oficialmente seu novo Podcast intitulado VIVA A MISSÃO. O lançamento ocorreu nos próprios corredores da que dão acesso às salas de aula da faculdade. Christian de Britto e Gabriel Hertz falaram um pouco sobre as gravações e os sonhos para o futuro também…

Estudantes participam de Seminário da IECLB

Nos dias 30.04 e 01.05 os alunos da FATEV e da FLT participaram do Seminário com estudantes de Teologia da IECLB, conduzido pela Secretaria de Formação referente ao Programa de Acompanhamento a Estudantes da IECLB. O seminário aconteceu na Pousada Betânia em Curitiba e foi um tempo precioso…

Adriano Cunha é o novo presidente do CMA

Na última sexta-feira, dia 1º de abril, foi realizada a eleição da nova diretoria do Centro de Mobilização Acadêmica, o CMA, junto ao culto da FATEV. Os nomes eleitos são os seguintes: Adriano Medeiros da Cunha – presidente, Maria Eduarda Kiekow – vice-presidenta, Josua Toloza – tesoureiro, Mara…

EaD FATEV é apresentado na Assembleia do ME

No sábado, dia 26.03, aconteceu a explanação sobre os encaminhamentos referente ao EaD da FATEV durante a Assembleia do Movimento Encontrão. O coordenador Edson Munck Jr. explicou acerca do que vem sendo feito ainda referente às documentações exigidas pelo…

Trabalhos aprovados da graduação

Nas últimas semanas a FATEV realizou cinco bancas de apresentação de TCC referente ao segundo semestre de 2021 do curso de graduação em teologia. As bancas aconteceram de modo online, o que permitiu a participação de alunos, professores e amigos dos mais diversos locais. Confira a lista…

O batismo luterano garante a salvação?

John Aamot é um estimado pastor e evangelista americano que veio fazer missão no Brasil no século XX, tendo grande envolvimento com o meio luterano. Os frutos do seu ministério são visíveis até os dias de hoje, sendo um deles a sua atuação de discipulado e pequenos grupos no sul do país, que deu origem àquilo…

Funcionamento da Biblioteca

A Biblioteca da FATEV possui um vasto número de materiais que são um grande suporte aos estudantes no processo de aprendizado dos cursos de teologia e de pós-graduação. Atualmente são contabilizados mais de 18.000 títulos das mais variadas áreas de conhecimento…

Vestibular Agendado – Últimas Semanas

Ainda é possível fazer o Vestibular Agendado para ingressar na nova turma de Teologia de 2022 da FATEV. Entretanto, vale ressaltar que estamos chegando nos últimos dias! As aulas iniciam dia 14 de fevereiro, com a Semana Acadêmica conduzida pelo diretor Renato Raasch. É claro que até o momento…

Diretor Renato participa de Assembleia Sinodal em SC

Diretor Renato participa de Assembleia Sinodal em SC

No dia 06.08 aconteceu a Assembleia Sinodal do Sínodo Centro-Sul Catarinense de 2022. O encontro ocorreu em Rancho Queimado/SC e reuniu pessoas representando diversas frentes existentes dentro da IECLB. O diretor da FATEV, Renato Raasch, participou ainda na parte da manhã e fez uma breve e…

ler mais

#VEMserFATEV

A nossa missão é capacitar homens e mulheres para o serviço da Igreja de Jesus Cristo no Mundo.

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.